domingo, 31 de agosto de 2014

O BARBEIRO FICOU VERMELHO

Um freguês entrou no salão do barbeiro para dar um trato no cabelo, e ao sentar foi provocado em tom de brincadeira pelo barbeiro que adora brincar com todos os clientes. O barbeiro fez um verso rimado: "Você que é gente minha, vota no Coisinha", e apresentou um panfleto de certo candidato a deputado estadual. O cliente levantou-se, amassou o "santinho" do tal Coisinha, jogou no lixo e respondeu: "Você que é um cara bão, vê se não apoia ladrão". Levantou-se foi embora e até esqueceu os óculos de sol na bancada. É fato.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

OBRIGADO MASSAGUAÇU

Hoje estive numa reunião política em uma residência que prefiro não identificar para evitar represálias, e aquelas pessoas ali presentes mostraram uma enorme preocupação com o coletivo nacional. Ninguém pediu emprego, nem dinheiro para participar da nossa campanha e a conversa versou sobre os grandes problemas nacionais, regionais e da cidade. Foi uma verdadeira troca de conhecimentos e nós saímos dali enxergando melhor do que antes. Quando me dispus ser candidato a  deputado, eu queria na realidade era entrar nos debates e discutir os problemas que afligem o povo. O ensino público, a saúde e a segurança são as principais preocupações verificadas nessas reuniões. Foi muito proveitoso o nosso encontro. Obrigado Massaguaçu.

CÂMARA FEDERAL PODE APROVAR LEI QUE ACELERA OS PROCESSOS DE IMPROBIDADE

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6808/13, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), que acelera o julgamento das ações de improbidade administrativa.
O texto garante prioridade na tramitação dos processos, inclusive no cumprimento de diligências e mandados. “Priorizar o julgamento dessas ações é priorizar o interesse coletivo em detrimento do privado, pois essas ações protegem o patrimônio público e a moralidade administrativa”, afirmou Praciano.
O deputado acredita que a prioridade dará aos tribunais meios de organizarem a atividade judicial. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o do Ministério Público (CNMP) lançaram campanha em 2013 para acelerar a análise e julgamento das ações de improbidade. De acordo com Praciano, o esforço concentrado do Judiciário não é suficiente para dar uma resposta célere à sociedade no combate à corrupção.
A proposta determina que o Ministério Público poderá assumir a ação em caso de desistência do autor. Atualmente, a lei de crimes de improbidade administrativa (8.429/92) não permite essa ação. O deputado espera que as irregularidades não deixem de ser julgadas pela desistência, “motivada por interesses diversos, inclusive escusos”.
Fase preliminar
O projeto também extingue a fase preliminar nesse tipo de ação, revogando a possibilidade de o suspeito apresentar, em 15 dias, defesa com justificativa por escrito; e também excluindo a possibilidade de o juiz rejeitar a ação, 30 dias após a manifestação do suspeito, se estiver convencido de não existir improbidade ou se a ação for inadequada.
O agravo de instrumento, recurso usado contra decisão judicial no curso do processo e dirigido a instância superior para ser julgado imediatamente, não poderá ser solicitado em relação ao pedido inicial da ação. De acordo com Praciano, esse recurso só tem sentido na fase preliminar, e não durante o andamento do processo, e pode servir apenas para alongar os julgamentos.
Ele argumenta que, embora a fase preliminar das ações de improbidade administrativa tenha como finalidade evitar um processo temerário e litigância de má-fé que envolva pessoas vinculadas à administração pública, a lei já exige a apresentação de documentos comprobatórios mínimos e existem penalidades estabelecidas para aqueles que entram com ação de má-fé. “Esta fase preliminar é um excesso de zelo com os possíveis demandados em detrimento do interesse público”, destaca o deputado.
O projeto amplia ainda o prazo para propor ação de improbidade administrativa de cinco para dez anos após o fim do mandato, cargo em comissão ou função. Para Praciano, a ampliação da prescrição é necessária para que um maior número de fatos possa ser avaliado pelo Judiciário.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

NOTA NOSSA: A intenção é louvável porque os políticos ou agentes públicos que praticarem atos de improbidade no exercício do poder, terão seus julgamentos tramitados com prioridade na justiça. Ou seja, eles serão condenados mais rapidamente. O Brasil tem que se livrar dos corruptos se não país vai sucumbir. Quem recebe propina no poder público é tão bandido quanto os ladrões de rua e causam males bem mais graves à sociedade.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

CONVERSA DE UM EX-VEREADOR

Não vota no João Lúcio porque ele pode prejudicar todo o esquema. Que esquema será esse?

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PARECE QUE A VACA FOI PRO BREJO

Marina 29%, Dilma com 34% e Aécio com 19%. A Dilma está em risco iminente.
Pesquisa é ramo da matemática e, portanto, ciência exata.
Em São Paulo o Geraldo teve uma pequena queda e o Skaf cresceu. Geraldo ainda ganharia no primeiro turno, mas ainda falta tempo para a eleição e o quadro pode se complicar se houver segundo turno.

VEREADOR TIPO SALADA DE FRUTAS

O Baduquinha vereador simpático e bom de voto, tinha prometido trabalhar por um deputado federal do seu partido o PDT, embora fosse defender a candidatura a estadual de outro candidato. Hoje fui a um bairro da cidade de Caraguá e em contato com um eleitor muito importante na sua região, ouvi a insatisfação: "Vou te ajudar e até já falei com o Baduquinha que vou trabalhar para o candidato a federal que ele indicou e para estadual vou com você."
Só que o candidato a federal apoiado pelo Baduca não é do PDT, mas do PSD. O estadual é o filho do prefeito. Depois o eleitor intra em parafuso porque não entende um vereador do PDT que tem um federal forte o Major Olímpio, pede voto para o PSDB e PSD. É coisa de deixar o povo louco. Na hora da eleição municipal vêm os problemas porque o partido fica bravo e pode até negar legenda ao vereador POR INFIDELIDADE. O Baduca é boa gente, mas tem esses vacilos que quase lhe trouxeram problemas antes.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

UMA ADMINISTRAÇÃO BAGUNÇADA

Caraguá é assim um exemplo de administração pública, velha, arcaica, quadrada e chata. Eu tinha comprado um imóvel e fui até a prefeitura para transferir o IPTU para o meu nome. Fui ao balcão do cadastro imobiliário. Pediram-me os documentos e eu apresentei uma certidão do cartório de imóveis, e o meu documento pessoal. Pediram-me que saísse do prédio e fosse a uma rua próxima, fazer xerox dos documentos. Andei cerca de duzentos metros fiz a cópias e voltei ao balcão. Preenchi um requerimento e me mandaram pagar a taxa de cerca de dez reais. Fui ao banco dentro do prédio da prefeitura recolhi o valor e voltei ao balcão. Fui informado que deveria dirigir-me ao balcão do protocolo. Entreguei o documento e recebi uma via de volta com o protocolo. Ora, se o interesse é do município em receber o tributo, seria correto que a cópia fosse feita pela prefeitura, não lá fora e paga. Se o documento vai pro setor do cadastro imobiliário porque dirigir-me ao balcão de protocolo geral?
Pagar para transferir é um absurdo, e fazer xerox lá na rua é outra falta de respeito ao cidadão que foi lá para regularizar uma situação de interesse da prefeitura. Quem sabe se um convênio com o cartório de imóveis não poderia suprimir toda essa antiquada burocracia? Modernidade está longe dessa coisa velha que é a prefeitura de Caraguá. Vejam o cadastro de dívida ativa que em todas as cidades já está na internet. Aqui, está em algum fichário do tempo do onça. Oh administração fraca essa de Caraguá!

ENTRE NA CAMPANHA DO ANTI-ESBANJAMENTO

Nesta semana recebi algumas solicitações de colocação de placas em residências e quero tornar público o meu agradecimento ao Dr. Garro, o Dr. Olegário, o João Garrincha, D. Dirce, Beto da Martin de Sá, a Marlene do casa Branca, o Henrique Nardi do Olaria, o Carlos do Portal do Patrimônio,O professor Julio do Massaguaçu, a Andreia do Massaguaçu, o Eduardo Campos, o Vereador Sampaio de Ilhabela e o Fidelis. Já atendi a quase todos, e os outros que solicitaram serão atendidos ainda nesta semana. Estão chegando novas placas e quem desejar colocá-las de livre e espontânea vontade, é só solicitar que nós providenciaremos. Há placas grandes com dois por um metro e outras menores que são dependuradas nos postes de luz. Só colocamos se a pessoa solicitar porque não queremos fazer propaganda enganosa. O meu santinho com as ideias escritas no verso está disponível e quem desejar e só pedir que nós faremos chegar o material. Só interessa ajuda se for de bom grado. Não estamos contratando pessoas remuneradas porque faremos a nossa campanha por outras formas de comunicação mais eficientes e menos dispendiosas. Quem gasta absurdo, certamente vai buscar de volta o seu dinheiro e nós não queremos nenhuma dúvida sobre a nossa proposta.
Há também adesivos de carro, tanto dos pequenos como dos grandes. É a campanha que desafia a lógica, e que deseja despertar a ideia de militância que sempre fez parte do espetáculo eleitoral brasileiro.
Estamos também filiando gente boa que queiram ser candidatos a vereadores na próxima. Tudo na base da confiança e respeito.

CUIDA BEM DO SEU VOTO

Os prefeitos de São Sebastião e de Caraguatatuba, colocaram seus filhos como candidatos a deputados estaduais, e o mais curioso de tudo isso, é que os dois pais estão inelegíveis por condenações da justiça, pela prática de atos de improbidade ou de abuso econômico em eleições. Ambos pertencem a partidos políticos diferentes, o de Caraguá é do PSDB o mesmo governo de São Paulo que vem sendo acusado de corrupção na compra de trens do metrô, e o de São Sebastião é o PSC. Se são homens de partido, porque os filhos e não os membros mais antigos de cada partido para serem os candidatos? Será que esses partidos não têm ninguém que não sejam os próprios herdeiros?
A verdade é outra, o de Caraguá quando deixou o cargo em 2004 indicou o Aguilar para sucedê-lo e não conseguiu continuar controlando a prefeitura. O Aguilar resolveu fazer carreira solo e isso desagrada aos donos das cadeiras. Por isso, o vice foi o filho na duas eleições seguidas e agora o deputado terá que ser o filho antes que alguém lance mão do trono. A preocupação deles é o monte de dinheiro que eles administram. Em Caraguá 450 milhões por ano e São Sebastião quase 600. Onde uma pessoa sem instrução e sem preparo iria conseguir tanto dinheiro para administrar? Será que uma grande empresa daria a eles o cargo de diretor? O dinheiro é o problema desse povo que está entocado nos gabinetes públicos. A quantidade de carros com adesivos dos filhos mostra que não vão pra luta pra perder e que tentarão a todo custo conseguir os votos que vão perpetuando as famílias no poder. Eu entrei na eleição sabendo de tudo isso, e portanto, não me incomoda, porque sei que muitas pessoas estão olhando o comportamento deles e vão ter cuidado na hora de votar. Na urna a privacidade não será invadida e a consciência poderá manifestar-se sem medo. Entrei na disputa, mas não vou entrar na loucura dos gastos exacerbados, porque não sei tirar de volta o dinheiro da campanha, e eu seria muito idiota se gastasse o meu patrimônio em busca de cargo eletivo. Se for eleito, claro, com os votos sérios, que também existem, vou viver exclusivamente do salário de deputado que já é bem polpudo. Quero entrar para combater a corrupção, a mesma corrupção que já condenou vários prefeitos da nossa região e que, certamente, ainda vai condenar muita gente. A loucura pelo poder só pode estar ligada ao volume de dinheiro que é gerido pelos políticos, que ainda que inocentemente, admita-se que não roubem, há que se imaginar a possibilidade de negociatas favorecendo amigos e parentes.
Não melhoraram a saúde, nem a educação, nem a segurança, nem a felicidade do povo, mas é comum que políticos tenham ficado ricos, muito mais ricos do eram quando entraram no "negócio". Política pra eles, política é apenas um bom negócio e pra nós não. A política deve ser vista como o meio pelo qual se realizam as necessidades das pessoas que pagam impostos e querem serviços públicos melhores. Pagar escola particular é caro, seguro para proteger os bens é caro, plano de saúde é caro, e o dinheiro dos impostos que deveria custear tudo isso, onde está?
Por isso eleitor, lembra que o título de eleitor é seu, o voto é problema seu e a responsabilidade também é sua. Não vale é reclamar depois do erro consumado.
João Lúcio Teixeira- Deputado Estadual- 90190- PROS

sábado, 23 de agosto de 2014

PODE COPIAR GUARDAR E COBRAR DEPOIS

Se acontecer de o povo achar interessante eleger-me deputado estadual, o meu primeiro ato será a criação da Central de Combate à Corrupção que vai contar com a ajuda de duas grandes emissoras da capital. Vou manter uma assessoria especializada em documentar e encaminhar provas às autoridades para atender a qualquer população de cidades do estado que desejem punir seus corruptos. Sabe porquê? Eu também ando de saco cheio com essa maldita corrupção.
O meu segundo ato será apresentar um projeto de lei criando em todo o estado a obrigação de as cidades manterem serviço veterinário público municipal, com veterinários concursados, não para matarem os bichos com injeções letais, mas para cuidar dos animais domésticos, e controlar a população de bichos. Quem ama protege.

ROUBARAM A MINHA PLACA DE CAMPANHA ELEITORAL

Um amigo procurou-me e pediu que eu colocasse uma placa de campanha em um terreno de sua propriedade no bairro Massaguaçu, bem de frente pra estrada, Fui lá todo contente e nós fizemos dois buracos no chão, nós mesmos, pusemos dois eucaliptos e pregamos a placa. Tinha ficado bonita. Tiramos a foto e fomos embora felizes e contentes. Dois dias depois ela não estava mais lá. Roubara a placa e os eucaliptos. Claro que estamos coletando documentos para encaminharmos à polícia e ao juiz eleitoral porque isso é crime e os autores só podem estar ligados a algum outro candidato que não quer que façamos campanha no bairro Massaguaçu. A internet é um instrumento muito importante e quem souber onde está a placa ou quem possa ter feito isso, pode nos ajudar porque se não, a bandidagem vai impedir que os candidatos que não são parte de quadrilha sejam eleitos. O Massaguaçu com seus mais de dez mil habitantes, somados aos bairros contíguos, não pode ficar como as favelas do rio em que só entra quem a bandidagem autoriza.

O TINGA ESTÁ PERIGOSO DE NOVO

Há algum tempo que o bairro do Tinga em Caraguatatuba vinha sendo considerado um bairro mais tranquilo, se comparado com a sua história de violência de outras épocas. Entretanto, noas últimos meses uma série de agressões com arma de fogo vem tirando o sossego da região. Vários assassinato e tentativas foram verificadas. Inclui-se o que ocorreu com o M A, genro de um político da cidade, que foi atingido há cerca de 20 dias por dois tiros um no braço e outro na região do tórax, correu para dentro da casa do sogro, foi seguido pelo agressor e só não foi morto porque escondeu-se mesmo ferido. Foi para o hospital sofreu cirurgia de grande porte, teve perda de parte o baço e está se recuperando. Depois disso mais mortes ocorreram na região.
A cidade de Caraguatatuba é a única de que se tem conhecimento que desativou o sistema de câmeras em vias públicas e a central de monitoramento das câmeras. As autoridades locais não têm uma política de combate ao crime e por isso, a cidade é considerada a mais violenta do estado.
São Sebastião era assim, e melhorou nos últimos anos, Diadema a mesma coisa, mas Caragua não sai do topo da lista porque não há interesse da parte dos seus governante que parecem acomodados na convivência com a criminalidade. Quando questionados respondem que o Brasil é assim mesmo e que o crime em Caraguá é bandido matando bandido. Isso é um absurdo porque são jovens que poderiam ter um bom futuro e se perdem por falta de atenção, orientação, profissionalização e oportunidade para trabalharem honestamente. Segurança pública é responsabilidade do governo do estado, mas o município pode contribuir com as políticas de segurança, até porque tem um conselho municipal de segurança que nunca se manifesta em Caraguá. Porque tanto silêncio?

O DESCONFORTO DA ZONA AZUL EM CARAGUATATUBA

O sistema de zona azul implantado na cidade é do tipo desconfortável que causa insatisfações ao usuário. Em São José dos Campos, cidade vizinha, há um sistema mais antigo e muito mais eficiente e confortável, que conta com maquinas instaladas nas esquinas, em que as pessoas colocam moeda, não precisam digitar absolutamente nada que a máquina libera um ticket com o tempo equivalente ao valor das moedas inseridas. O usuário coloca o ticket no painel do carro e está autorizado a estacionar. Em Caraguá o usuário precisa buscar um estabelecimento comercial autorizado, e são poucos, ditar o número da placa para o atendente digitá-lo, tudo sujeito a erro, e o tempo de permanência será autorizado. Neste sistema está a intervenção do ser humano que pode errar tanto da parte do usuário que pode errar na identificação da placa, como do digitador que pode errar na digitação. Disseram que esse sistema é mais moderno, mas não é nada disso. Ele é mais barato porque não foi preciso investir em máquinas. Dizem que há predações na máquinas, mas elas poderiam ser instaladas dentro dos estabelecimentos comerciais e protegidas à noite com o fechamento do estabelecimento. Tudo mostra que seguiram pelo caminho mais fácil e mais barato sem levar em conta os problemas que isso tem causado na cidade. Além do mais, a extensão em que fora implantada a zona azul é muito maior do que se poderia esperar. Proíbem o usuário de estacionar, sem pagar, em ruas que permanecem vazias o dia todo. Pena que o prefeito não tenha a sensibilidade de ver que errou e que precisa corrigir rapidamente essa falta de lógica cuja finalidade parece ser a de faturar mais dinheiro do que organizar o trânsito. Ainda bem que o tempo está passando rapidamente o prefeito está inelegível e certamente vai haver mudança radical nessa desumana forma de governar desse grupo que hoje aborrece o povo ao invés de fazer a felicidade dele. No mínimo o novo prefeito vai reduzir a zona azul ao mínimo necessário e colocar um sistema menos chato de desconfortável.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DERRUBAR PLACAS DE OUTROS CANDIDATOS

Violar propaganda eleitoral é crime e pode dar cadeia. Tem gente mexendo em placas dos outros. Numa dessas uma câmera flagra o pilantra e ele vai chorar na cela que é lugar quente.

DISSERAM À BOCA PEQUENA

Que um certo prefeito do litoral disse que aposta milhões que vai eleger seu filho deputado. Aposta que vai ser um dos mais votados.
Quem viver verá.

SERVIDOR PÚBLICO DEVE SER INTELIGENTE

Está claro que o jogo vai virar e o prefeito da cidade pode não ser mais do mesmo grupo político atualmente no poder. Fica na rua tirando placas do outros, forçando moradores do bairro  a votarem em corruptos e depois que o jogo virar vai querer ter cargo. Ai vem a desculpa: Eu só estava lá porque era obrigado. Cuidado pra não ir para o banco de reservas mais tarde. O servidor inteligente fica fora dessas coisas da chamada política.  Ai aquele papo: Eu sempre torci pra você ganhar a eleição, mas eu não podia me expor. Isso não vai colar mais.

O CARRO CARIMBADO

O cidadão encontrou-me no salão de barbeiro e depois de ficar meio avermelhado justificou: 'Eu fui obrigado a colocar aquele adesivo no meu carro, se não o meu irmão teria problemas. Meu voto é seu, não se preocupe.me disse que  irmão trabalha no "palácio" e foi assediado a conseguir pelo menos cinco carros para colocar o adesivo dos caras. Isso é o que se chama de assédio moral que a justiça do trabalho tem condenado em altas indenizações. Ninguém pode ser obrigado a colocar um adesivo de candidato em quem não vai votar. A menos que tenha sido apenas um desculpa do cidadão. O correto é dizer que não vai colocar e pronto. Fiquei em dúvida se acredito nessa desculpa. Tem gente que anda de vidro fechado com filme para não ser visto com certos adesivos no carro. Oh! viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiida. Oh! céus!...

PAPOS DE CAMPANHA

As principais preocupações das pessoas com quem eu converso pela rua, são sempre as mesmas, a mais comentada é a proibição de parcelamento de lotes de terreno que abrange a quase totalidade dos bairros de Caraguá. As pessoas de baixa renda querem às vezes dividir o terreno ao maio para construir duas casas independentes, mas a prefeitura de Caraguá não permite a regularização desse tipo de consórcio. As pessoas acabam dividindo os lotes e ai vem o primeiro problema, a SABESP não liga a água de não houver numeração atribuída pela prefeitura, e as famílias acabam dividindo a  conta, o que não é confortável. A cidade foca repleta de obras irregulares e a prefeitura sequer desenvolve políticas de regularização fundiária para dar legalidade a esses caso que são muitos. Outro problema é que não havendo possibilidade parcelar os lotes, os financiamentos da construção e do próprio terreno tornam-se inviáveis. Caraguá só pensa em prédios de apartamentos e casas populares. Aquelas pessoas que gostariam de comprar um terreno e construir a própria casa, não são beneficiadas pelas políticas públicas da cidade. Já passou da hora de se licenciarem loteamentos populares para que as pessoas comprem seus lotes e construam as suas casas sem precisarem de assumir financiamentos longos e cansativos..

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O RAUL SEIXAS DIZIA QUE NÃO QUERIA SER PREFEITO

O prefeito de Caraguá está cheio de processos e alguns com condenações já definidas;  O ex-prefeito de Caraguá está inelegível por ter tido as contas rejeitadas; O de São Sebastião está no cargo por força de liminar já que seu mandato foi cassado e está com recurso no tribunal; O de Taubaté está na corda bamba quase caindo por fraude na eleição; O de Ilhabela está com um pepino desse tamanho no caso do teatro que está construindo por lá; O ex prefeito de Ilhabela está inelegível e acaba de receber nova condenação; A de cruzeiro foi afastada por corrupção; o de Garatingetá complicado na justiça; O Carlinhos de São José com problemas de compra de material escolar superfaturado segundo a promotoria pública; O de Lorena foi afastado voltou pro cargo e hoje nem sei como está, mas está complicado; o de Potim morreu hoje assassinado na rua.
Será que o Raul Seixas tinha razão?

PREFEITO DE POTIM MORTO A TIROS EM PLENA PRAÇA CENTRAL

O ex-prefeito de Potim, Benito Tomaz (PMN), foi assassinado na manhã desta segunda-feira (18) no centro da cidade. Segundo a Polícia Civil, ele foi atingido por vários disparos e dois homens, de 26 e 29 anos, foram detidos por suposto envolvimento no crime.
De acordo com os policiais, o crime aconteceu por volta das 10h na Praça Miguel Correa dos Ouros, no centro da cidade. Testemunhas informaram que a vítima passava por uma rua perto da prefeitura e da casa de parentes, quando os suspeitos passaram de motocicleta e efetuaram cerca de 20 disparos. Segundo a Polícia Militar, pelo menos três deles atingiram o ex-prefeito.

Após os disparos, Tomaz foi socorrido por populares e encaminhado para a Santa Casa. Dois homens, apontados pela Polícia Civil como autores do crime, foram encontrados pelos policiais em Guaratinguetá. Eles chegaram a trocar tiros com a Polícia Militar e um deles ficou ferido depois de ser atingido de raspão no braço. A dupla foi detida e levada para Santa Casa de Guará.

"Estamos em diligência para esclarecer a motivação do crime e os dois responsáveis pelo homicídio estão presos. Os dois serão levados para a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Guaratinguetá", afirmou o delegado Francisco Sanini. Pela manhã, a perícia esteve no local da ocorrência.
A PM informou que os dois suspeitos eram considerados foragidos da Justiça. Um deles havia sido beneficiado pela saída temporária de Dia dos Pais no Presídio Edgar Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé. A motocicleta encontrada com a dupla havia sido roubada e foi apreendida pelos policiais.
A prefeitura foi procurada sobre o caso na manhã desta segunda-feira, mas nenhum representante foi encontrado até a publicação desta reportagem.

Afastamento
Em julho, Tomaz havia afastado do cargo por improbidade administrativa pela Justiça. Ele era investigado por ter favorecido o sobrinho a vencer uma licitação de compra de água mineral. Desde então, o vice-prefeito, Edno Félix Pinto (PTdoB), assumiu o executivo.

Antes de assumir o cargo, o político já respondia um processo na Justiça Eleitoral. A suspeita é de que ele forneceu camisas de futebol em troca de votos durante o período eleitoral, mas mesmo assim conseguiu assumir o cargo.

Benito Tomaz foi o segundo candidato mais votado nas últimas eleições em Potim, mas mesmo assim assumiu o cargo porque o candidato João Cascão (PSB), primeiro colocado nas urnas, não pode tomar posse por conta da Lei da Ficha Limpa.
FONTE: Portal Uol

NOTA NOSSA: Este Blog vem pregando há tempo que não dá mais pra cuidar da coisa pública sem o máximo de cuidado.  Se a justiça afasta um prefeito, e foi o caso, é porque as provas contra ele são subsistentes. No caso, o "saudoso" prefeito respondia por crime eleitoral e por ato de improbidade na gestão como prefeito. Esse povo não tem jeito, e mesmo sabendo que tudo pode acontecer seguem metendo a mão na coisa pública, comprando voto e fazendo loucuras na sede de poder. Term mais gente por ai que devia parar com a safadeza. Eles vão tentar comprar votos e tem um monte de celulares loucos pra filmar de botar fogo no rabo de palha desses metidos a espertos. E agora, o que fazer com a grana?


domingo, 17 de agosto de 2014

A VIDA ATRAVÉS DA PORTA DE VIDRO

A sala do apartamento comunicava-se com a sacada, que alguns chamam de varanda, que dava no nada, com limite em uma grade metálica de bom gosto. Entre os dois compartimentos, sala e varanda, uma porta de vidro e alumínio, que corria sobre trilhos. Dali, eu via a metade do mundo, porque não havia nenhum outro prédio alto nas imediações, que pudesse obstar a visão universal que terminava, em cima, no céu quase sempre azul, e em baixo, nas colinas distantes limitadas bem ao fundo, pelo contorno da Serra da Mantiqueira. Que cenário lindo pra quem gosta de ver o nada de vez quando, relaxar a mente, e descontrair a alma!
Naquele dia, eu acordei muito cedo e não conseguia dormir de novo, ainda que tentasse. Rolei na cama até que decidi tomar um pouco de água na cozinha, que também se avizinhava da sala. Com o copo na mão andei até bem próximo da porta de vidro da sala, e comecei a olhar os prédios que não eram vizinhos, mas a uma certa distância, podiam ser vistos com pouca nitidez, é lógico. Da água e do copo eu esqueci por algum tempo, que não sei precisar, enquanto olhava a noite se despedindo e o dia começando a dar os seus sinais de vida. Clareava lentamente. São José dos Campos à, época, ainda era uma cidade cuja principal atividade econômica era a indústria que começava a mostrar sinais de senilidade. Era o momento em que o Brasil começava a ficar para trás em matéria de eficiência produtiva industrial. Sendo esse o principal seguimento gerador de empregos, as pessoas costumavam levantar bem cedo para se dirigirem aos seus postos de trabalho, e já dizia o velho adágio: “A quem madruga, Deus ajuda”. As fábricas iniciavam bem cedo a movimentação de suas máquinas. Por volta de sete da manhã era o horário mais comum. A empresas costumavam manter sistema de transporte exclusivo para os seus empregados, através de empresas que não eram as mesmas que operavam transporte coletivo público. Era uma forma de garantir a pontualidade. Certamente, grande parte das pessoas que ascendiam e apagavam aquelas lâmpadas estariam, daí a pouco, dentro dos ônibus e em seguida colocariam em movimento os gigantes que impulsionavam a economia da região.
Permaneci paralisado com o copo de água na mão, e percebi ao longe ascender a janela de um apartamento, alguns segundos mais tarde, uma outra lá no outro prédio de fachada branca e azul, no cinza ascendeu mais uma janela, pouco depois a primeira janela se apagou e no mesmo apartamento ascendeu a outra, talvez do banheiro. Enquanto olhava o espetáculo das luzes, eu pensava no que poderia representar o papel de cada indivíduo que acionava aqueles interruptores que ascendiam e apagavam as misteriosas lâmpadas de coloração às vezes amareladas, as incandescentes que estavam em extinção, noutras vezes as de cor mais clara, a lâmpadas frias que começavam a substituir as velhas, e pensava, pensava, no que iriam fazer aquelas pessoas que às cinco da manhã saiam da cama tomavam banho, vestiam-se à caráter, tudo bem rapidamente para não perderem a condução, e iam, todos os dias, ao mesmo local, à mesma cadeira, à mesma rotina de trabalho, tudo repetidamente igual a todos os dias que ficaram para trás. A secretária seria uma daquelas pessoas que se fazem bonitas e perfumadas porque secretária tem que compor o ambiente. Será que o chefe daquela pessoa da primeira janela merece tanto capricho, pensei. E se ele for do tipo chato como os que fazem da secretária a solução das suas frustações particulares? Será que ela vai feliz para o trabalho ou já vai com vontade de voltar pra casa? E a pessoa da segunda janela, será o gerente que não consegue cobrir as metas e vive sendo cobrado, estressado e inseguro? Ele tem família e precisa do trabalho, tem que aguentar a pressão. Aquela pessoa da janela lá do fundo, que ascendeu e apagou rapidamente pode ser o chefe que está sendo processado por assédio sexual, acusação feita pela ex-secretária e anda preocupado, mas tem que suportar a pressão, se não vai perder o emprego. Enquanto eu pensava nas vidas que estavam por detrás das lâmpadas que ascendiam e apagavam, ali parado com o copo de água na mão, ascendeu uma janela de um prédio bem maior com apartamentos aparentemente mais confortáveis, e eu supus que aquele era um patrão, dono de alguma empresa de muitos empregados, que acordava um pouco mais tarde porque era o dono. Uma vida farta de bens, e de muitas preocupações, com a economia que oscilava e gerava insegurança, ou com os recebimentos de dinheiro para cumprir tantos compromissos. Enfim era o dono, e afinal, dono é dono. E lá se foi ele sem sequer imaginar que eu o seguia no meu imaginário até que um carro grande e brilhante deixou a garagem do prédio, e deu pra ver que era alguém importante porque a luz do dia já era plena.
Voltei à cozinha, tomei toda a água do copo, e ao fazer uma analogia utópica entre as lâmpadas e as pessoas, suas obrigações profissionais, as disputas por cargos ou por mercados, e fui “viajando”, “viajando”, pra chegar a um diagnóstico sobre o espetáculo que acabava de assistir: O homem moderno não sabe o que fazer da vida. Quando jovem trabalha pra ganhar dinheiro e fazer patrimônio, depois trabalha para manter o patrimônio e no fim da vida não consegue aproveitar o que fez porque não têm saúde e nem disposição.
Parafraseando Dalai Lama:
“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Encontrei por acaso aquele senhor do carro bonito em uma sala de espera de um médico em que fui levar uma pessoa da minha família, e na sala de espera conversamos bastante até que descobri quem era ele. Era um empresário do ramo de transportes, que já idoso ainda trabalhava porque não conseguia imaginar-se aposentado. Não adquiriu cultura, porque tinha que fazer fortuna, e agora, sem cultura, não consegue enxergar os lados bonitos da vida, como o das artes, da literatura, da boa música e sem isso falta-lhe sensibilidade para conhecer lugares e pessoas e conhecer o lado humanístico da vida. Não tem o que fazer da vida e nem da fortuna, e o pior, está preocupado com o que vão fazer do seu império que será herdado.
Do outro lado, a secretária que ganhava bom salário ainda que fosse chato o seu trabalho, irá, certamente, aposentar-se e passar o resto da vida reclamando do valor da sua aposentadoria.
Estava certo o Niemayer quando colocou em seu escritório de arquitetura, um professor de filosofia para dar aulas aos seus funcionários. Perguntado sobre isso ele respondeu: “O arquiteto e o engenheiro, não devem saber somente calcular e construir casas e pontes. Eles precisam saber o que fazer da própria vida”.
As janelas vão continuar ascendendo e apagando em todas as manhãs, até que a luz que as ilumina, consiga clarear a mente das pessoas e induzi-las à busca do autoconhecimento, e à construção de um mundo mais humanizado, que lhes confortará no fim da vida.

sábado, 16 de agosto de 2014

ARRUDA ESTÁ BARRADO PELA JUSTIÇA

É muita cara-de-pau o Arruda querer ser de novo governador de Brasilia. Ele é o mesmo que foi filmado recebendo dinheiro de propina e que renunciou para não ser cassado. Como pode o povo de Brasília ainda querer esse cara de novo no poder. Está em primeiro na pesquisa de opinião publica e se a justiça não barrar o povo elege de novo. Tem hora que a gente questiona a democracia, principalmente numa cidade que a mais importante na política nacional, um corrupto conseguir a preferência do povo. Outro caso a ser observado é o Rio de Janeiro que tem o Garotinho, outro corrupto em primeiro lugar na preferência do povo. Qual a conclusão?
Se formos levar ao pé-da-letra, ou o povo dessas regiões é na sua maioria corrupto ou adora corruptos. Se não melhorar a qualidade do voto, essa pátria amada vai pro saco, logo, logo.
Você que está lendo isso, vê se cuida do seu voto e não vota em bandido e nem em corrupto.

MARINA SILVA ACEITA A INDICAÇÃO DO PSB

A nova composição do quadro de sucessão presidencial, após a morte de Eduardo Campos candidato pelo PSB. a sua vice Marina já está confirmada para substituí-lo. O que muda de fato? Primeiro há que se admitir que com a presença da Marina que tem maior abrangência eleitoral, deverá haver segundo turno com certeza, o que não era tão claro no quadro anterior. Havendo segundo turno, cabe indagar se o Aécio ou a Marina será o adversário de Dilma. Há quem diga que o Aécio pode ser superado no novo confronto e que  a Marina tenha maiores chances de estar na disputa. A incógnita reside na possibilidade de a Dilma vencer com facilidade, ou ter dificuldades e até dizem alguns analistas mais empolgados que a Dilma pode perder a eleição.
Prefiro ficar com a perspectiva de vitória de Dilma, mas com dificuldades.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PREFEITA DE CRUZEIRO SE COMPLICA

A prefeita de Cruzeiro Ana Karen está afastada do cargo pela justiça acusada de improbidade e pediu o retorno, mas justiça negou a sua volta ao cargo. O prefeito em exercício está também se complicando já que a saúde está em crise profunda, ele tentou intervir na Santa Casa por decreto e a justiça anulou o seu decreto de intervenção no hospital. O juiz deve ter tomado conhecimento do desastre que aconteceu com a intervenção na Santa Casa de Caraguá. Cruzeiro parece ter votado errado e está pagando o preço do voto de má qualidade. A prefeita esta´afastada e o substituto não consegue governar.
É ano eleitoral e o voto precisa ser valorizado. Não vote em políticos que tenham envolvimento em sistemas políticos que tenham cheiro de corrução. Vote limpo, vote ficha limpa. Se alguém pedir seu voto para algum corrupto pense em Cruzeiro e outras inúmeras cidades que estão complicadas por causa de voto errado.

PREFEITO DE SÃO JOSÉ SE COMPLICA NA JUSTIÇA

O Ministério Público acaba de ingressar com ação civil pública contra o prefeito Carlinho de Almeida de São José dos Campos, tendo como motivo a compra de “kits” escolares superfaturados. O prefeito garante que a compra não foi ilegal já que de vários itens que compunham o kit alguns estavam com preços mais altos, mas a compra foi do conjunto e não por itens. Quis dizer que os preços de alguns itens estavam mais altos, mas no conjunto o valor pago foi o mais baixo de todas as concorrentes. O promotor público não quis saber dos detalhes e pediu afastamento do prefeito do cargo, perda de mandato, suspensão de direitos políticos, anulação da compra e devolução dos valores pagos. A penalidade nesses casos é muito forte, e o patrimônio particular dos prefeitos acabam insuficientes para repor os valores ao erário. O valor calculado pela promotoria passa dos 40 milhões incluídas as multas. Será que o prefeito possui bens desse porte? Claro que não.
Deixando-se à parte a questão em si, se houve ou não culpa do prefeito no caso, e esquecendo-se de lidar com a culpa ou dolo, ou mesmo com a responsabilidade de cada um, pode-se concluir que ser prefeito no Brasil, com as leis que vigem para controlar os atos de poder, é uma empreitada muito perigosa.
Ser prefeito é correr riscos de grande monta, porque para que não haja erros, seria necessária uma assessoria de altíssima qualidade, mas com os salários que o poder público paga aos executivos que seriam os secretários, torna-se muito difícil formar equipes técnicas capazes de impedir os erros.
Se olharmos dos lados veremos, ex-prefeitos de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Taubaté, Lorena, Cruzeiro, isso sem falar em inúmeras cidades pelo Brasil afora, que estão inelegíveis por conta de erros em licitações, e contratações tidas por irregulares.
Os prefeitos acham que para governarem têm que dar cargos a qualquer membro de partido sem qualificação alguma, mas que são as chamadas indicações partidárias.
Eu avisei ao Carlinhos para que tenha cuidado e não faz muitos dias, mas ai está o primeiro sinal de que precisa ter muito mais cuidado porque é de um partido chamado de esquerda cuja visibilidade é muito mais ampla.
Um exemplo bem perto de nós é o do prefeito de Caraguatatuba, o Antônio Carlos do PSDB que responde a uma infinidade de processos e já tem condenações que o impedem de se candidatar de novo. O Aguilar que governou Caraguá está inelegível por ter suas contas rejeitas pela própria câmara que exigiu repasse além dos limites legais, e ao julgar as mesmas contas o condenaram ao ostracismo político. Pelo que sei o Aguilar anda respondendo inquéritos até hoje. Ainda que eles digam que não se beneficiaram do erro, a justiça não quer saber e acaba condenando e complicando o patrimônio dessas pessoas.
Em outros setores de governo há também situações como a que acaba de complicar a vida do Robson Marinho, que era chefe da casa civil do governo Covas quando ocorreram os fatos que a justiça está considerando atos de corrupção.
Qualquer prefeito que tenha consciência do risco de ser governante precisa de um secretariado que o impeça de errar e não que aceite errar junto com ele. O secretário seria o filtro da moralidade e da legalidade dos atos do governante, atento para que todos os atos sejam praticados dentro da lei e da moral. O que se avista em Caragua é o caso, é uma troca constante de secretários com um empreguismo de parentes e amigos que não pode dar segurança ao governo. Caraguá já teve mais de 70 secretários em  cinco anos de governo, com uma troca média de um a cada mês.
O prefeito de São José está agora começando a colecionar problemas e se não corrigir imediatamente a rota dos seus filtros, vai acabar em grandes dificuldades.
Os prefeitos precisam parar com a ideia de pagar mensalinhos para vereadores corruptos, precisam deixar de nomear parentes de políticos ou dirigentes partidários para cargos de decisão, precisam aprender a dizer não para favores ilegais, como transportes particulares com verbas públicas, precisam aprender a não favorecer empresas que financiam campanhas, precisam aprender a respeitar os servidores públicos e qualifica-los ao invés de terceirizarem quase tudo, precisam parar de esconder seus atos, e tornar transparente o poder, enfim precisam administrar a coisa pública como se fosse prestar contas ao povo diariamente. Qualquer ato fora disso vai levar gente pra miséria e se bobearem para a cadeia. Quem não acreditar que o país vai ser passado a limpo, vai pagar caro para ver o resultado. É bom lembrarem que o prejuízo ao erário não prescreve e pode ser cobrado daqui a muitos anos. Se não tiverem cuidado, não terão sossego nunca mais. Governar, não é uma ação entre amigos, mas uma grande responsabilidade que exige renúncia aos interesses pessoais de filhos, irmãos, esposas e amigos, e considerar todos iguais, para que seja possível realizar o bem da coletividade, de acordo com as leis vigentes. Na vida particular a pessoa pode fazer tudo o que a lei não proíbe, enquanto que na vida pública, o agente só pode fazer o que a lei permite. Bem diferente.

João Lúcio Teixeira

terça-feira, 12 de agosto de 2014

ROBSON MARINHO AFASTADO DO TRIBUNAL PELA JUSTIÇA

Robson Marinho, é uma das figuras importantes do sistema político gerado no entorno da sigla PSDB, cuja história política tem nuances de beleza, mas que está sendo coroada pela acusação de corrupção e enriquecimento ilegal.
Robson, foi eleito prefeito em São José dos Campos aos 37 anos em 1982, tendo como vice o Professor Hélio Augusto de Souza, uma figura respeitada que trazia na testa o carimbo de cidadão social, preocupado com o desenvolvimento do ser humano. A presença do Hélio, do meu amigo Hélio Augusto, que à época presenteou-me com o livro de autoria de Dom Evaristo Arns, intitulado “Brasil nunca mais”, dava à candidatura do Robson a prefeito, um ar de seriedade. À época eu fui candidato a vereador e obtive votação expressiva que me deixou na segunda suplência da enorme bancada de vereadores eleita pela legenda do MDB. A bancada era de respeito com pessoas como Fernando Delgado, Nadin Rahal, Dr. Escada, Luiz Paulo Costa, João Bosco, Tereza Degáspere, primeira mulher a ser eleita vereadora na cidade, e assim eu acabei assumindo em diversas ocasiões a cadeira de vereador naquela legislatura de 1982 a 1988.
Convivi estreitamente com o Robson que usava como bandeira de campanha o slogan “Honestidade e luta”. Não se imaginava que mais tarde pudesse ele ser acusado de corrupção e enriquecimento ilegal no exercício de cargo público. A nossa proposta era acabar com a corrupção que à época já era preocupação nacional.
O Professor Hélio faleceu no quarto ano de governo de Robson, vitimado por um câncer no abdome que o transformou em uma triste figura que na última vez que o visitei estava quase inerte numa cadeira de varanda, e dormia e acordava enquanto falávamos. Tinha alguns lampejos de lucidez e outros de sonolência dopado por remédios fortes. Faleceu dias depois sob os cuidados do Dr. Othon Ferreira Maldos, simpatizante da nossa luta, médico muito querido que ainda atua em São José dos Campos como gastrologista.
A morte prematura de Hélio pode ter alterado a caminhada do Robson que, muito audacioso, assim como o Aécio, conseguiu galgar postos importantes na hierarquia do MDB de Quércia, Montoro, Ulisses, Almino Afonso, Mário Covas, Severo Gomes, e outros. Robson teve como padrinho de casamento ninguém menos que o patriarca Ulisses Guimarães, estreitou laços com Montoro e Mário Covas, assim tornou-se chefe da casa civil do Mário Covas, que substituiu Montoro no governo de São Paulo. Foi ali que tudo aconteceu, segundo as publicações da imprensa em geral extraídas de dados do processo que apura o desvio de milhões de dólares na negociação sobre a construção do metrô paulistano. As acusações mostram um patrimônio excessivamente alto para os padrões salariais de Robson em todos os cargos que ocupou. Ilha particular em Angra, casas milionárias em Ubatuba, Morumbi, e muito mais, em dinheiro fora do país. Robson vem há décadas exercendo o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo e tem como principal atribuição julgar as contas e contratos de todos os poderes públicos estaduais. Contas de prefeitos, presidentes de câmaras e de todas as instituições que operam recursos públicos no estado. É cargo vitalício, que permite aposentadoria integral de bom salário. A justiça acaba de determinar o afastamento de Robson do cargo de conselheiro do TCE, por entender que o processo a que responde não lhe permite seguir julgando as contas de outros políticos.  
Ouvido pela imprensa, ele insiste em dizer que que não fez nada errado, mas a justiça, movida pelo ministério público estadual que está subordinado ao governo do PSDB, seu partido, não acredita e nem aceita as suas ponderações e joga pesado em relação ao acusado.
Em princípio, ninguém pode ser considerado culpado antes do julgamento final das acusações, mas há casos em que a justiça aplica antecipadamente a pena por cautela. Robson, aquele que foi meu líder político há 32 anos, está em grandes dificuldades e pode ser um dos casos de punição que dá ao brasileiro a esperança de que o Brasil tem jeito.
Robson pode ser uma vítima da falta de vigilância do próprio sistema político que deveria ter sido melhor vigiado pelos deputados estaduais da época. Se os deputados estaduais estivessem atentos na sua missão de fiscais do poder executivo, certamente não levaríamos 32 anos para descobrir os abusos praticados na compra de um metrô que é muito importante para a vida do paulistano, mas que poderia ter custado muito menos do que custou aos cofres públicos. Temos que eleger deputados que queiram ajudar o Brasil a ser menos vitimado. Em 1983 Robson prefeito teve comigo um atrito porque eu, na qualidade de vereador não aceitei votar a favor de verbas para o time de futebol profissional da cidade. Tivemos um bate-boca que não é segredo, mas eu não me deixei vergar pelo poder do prefeito e o projeto foi retirado da pauta. Seguimos amigos até que o destino nos separou pela própria evolução do amigo Robson que ocupou cargos mais altos e de difícil acesso.
Eu sigo no mesmo caminho político dos que não conseguem conviver pacificamente com as mazelas do poder, mas estou feliz por não ter que, aos 70 anos, responder processos de tamanha gravidade. Talvez eu não resistisse uma vergonha desse porte.
Resolvi ser candidato a deputado estadual justamente para fazer o que os deputados à época não fizeram e nem fazem até hoje.
Quero, ser um fiscal do governo, sem ser oposição e nem situação, mas independente e eficiente no mister de fazer novas leis e fiscalizar os atos e contratos públicos para que sejam sempre praticados na conformidade da lei e da moralidade.
Uma pena que o meu parceiro dos velhos tempos tenha se perdido pelo caminho. Ele poderia ser uma das grandes figuras da história política brasileira, porque tinha todas as qualidades necessárias, como carisma, inteligência e poder de convencimento. Uma pessoa que poderia ser um grande ídolo e pode acabar como um vilão da moderna história política brasileira. Será verdade que o poder corrompe?
Os que me achavam idiota por querer ver o fim da corrupção podem estar me dando razão mesmo que o reconhecimento possa ser tardio. O Brasil precisa livrar-se da corrupção assim como do tráfico de drogas. São duas pragas nacionais que impedem o país de respirar e de desenvolver na sua própria democracia conquistada com muito sacrifício.

João Lúcio Teixeira

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VEREADORES QUE FAZEM CAMPANHA PARA ESTRANHO, OLHO NELES

Uma pessoa nos procurou para contar imitando à Arara Azul, nossa informante que certo vereador de uma cidade do litoral norte estaria recebendo 50 mil para apoiar um certo candidato a deputado de outra cidade bem distante do litoral norte. Isso é contra producente porque depois de eleito o deputado não terá nenhum compromisso com a região. Talvez nunca tenha vindo e nem virá por aqui. Se o vereador te pedir ajuda, pense bem, e negar o apoio é fundamental. O litoral precisa de representantes seus lá na côrte.

UM REFLEXÃO SOBRE A FUNÇÃO DOS DEPUTADOS E VEREADORES

VEREADOR SAMPAIO
(Ilhablea)
Tenho assessorado, sem remuneração e sem cargo o vereador Sampaio de Ilhabela, no seu primeiro mandato legislativo. Nos comunicamos com frequência e sempre que posso ofereço a minha experiência. Assim foi quando o vereador impediu a impressão dos carnês de IPTU para cobrança de aumento do tributo em desrespeito ao princípio legal da anualidade. Se não agisse a cobrança seria feita neste ano, quando só pode ocorrer no ano que vem; Foi assim quando o vereador reagiu ao aumento da passagem no transporte urbano, que não conseguiu impedir, mas encaminhou ao promotor público que assumiu o encargo de impedir o aumento; Foi assim quando o vereador constatou com auxílio da Associação do Engenheiros, sérias irregularidades na construção do teatro municipal cuja obra está paralisada pela justiça, por conter irregularidade técnicas de engenharia de natureza grave e por estar praticando pagamentos indevidos de valores à mais para a construtora. Em outras oportunidades estivemos colaborando com o vereador, só para mostrar que é possível um vereador dentre vários, fazer a diferença. Fiscalizar o executivo, não ser oposição política a partidos e pessoas, mas colaborar com o povo em geral para que os atos públicos sejam praticados dentro da lei e da moralidade. O legislativo não faz prédios, o legislador não dá cesta básica, não recebe dinheiro de propina e não concede benefícios sociais. O legislador fiscaliza as ações do executivo e faz leis que organizam a vida do povo.  Se os vereadores e deputados fizessem o que o Sampaio faz na Ilhabela, sem se considerar oposição e nem situação em relação ao governo municipal, certamente o Brasil seria menos corrupto. Essa espécie de legislativo tem que começar a existir em maiores proporções no Brasil que não deve votar em candidatos ligados a quaisquer sistemas corruptos, daqueles que pagam propina para legislativos sem escrúpulo, que recebem dinheiro de empresa de ônibus, de construção civil e outras que só fazem atrasar a vida do povo. O voto é a principal arma do cidadão contra a corrupção. Nossos parabéns ao Vereador Sampaio de Ilhabela que, com todo respeito à figura do prefeito está mostrando que é possível  ao legislativo, não ser contra nem a favor ao prefeito e governador, mas desenvolver a própria personalidade de órgão fiscalizador e não de órgão perseguidor. O grupo dos deputados paulistas está precisando de mais alguns membros com esse perfil. PENSE NISSO AO DECIDIR SEU VOTO. Eu me dispus tentar fazer esse papel lá na Assembléia Paulista, e quem achar que deve apoiar a nossa tentativa, vote e peça aos amigos que votem no 90.190- João Lúcio – Deputado Estadual- Compartilhe para difundir esta matéria.

sábado, 9 de agosto de 2014

OS RISCOS DE MUDANÇA IMPENSADA

O Brasil vem sendo governado pelo PT e atualmente pela presidente Dilma, de forma que tem conseguido enfrentar as crises mundiais e regionais sem grandes problemas. A inflação que é o grande medo do povo está, em tese, sob controle já que não passará dos 6,5% neste ano. A economia não está apresentando grandes crescimentos, mas deverá crescer cerca de 1,5%. A situação não é satisfatória, mas o nível de emprego no país é um dos mais altos nos últimos anos. A Dilma não tem a mesma simpatia e simplicidade do Lula, mas não tem sido infeliz na sua atuação na presidência. O que pode estar acontecendo para que o povo brasileiro demonstre tamanha insatisfação com o governo? Ouvi no rádio uma entrevista de um especialista em análise de mercado dizendo que o povo brasileiro está insatisfeito porque ele já descobriu que comprar uma televisão à prestação ou uma geladeira ou automóvel, ele já pode e agora ele quer ser mais, ter mais e querer mais. Isso significa que o povo brasileiro quer dar mais um salto de qualidade de vida e o governo federal é quem pode permitir isso. De um lado avista-se um povo ansioso por novas conquistas e um Brasil com poucos avanços na sua atividade produtiva. O produto interno bruto que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e teria que crescer mais do que 1,5% e, de preferência acima dos 6,5% da inflação para que o crescimento seja real. Crescer 1,5%  em um quadro de inflação de 6,5% significa na realidade que não houve crescimento econômico porque a inflação supera o nível de crescimento. Isso é aritmético e mostra que a economia não está bem. Entretanto, substituir o governo federal por uma incógnita que é o principal opositor da Dilma, pode não ser uma medida de bom juízo. O Brasil não vai mal, no plano da economia, ainda que se admita que tenha que ir melhor, mas, e se a mudança produzir um resultado pior do que tem sido?  O discurso da oposição está baseado na crítica ao que existe sem mostrar qualquer novidade que pudesse fazer do Brasil uma economia mais forte. É muito blá-blá-blá sem grande conteúdo. O opositor diz que vai manter a bolsa família, vai manter o programa minha casa minha vida, vai manter um monte de coisa que já se faz. Governo federal de uns pais com mais de cem milhões de habitantes não é coisa que se troca assim no discurso vazio. O Aécio é apenas um garotão chegado nas noitadas cariocas, empolgado com a herança que seu tio o Tancredo lhe deixou, mas não passa de um rapaz atrevido que precisa crescer um pouco mais para ser um estadista. O PSDB é um partido pequeno, de militância dividida, com um candidato que parece ter muitos defeitos e alguns são graves, e por isso o povo do Brasil precisa tomar cuidado para não trocar seis por cinco e depois reclamar para sempre. A proposta do Aécio é vazia e ele não tem cacife político para uma empreitada de tal porte. O PSDB era forte quando existia o PFL que não existe mais e por isso, salvo melhor juízo, não tem condições de governar o Brasil que se não vai bem, também não vai mal. Na crise que o mundo tem enfrentado, até que estamos tranquilos. Os novos passos que precisam ser dados se localizam nas relações exteriores e nesse quesito o Brasil precisa largar mão da diplomacia idealista de esquerda e se relacionar menos com alguns pobres países da América do Sul, que mais pedem do que dão, como o caso da Venezuela, Bolivia, Paraguai, e até Cuba. Eles nada oferecem a não ser tomar nossas propriedades e nos darem prejuízos, e se relacionar com nações que possam significar bons negócios. A Venezuela não consegue pagar a sua parte na parceria em que Brasil está investindo na construção de porto por lá. A Bolívia já mostrou a suas garras e tomou na mão grande as instalações de Petrobrás e o Paraguai exigiu aumento dos valores da compra de energia que nós utilizamos da hidrelétrica que o Brasil construiu na divisa dos dois países.  Exportar ferro in natura e comprar produtos industrializados é burrice que precisa ser corrigida, mas a mudança de governo para o PSDB não vai fazer nada diferente do que sempre fez. O exemplo claro é São Paulo que é administrado pelo PSDB há mais de 20 anos e tem uma segurança pública deteriorada, a educação é a vigésima quinta em matéria de aproveitamento escolar, a saúde uma lástima, e a demonstração de incompetência do PSDB foi notada recentemente na cidade de Caraguatatuba onde o prefeito do PSDB interveio no único hospital da cidade um dos poucos filantrópicos que não tinham dívidas, administrou sob decreto de calamidade pública durante um ano e meio de devolveu por não conseguir tocar, mas com uma dívida de cerca de sete milhões gerada pela intervenção incompetente. Se isso acontecer no resto do Brasil, o país vai ser destruído. Dizem que o Aécio foi bom governador em Minas. Pergunte aos mineiros. O risco da mudança pode não compensar.
João Lúcio Teixeira - Candidato a Deputado Estadual - 90.190- PROS

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O BOTA DEU MOLE PRO CHEFÃO

A câmara gastou menos do que era previsto e devolveu cerca de um milhão de sobra do orçamento do ano passado. Devolveu a grana para o prefeito mas ninguém sabe o que o prefeito fez com a grana. Será que usou pra pagar contas da prefeitura?  E que contas serão essas?
O prefeito gosta porque adora dinheiro, e quanto mais melhor. O milhão do bota pode estar naquela sala do tio patinhas em que ele sentava sobre as notas e dava risadas. Eu sou feliz, eu tenho a grana, muita  grana, muita grana, mui.... Será que vai por mais mármore na avenida da praia com a grana que a câmara não quis gastar? Os mais velhos dizem que "carregado de açúcar, até o burro fica doce".
A câmara de Caraguá é uma coisa horrível, com gabinetes degradantes para os vereadores, e um milhão bem administrado poderia servir para melhorar as acomodações do senhores edis que vivem em verdadeiros cativeiro, ou para melhorar as condições de trabalho dos servidores já que alguns trabalham em quartinhos do tipo maloca ou quartinho de pensão de terceira linha nas proximidades das rodoviárias. Um milhão dá pra desapropriar umas duas casas vizinhas da câmara de construir acomodações dignas do poder legislativo. O Bota está dando milho pra bode ao querer ser mais real do que o rei. É bom menino, mas fazer economia pra virar mármore na mureta da praia é bobagem.

QUEM ANDA SUMIDO É CELSINHO

O vereador Celsinho Pereira que sempre aparecia na mídia com as polêmicas de seus confrontos anda muito quieto e isso é no mínimo estranho porque ele é o líder do cacique. Será que anda desanimado?

O AURIMAR ANDA CORAJOSO

Pelo que ouvi no rádio o Vereador Aurimar mexeu em caixa de marimbondo. Apresentou projeto de lei que cria o bilhete único no transporte coletivo. Isso quer dizer que o usuário pode andar mais e pagar menos. Alguém acha que o prefeito vai sancionar essa lei? Diria o meu pai: "Pode tirar o cavalinho da chuva". Empresa de ônibus tem mais poder do que prefeito e vereadores juntos e sabe porquê? Um monte de dinheiro vivo rolando de roleta em roleta e em muitos outros lugares, mesas e gabinetes. Se o prefeito vetar a lei, os vereadores terão "culhão" pra derrubar o veto? Tem nada.

A TAXA AMBIENTAL DE ILHABELA PODE TER PROBLEMAS

O Vereador Sampaio do PROS de Ilhabela encaminhou denuncia ao Tribunal de Contas do Estado, de possível irregularidade na contratação da empresa que administra a cobrança da taxa naquela cidade.
O Blog teve acesso aos documentos que compõem a denúncia e pode haver problemas no processo de licitação. Se o TCE for mesmo rigoroso como tem sido, a suspensão do contrato poderá ser recomendada logo, logo. O Sampaio está fazendo o papel de fiscalizador  que todo vereador deveria fazer. O prefeito de Ilhabela precisa ter mais cuidado, porque o poder tem limites, e o limite do poder é bem definido na legislação.

A ZONA AZUL PRECISA SER REVISTA

Algumas pessoas pediram-me se há possibilidade de fazer algo em relação à zona azul em Caraguá. Não dá porque o prefeito tem o que se chama de poder discricionário que lhe permite decidir sobre as políticas públicas a serem aplicadas na cidade. O desconforto que a zona azul mal dimensionada vem causando, tem que ser resolvido pelo prefeito Antônio Carlos, do mesmo jeito que voltou atrás no caso do hospital, que quase lhe deixou louco, deveria reduzir a abrangência dessa zona azul a algumas poucas ruas do centro e dispensar a empresa que vem administrando o caos. Não precisa de terceiros para um serviço tão ruim.

CADÊ AS RECLAMAÇÕES DA SAÚDE

Foi só a prefeitura de Caraguá devolver o hospital para a irmandade religiosa, que acabaram as reclamações sobre o atendimento na saúde.
A aventura acabou em boa hora.

SERVIDOR PÚBLICO NÃO FAZ CAMPANHA

Tem gente sendo forçada a fazer campanha eleitoral de candidatos oficiais dos sistemas. Servidor público não deve se deixar ser usado por candidato algum, ou mais tarde acabará pagando o preço. O servidor é pago para trabalhar pelo bem do povo e não por eleição de quem quer que seja. Se algum candidato forçar servidores a fazer sua campanha o fato pode ser objeto do que se chama de assédio moral e pode resultar em cassação do registro do candidato e em pagamento de indenização moral ao servidor que denunciar o fato.
Eu já falei e falo mais, que servidor público tem sido considerado inútil diante de tantas terceirizações e ainda vai ajudar a eleger os mesmos políticos que falam abertamente que servidor público é um câncer que não deixa a cidade crescer?
Se os servidores não se valorizarem serão a cada dia menos respeitados.
Se houver exigência de participação em qualquer candidatura, denuncie ao promotor público eleitoral que a coisa pode se complicar. Afinal se servidor não serve pra trabalhar, não deve servir pra ser cabo eleitoral.
Não pode o servidor ser obrigado a usar adesivo de candidato algum, mas pode usar o adesivo do candidato de sua preferência. O que não pode é haver pressão.

PROPAGANDA ELEITORAL PERIGOSA

Empresa que presta serviço público não pode colocar propaganda política em seus veículos. Há caminhão de empresa prestadora de serviço público com foto de candidato. A empresa e o candidato podem sofrer condenação por crime eleitoral. Quem abusa sabe que depois não pode chorar.
Quem avisa amigo é.

SOBRE A FALTA DE CHUVAS

Até recentemente era a capital paulista o alvo das preocupações com a falta de chuvas e de água nos sistema de abastecimento urbano. O fato é que a cidade de Itu já vem praticando racionamento de água e quem passa pela represa de Paraibuna às margens da Rodovia dos Tamoios nota que as reservas de água por ali também está entrando em estado crítico com cerca de quinze metros abaixo dos níveis ideais. As arvores que fora submergidas com a construção da represa estão aparentes e o fato pode reduzir a vazão do sistema de abastecimento das cidades do litoral norte se não houver reposição da natureza. Se não chover nas próximas semanas é possível que haja dificuldades.

TEM GENTE SÉRIA POR AI

Ontem tarde recebi a visita do Eduardo Campos, locutor da simpática Radio Integração FM, onde a presenta o programa "Plantão Policial", e nós combinamos que o famoso "Dentinho" apelido carinhoso do Eduardo, será uma das figuras importantes que irão ajudar nessa luta por um espaço na política. O Eduardo Campos, parece estar disposto a ser um forte candidato a vereador na próxima eleição e nós do PROS estaremos empreendendo esforços para que ele venha compor a nossa chapa "ficha limpa" que já estamos compondo. O mais interessante de tudo isso é que eu indaguei sobre qual seria  contrapartida minha em relação ao seu apoio e ele respondeu: "Eu não quero nada em troca, e vou te ajudar porque eu acredito no senhor".
Isso não é comum, e nos faz crer que na política também há gente séria.
O mesmo vale para o Dr. Olegário, ex-secretário de saúde da cidade de Caraguatatuba, que está envolvido até a alma com a nossa luta. Outros nomes nós vamos homenagear porque só assim a corrupção poderá ser extinta da politica nacional.
Outro nome que merece citação por ora é o do Professor Dimas Noronha, contabilista, professor universitário que tem nos ajudado muito com a sua atividade contábil, nas prestações de contas do partido e da campanha, e poderá ser um expoente da política regional através o PROS. A professora Iara Rosa ex-próreeitora da UNIMODODULO, que está em Santos dando aquela mãozinha. O Dr. Márcio Anversa, que se disponibilizou em Campos do Jordão, e assim vamos ocupando uma parte séria da atividade política paulista.
São pessoas que participam do projeto de resgate do poder que precisa voltar ás mão dos cidadãos de bem, em nome da própria felicidade do povo.
É o momento de esquecermos os sacos de cimento e pensarmos no desenvolvimento humano, em que ser humano seja o principal beneficiário dos investimentos públicos. Não dá pra investir dinheiro público somente em obras de cimento. Elas são necessárias, mas o setor que necessita de fato do tal padrão FIFA, é a cabeça dos jovens que precisam ser profissionalizados e conduzidos ao mercado digno do trabalho.
O Eduardo campos fala todos os dias no seu programa sobre jovens que se perderam no mundo errado do crime e que poderia ter melhor futuro se tivessem oportunidade de conhecer o mundo digno do trabalho e do estudo.
O nosso grupo, que está se formando tem essa preocupação, a de fazer do ser humano uma coisa melhor do que tem sido feita.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

ENTRE A CRUZ E A ESPADA

Pelas ruas há todas as situações. Fotografei uma árvore no meio da calçada ferindo completamente o que determina a lei de acessibilidade. Cortar a árvore para permitir a livre circulação das pessoas com deficiência, vai ferir a lei do meio ambiente que diz ser crime cortar árvores. A lei da acessibilidade foi concebido sem observar a lei do meio ambiente e vice versa, sem que nenhuma das duas especificasse, para o caso de conflito, qual das duas deveria prevalecer. A árvore existe há tempos e também é protegida. Claro que as leis novas sempre revogam as disposições em contrário, mas o fato é que o conflito aqui observado, não se resolve com essa simplicidade. Qualquer solução pode ser errada e difícil, porque cortar a árvore é crime e não atender a acessibilidade pode valer multas. Vamos pensar professor, pensar...

terça-feira, 5 de agosto de 2014

EDUARDO CAMPOS ESTÁ COM O JOÃO LÚCIO

Hoje o meu amigo Eduardo Campos, o Dentinho, rei de audiência nas rádios do Litoral Norte com seu programa policial, comunicou-se comigo por telefone para dizer que conscientemente decidiu apoiar a minha candidatura a  deputado e quer participar dos trabalhos para aumentar a minha possibilidade de uma boa votação. A sua decisão foi absolutamente gratuita e sem qualquer exigência ou contrapartida. O Dentinho é uma pessoa muito bem relacionada em todos os cantos da cidade e tem um poder enorme de comunicação.
Assim que recebi a sua ligação eu fiz questão de dizer que comigo o compromisso tem que ser sério e bem definido porque o político precisa dar respostas às pessoas que participam da sua eleição. Claro que a resposta não é favor pessoal, mas tem que ser definida porque quem participa de maneira séria an eleição de candidato sério, quer respostas sérias e essas são pouco comuns no mundo da política. Quero registrar essa manifestação de apoio e estarei divulgando outros apoios oportunamente.
Estou muito feliz com a participação do Eduardo Campos na minha campanha para deputado e confesso publicamente que é um grande reforço. Obrigado pela confiança e saiba que você nunca vai se arrepender deste ato. Um abração.

A BANCADA DA BOLA ESTÁ SE COMPLICANDO

Estão tentado passar na câmara federal a lei que busca moralizar o futebol brasileiro. A lei quer que os clubes não consigam participar de qualquer campeonato sem apresentação de certidão negativa de débito com o governo. Os principais débitos são o FGTS e INSS que os clubes descontam dos atletas mas não recolhem aos cofres do governo. Na iniciativa privada, isso é crime de apropriação indébita que pode dar cadeia, mas no futebol nada acontece aos responsáveis pelas fraudes. Os atletas que criaram o movimento de resistência querem acabar com os intermediários nas vendas de jogadores alegando que se trata de relação de trabalho que não deveria permitir intermediários, querem garantias de pagamento em dia dos seu salários e outras providências. Os dirigentes de clube querem outras medidas que os favoreçam e querem parcelamento das dívidas antigas a juros baixos. Os debates foram suspensos e voltará à pauta de discussões depois das eleições. Nessas alturas, se a lei for aprovada nos termos que está sendo proposta, é possível que essa farra com tanto dinheiro nas mãos de dirigentes acabe. A globo está no meio da briga e quer manter a sua hegemonia. Seria importante que a assembléia legislativa de São Paulo fizesse uma lei no estado exigindo que qualquer clube do Brasil para jogar em estádios paulistas tenha que estar com a ficha limpa. Se eu for eleito deputado vou querer levantar essa bandeira. Só pra encerrar, no nosso estado, só o Corinthians está com a ficha limpa. O resto só não está pior do que os times do Rio, mas está complicado.

HOJE ESTAREMOS GRAVANDO A PROPAGANDA ELEITORAL

Os candidatos a deputado têm pouco tempo de
rádio e televisão e para tal precisam dominar o poder de síntese.
Em poucas palavras têm que dizer muitas coisas.
Eu terei oito segundos, mas acho que serão suficientes para eu dizer das minhas mensagens principais.
Direi o seguinte:
Eu quero, proteção aos animais domésticos;  saúde sem filas; o fim da progressão continuada e formar a frente de combate à corrupção.
Essa é a síntese da minha proposta como deputado, que visa a fazer uma lei que obrigue as cidades do estado a terem clínicas veterinárias com profissionais concursados para cirurgias, castrações, vacinações e controle das populações de animais domésticos.
Desenvolver na comissão de saúde da assembléia legislativa um setor específico para investigar e eliminar as causas das filas na saúde, já que a vida é prioridade. 
Rediscutir o sistema de ensino público, que não pode gastar tanto dinheiro para não ensinar o conteúdo dos programas escolares. O sistema precisa eliminar todos os fatores que dificultam o ensino e o aprendizado. O professor tem que ter autoridade, se sentir feliz nas salas de aula e ser remunerado pelo mérito. Restabelecer a disciplina absoluta no ambiente escolar e acabar com a progressão continuada que pode ser bonita na teoria mas não contribui na prática e tem sido um desastre que produz analfabetos funcionais em nome do cumprimento de metas.
Quero formar, no meu gabinete, a frente de combate à corrupção, o que aprendemos na ONG Olho Vivo, para expulsar os corruptos da política, e se possível, colocá-los na cadeia.
O tempo é pouco na mídia, mas tentaremos ser eficientes na medida do possível. Quem viver verá.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ESTOU APROVADO NO TRIBUNAL, SOU FICHA LIMPA

Acabo de receber a informação por telefone, de que a minha candidatura a deputado estadual pelo PROS foi deferida sem nenhuma exigência. Estou ficha limpa e pronto pra luta. Não há mais nenhum impedimento de que eu faça a minha campanha abertamente. A minha intenção de instalar no meu gabinete de deputado a CCC- Central de Combate à Corrupção, só depende dos eleitores. Eu quero construir a primeira Central da espécie em um gabinete de deputado no Brasil, porque um dia alguém tem que começar essa luta. Preciso de 30 mil votos. As cidades do Litoral Norte do estado de São Paulo, mais algumas cidades do Vale do Paraíba, possuem votos suficientes para eleger muitos deputados, e seria muito importante que um deles fosse eu que desejo ser deputado de verdade. O meu impresso de campanha o chamado "santinho" contém no verso as minhas pretensões. Combate à corrupção, rediscussão do ensino publico em especial a progressão continuada, o combate à mortalidade infantil e materna, a criação de clinicas veterinárias públicas para cuidar das população de animais, a criação de uma nova polícia sem vícios e com inteligência padrão "FIFA", Quem ajudar vai poder cobrar porque haverá canais de comunicação diretos entre as pessoas e o meu gabinete.
Se você quiser ajudar, não basta curtir, tem que compartilhar.
João Lúcio- 90.190- Deputado Estadual- PROS

domingo, 3 de agosto de 2014

O FUTURO DO BRASIL SÓ DEPENDE DOS POLÍTICOS

A primeira constituição brasileira data de 1891, cerca de dois anos após a proclamação da república ocorrida em 1889. A república brasileira passava a ter personalidade jurídica própria, elemento fundamental para que um estado seja reconhecido e respeitado. O estado se compõe de território, soberania e povo politicamente organizado. Em 1891 o Brasil já se apresentava ao mundo como uma nação soberana. Os mentores intelectuais da constituição foram Rui Barbosa e Prudente de Morais, que elaboraram o documento em que se definiu o presidencialismo como forma de governo, e contemplava a independência dos estados e municípios. O conteúdo foi inspirado nas constituições dos Estados Unidos, Argentina e Suíça, não permitia a reeleição, e contemplava o voto direto nas eleições para escolha dos membros dos poderes legislativo e executivo. Foi o momento em que se separou a igreja do estado, o que antes era confuso já que as paroquias eram consideradas importantes componentes dos municípios, tidas como unidades administrativas, já que mantinham os registros imobiliários e registros civis, como certidões de nascimento e casamento e escrituras de imóveis.
A partir da promulgação da primeira constituição o Estado passa a ser o responsável por essas atribuições deixando a igreja cuidar exclusivamente da organização religiosa. A primeira constituição não dava ao Brasil a condição de estado laico, porque especificava a religião católica apostólica romana como religião oficial do país, permitindo outros credos somente nos domicílios das pessoas sem, contudo, permitir a construção de templos para essas religiões.
A aristocracia que gozava de privilégios sofreu o seu primeiro abalo ao serem proibidos os brasões particulares que davam destaque aos membros de famílias tidas como tradicionais, acabou com os títulos como o de barão, coronel, e outros que eram outorgados com base em critérios pessoais. Honrarias como antigas ordens honoríficas imperiais, do tipo “ordem cruzeiro do sul”, “ordem de Avis”, “ordem militar”, deixaram de ter valor legal.
Ao que se avista, o Brasil sempre teve vocação para a democracia, mas até hoje 123 anos depois da primeira constituição, continua com vícios no gerenciamento da coisa pública que naquela época já eram considerados maléficos. O Brasil já previa a inconveniência das influências religiosas na política, e nesse quesito nós estamos quilômetros de distância das nações que se organizaram com base religiosa e hoje enfrentam guerras e comporta mentos sociais que impedem a evolução do ser humano. Veja-se a guerra Israel e Palestinos em pleno andamento nos dias atuais, onde uma nação tenta eliminar a outra por estupidez absoluta.
O Brasil tem dois problemas graves que prejudicam a sua evolução rumo ao grupo das nações desenvolvidas e, se eliminados esses dois problemas seria possível o status de nação de primeiro mundo. A corrupção, torna de péssima qualidade os serviços públicos, cujos recursos nunca são utilizados com seriedade, e o tráfico de drogas gera a criminalidade urbana insuportável e as autoridades não conseguem combate-lo.
Partindo-se da constituição do estado brasileiro até os dias atuais, pode-se concluir que o Brasil está muito perto do seu futuro, bastando que os poderes políticos eliminem a corrupção e combatam com absoluta severidade o tráfico de drogas.

João Lúcio Teixeira

sábado, 2 de agosto de 2014

A ARARA AZUL QUER ABRIR O BICO

Ela pediu para aguardarmos melhores detalhes, mas vai estourar bomba em Caraguá e um empresário importante vai detonar o sistema de corrupção. Vamos ver se a Arara vai conseguir nos dar detalhes.

PAPO COM UM AMIGO

Encontrei o meu xará, João, em um café na padaria, e ele advertiu-me veementemente. Disse que leu uma postagem minha em que eu conto parte da minha história de vida e peço o voto ao final. Achou que fui excessivamente humilde na minha abordagem e que eu deveria ser mais altivo, já que, segundo ele, a minha história é bonita e merece realce quando narrada. Em princípio eu fiquei meio estarrecido, mas na sequência fui processando a sua preocupação. É que o João está acostumado a ouvir e ver políticos que mesmo não tendo conteúdo próprio, nem instrução, nem assuntos importantes para justificarem a sua pretensão aos cargos públicos, se comportam com arrogância, batem no peito e prometem o que nem sabem direito explicar. Prometem melhorar o IDEB, mas nem sabem o que é isso; Prometem choques de gestão, mas gerenciam a coisa pública sem método e nem ciência como uma pelada de praia;  Prometem transformar a cidade e a transformam em um gueto ou uma ação entre amigos. Eu entendi o João que queria me ver roncando grosso, falando alto e prometendo ser o maior estadista de todos os tempos, e percebi que depois de tudo que ele me disse, ele concluiu: "Eu vou votar em você".
José Mojica - Presid. Uruguai
As maiores figuras da humanidade se notabilizaram pela simplicidade e humildade. Esses caracteres não diminuem o ser humano, e ao contrário o dignificam. Jesus, Madre Tereza, Tiradentes, Dom Evaristo Arns, Chico Xavier, Chico Mendes, Obama, e um exemplo recente o presidente do Uruguai José Mojica cuja foto vai ao lado. São pessoas que se notabilizaram pelo conhecimento, pela cultura, instrução e auto estima. Não precisaram bater no peito e nem falar alto para serem notadas. Sem querer me comparar a eles, mas eu acho que quem tem consciência do seu valor e da sua capacidade de ser e fazer, não precisa ser arrogante e nem tentar se impor pelo grito.
Confesso que pensei em mudar o meu comportamento depois que o João me interpelou, mas em seguida recobrei os meus sentidos e prefiro ser simples, continuar a andar na rua depois de eleito, conversar normalmente com todas as pessoas que sempre conversei e com outras que desejarem de mim se aproximar. As paredes do palácio nunca irão me separar das pessoas comuns que, cada um com seu jeito, são seres que merecem atenção. Obrigado João pela preocupação, mas eu vou continuar na minha humildade e, ao pedir o voto vou seguir afirmando que os defeitos dos outros candidatos não farão de mim uma pessoa melhor e por isso não os explorarei, e que a minha campanha será pautada nas minhas propostas de trabalho e da forma mais simples. Não terei cabos eleitorais comprados, não gastarei absurdo, não quero voto pago, não vou falar mal dos outros, e se os votos de bom agrado, espontâneos, que sobrarem dos outros candidatos me forem confiados serei eleito com folga só com as sobras e os votos sérios. Se não for assim, prefiro não ser eleito. Eu dizia nos meus programas de rádio que ainda vou ver um Brasil melhor, mais limpo e menos corrupto, e é nisso que a gente tem que acreditar para não perder as esperanças. A família é a base de toda a organização social, e nós temos que proteger essas idéias simples do brasileiro que era muito mais feliz quando tudo era mais simples, porque a vida é simples, embora alguns a queiram complicar. Certamente, o povo não quer uma estrela no poder, mas alguém que consiga administrar esse monte de dinheiro público com os olhos voltados para o ser humano e não somente para os sacos de cimento Um abraço e obrigado pela confissão de voto. 
João Lúcio- 90190- PROS- Deputado Estadual

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SOBRE O MEU PROGRAMA DE CAMPANHA ELEITORAL

Uma vez que decidi disputar a eleição de deputado estadual, eu tinha que elaborar um projeto mínimo de campanha já que falar aleatoriamente sobre educação, saúde e segurança pública, não mostra o compromisso de um deputado. O primeiro item do meu programa de ação parlamentar versa sobre a CCC- Central de Combate à corrupção que vou instalar me meu gabinete. Essa proposta não depende de ninguém e somente de mim que para tal terei que contrata uma assessoria especializada nessa atividade de combate à corrupção. A função dessa assessoria não sair por ai batendo boca com os corruptos, mas atender aos pedidos de população de todas as cidades paulistas, onde haja corrupto em atividade. Se a população, ou alguma instituição organizada nos pedir ajuda, o meu gabinete vai orientar sobre as formas de documentar e encaminhar as denúncias às autoridades competentes. As principais autoridades a que devem ser destinadas as denúncias, são o Ministério Público do estado que tem excelente atuação, ainda que disponha de poucos funcionários e de outros recursos. Outra instituição que tem um bom papel é o Tribunal de Contas do Estado bem como o da União, que atuam como órgãos de investigação cujos relatórios são de altíssima credibilidade. Outro órgão muito importante é a polícia federal que apura com capricho as reclamações que envolvam recursos federais.
A CCC- Central de Combate à Corrupção vai colaborar para que os corruptos sejam afastados da política e se possível, levados à prisão conforme o caso.
Com a nossa colaboração, o Vereador do PROS, Sampaio Junior com a colaboração importante da Associação dos Engenheiros de Ilhabela conseguiram paralisar a obra de construção do teatro municipal, por força  de uma liminar judicial. O Ministério Público foi fundamental nessa conquista.
A obra contém irregularidades técnicas e há provas de pagamento de 20 vezes um valor que deveria ser pago uma única vez. Lá em Ihabela a corrupção está encontrando sérias dificuldades e poderá sofrer baixas importantes no quadro político da cidade. Este é o trabalho que a comissão de combate à corrupção vai fazer em todas as cidades do estado onde haja corrupto, e o povo peça ajuda.
Preocupação dos deputados, deveria ser a de adequar o ministério público para essa função fiscalizadora, criando cargos de investigadores que auxiliem os promotores para fazerem as provas definitivas das ação corruptas de alguns governantes sem escrúpulos e sem respeito à coisa pública. Há quem diga que estou perdendo o meu tempo, mas eu prefiro achar que isso seja possível porque se não, o Brasil não vai aguentar tanta roubalheira anunciada a todo momento pela imprensa. Das outras preocupações minhas como deputado, eu falo depois. Se quiser ajudar nessa luta, vote 90190, João Lúcio- Deputado Estadual- PROS- e compartilhe esse post com seus amigos. Só curtir não basta. Compartilhe.

A JUSTIÇA SE COMPLICA PORQUE QUEREM COMPLICA-LA

O prefeito de Taubaté está sendo julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral por ter praticado abuso de poder econômico durante a eleição que o colocou no cargo de prefeito. O Juiz de Taubaté condenou o Ortiz Junior à perda do mandato, mas permitiu que ele permanecesse no cargo, enquanto não é julgado definitivamente. Isso a lei eleitoral não autoriza, mas tem sido prática dos juízes que ao invés de afastar os prefeitos quando os condenam, recebem o recurso com efeito suspensivo, por conta da ideia de que seria temerário afastar o prefeito e ele vir a ser absolvido na instância recursal superior. Ora, se a lei diz que tem que afastar, o correto é impedir que o condenado fique no cargo, não seria o juiz que iria mudar os efeitos da lei que foi concebida para ser cumprida e não modificada a critério pessoal de qualquer juiz. Uma coisa é interpretar a lei e outra é mudar o seu objetivo.
Agora, o prefeito de Taubaté que deveria ser julgado na semana passada, depois de vários meses de espera até que processo fosse à pauta de votação, o julgamento foi suspenso por razões inadmissíveis. No julgamento da semana passada foi suspenso o julgamento porque um juiz faltou e ontem, depois que dois juízes já haviam votado pela cassação do mandato, outro juiz pediu vistas para melhor analisar o caso, que já está no tribunal há mais de um ano. Não leu até hoje? A justiça parece gostar de enrolações e protelações. Se for para absolver que absolvam logo e se for para condenar não pode haver tantas "manobras" técnicas. O fato é que o Ortiz está na corda bamba.