quinta-feira, 29 de junho de 2017

ONDE DESCARTAR RESÍDUOS SÓLIDOS?

Um dos maiores problemas das cidades é o descarte de coisas inúteis como móveis velhos, restos de obra, papeis, metais e pneus, além de outros materiais. É comum que pessoas joguem esses materiais nos rios, em terrenos baldios ou áreas públicas ocasionando sérios problemas ambientais que geram riscos às pessoas e animais.

Em São José dos Campos existem alguns locais denominados de PEV- Posto de Entrega Voluntária, que são estruturados para receberem e darem destinação adequada aos resíduos, e a população da cidade já aprendeu a levar os seus descartes até esses locais.
Os materiais são organizados em caçambas da prefeitura, sendo madeira, papel, plástico, entulho de obra, tudo separado como se vê das fotografias em anexo.

No governo anterior, do PT, o sistema era operado por cooperativas de reciclagem em toda as etapas do processo, desde o recebimento até o descarte. O novo governo, do PSDB, modificou a rotina para excluir as cooperativas da operação dos postos, que passaram a ser operados por empresas terceirizadas, ficando reservada às cooperativas a faculdade de retirar do posto os resíduos recicláveis separados e organizados pelos funcionários da empresa terceirizada.


O fato é que o sistema é altamente importante para que a cidade fique livre dos resíduos depositados em locais inadequados o que acaba gerando à prefeitura um trabalho desordenado de recolhimento e limpeza pública.

Nenhum comentário: