terça-feira, 13 de novembro de 2012

ENTENDA O SISTEMA


O processo mais importante da justiça brasileira está chegando ao seu final, e muitas pessoas que achavam que tudo ia acabar em pizza, já estão de opinião modificada. O processo chama a atenção, não por ser um processo somente, mas por se tratar de uma história de impunidade que já havia tomado conta da consciência geral do brasileiro. Ninguém em são consciência diria que José Dirceu pudesse ser preso em presídio de segurança máxima, como parece que vai acontecer, depois de ter sido condenado a 10 anos e 10 meses de reclusão, por formação de quadrilha e corrupção passiva. Afirmam os senhores ministros, que o condenaram, que ele merecia pena mais forte por conta de ter utilizado o gabinete da ante-sala do presidente da república, para comprar votos de apoio dos parlamentares às ações de interesse do governo federal no congresso.
Não vamos tripudiar sobre o vencido, no caso o José Dirceu, que é dono de uma história importante na política brasileira, além de ser o grande mentor intelectual da ascensão do PT ao governo do Brasil, o que resultou em um formato melhor de governabilidade, onde a transparência é maior e os poderes mais legítimos do que nos tempos dos governos nomeados. Todo mundo sabia, inclusive o Zé Dirceu, que governar no Brasil significa ter que transigir, e  aturar Sarney, Collor, Temer, e muitas outras dificuldades. Sabiam que teriam que “pagar pau” para conseguirem avançar na luta democrática. Sabiam que nas cidades e nos estados é tudo a mesma coisa, com vereadores e deputados recebendo propinas para não serem oposição, com raras exceções. Um absurdo a gente ver que vereadores e deputados que são eleitos para serem independentes, e praticarem o controle externo do poder executivo, se comprometam tanto com o este poder em troca de benesses, que vão resultar em novos votos no próximo pleito.
O poder é isso mesmo, mas eles não contavam com o Joaquim Barbosa, aquele afro-descendente que está se transformando em um novo marco da moralidade pública brasileira.  Precisava mesmo de um negro, pobre, e inteligente, tal qual aconteceu com o Lula, um nordestino, pobre e inteligente pra se tentar tirar o Brasil das mãos dos históricos detentores do “podre poder” que o Caetano registrava anos atrás. A gente sabia que para o Lula governar ele teria que transigir em pontos importantes, e o risco era inerente ao exercício do cargo. Não se admirem se o Lula for também sacrificado um dia desses. Ou ele convivia com a safadeza histórica, ou não governava o país.
A Dilma, parece que não está “pagando pau” com dinheiro do BMG, mas está loteando o seu governo com nomeações de ministros desonestos, indicados pelos partidos da base, e os escândalos ocorrem.
O Zé Dirceu foi preso em 64 por lutar pela democracia no Brasil e posicionar-se contra o poder. Agora pode estar sendo de novo preso por ter feito o jogo do próprio poder.
Uma vez foi preso por estar contra o poder e agora vai preso por estar dentro do poder. Não dá pra aceitar que o Caetano estava certo? Claro, isso é o que se chama de “podre poder”. A seguir o rumo que se desenha agora, muitos bandidos e ladrões, porventura alojados no poder terão o mesmo destino dos réus do “mensalão”, e aqueles que acham confortável pagar propina para governar, irão pro mesmo caminho, e o Brasil será uma nação de respeito como já foi tempos atrás.
Se o “mensalão” ocorresse no Japão, por certo o Zé Dirceu cometeria o suicídio. Tudo por ser parte do “sistema”.

Nenhum comentário: