domingo, 30 de dezembro de 2012

ELEIÇÃO DE PRESIDENTE DE CÂMARA


Quanto vale o voto de um vereador na eleição de um presidente da câmara no Brasil em pleno século XXI?
A eleição do presidente da câmara de vereadores, nesta fase da vida política nacional, interessam basicamente a duas pessoas: O prefeito e o próprio presidente da câmara que em conjunto ou em alguns casos, em “conluio” decidem a pauta e orientam as votações que lhes interessam.
O presidente é quem autoriza as despesas, as viagens de carros, o abastecimento de veículos, as contratações de serviços a serem prestados à edilidade, o que poderá favorecer ou prejudicar a alguns vereadores, dependendo da fidelidade. Numa cidade de porte mediano o orçamento das câmaras podem atingir a 5% do orçamento anual, o que, por exemplo, em Caraguatatuba pode atingir a 20 milhões de reais em um ano. Se o presidente for sério, o dinheiro poderá ser bem utilizado, mas se não for sério e competente o dinheiro poderá virar um monte de notas frias, e desvios que  os Tribunais de Contas nem sempre conseguem constatar.
A votação do presidente é geralmente, conduzida pelo prefeito que sempre buscará eleger alguém de sua confiança que irá obedecer aos interesses do poder executivo, que de órgão a ser fiscalizado pelos vereadores passa a subordiná-los através os favorecimentos com obras e empregos, em algumas vezes até com dinheiro, o chamado “mensalão”.
O critério de escolha do presidente passa pelo voto direto dos vereadores, mas a escolha quase nunca ocorre de maneira espontânea.  O presidente é quase sempre “plantado” pelo prefeito ou através da simples promessa de empregos e favores, ou muitas vezes pelo pagamento de certo valor pelo voto.
Um voto para presidente pode custar de 10 a 50 mil reais, se o mercado estiver normal.  Se houver um voto muito difícil, poderá custar um pouco mais ou até muito mais.
Quem vai pagar essa conta é sempre o próprio povo que vota no vereador que não vai ser vereador é nada, mas sim um serviçal da Côrte.
Se o povo resolver frequentar as câmaras e olhar de perto o comportamento de seus representantes, por certo isso pode mudar. Fora isso, é pagar pra sofrer.

Nenhum comentário: