Fala-se que as contas do prefeito Aguilar relativas ao ano de 2006 já vieram para a câmara de Caraguá e poderão ser postas na pauta de votação a qualquer momento.
O presidente Kason é quem tem o poder de incluir ou não mais rapidamente ou não segundo a escala de prioridades que é critério meio pessoal.
Segundo avaliação feita por gente de dentro da câmara dificilmente o Aguilar conseguiria os 7 votos de que necessita para rejeitar o relatório do Tribunal de Contas que é pela rejeiçaõ das contas. Se acontecer a rejeição pela câmara, o Aguilar ficará inelegível e isso complica a sua vida política. Verdade que pode ele conseguir uma liminar que lhe permita ocupar o poder, mas no caso de rejeição de contas pela câmara, isso é muito difícil de ser conseguido.
Vereadores dispostos a votar a seu favor atualmente só o Pedro Ivo, Silmara, Gobeti e Baduca. Esse número é insuficiente porque precisaria de 7 votos para rejeitar o parecer do TCE. Se a metéria for retardada algum tempo, o cenário pode mudar por duas razões. Uma o possível aumento do número de vereadores, de 10 para 17 com uma configuração um pouco diferente mas ai o Aguilar precisará de 12 votos o que pode ser ainda mais complicado.
Outro fator que pode mudar o cenário é a possível perda de mandato pelo ACS e isso mudaria a posição de vários vereadores que só sabem atuar ao lado do poder executivo e ai poderia ser salvo o futuro político do Ex-prefeito Aguilar.
O fato é que ser político está exigindo a cada dia mais cuidados.
9 comentários:
É díficil algum vereador da oposição querer votar a favor do ex-prefeito.
Pq vantagens levam em conta,e parceria ajuda.
tem dúvidas que AC vai sair????nós não temos nenhuma!!!
Engraçado é que as contas de 1996 a 2000 e 2001 a 2004 nmao entraram na pauta ate hoje e a do ultimo mandato ja esta na pauta?????
Tudo parece engraçado aki na terra sem lei
Esse pessoal da câmara estão todos atrasados ... Aguilar já está prestes a conseguir a liminar ...
Ah ... já me contaram também que caso não consiga, ele terá 7 votos sim, pois os vereadores estão com medo de algo que ele pode ventilar e complicar os edis que se reelegeram...
Isso ainda dará muito pano para manga!
Se ja foi julgado pelo judiciário que as contas foram negadas, porque os vereadores vão votar a favor? Interesse? Em que? Pq?
A maioria dos leitores do Blog já sabem que Tribunal de Contas não é parte do poder judiciário mas, um braço de auxilio às câmaras e ministério público. As contas são remetidas para o TC eles fazem uma perícia técnica e se encotrarem alguma diferança encaminham o relatório à câmara municipal da respectiva cidade e uma cópia ao ministério público para providências. A câmara via de regra, engaveta o realtório e não o submete a votação, mas quando há interesse em votar votam logo. Se a câmara maitver a rejeiçãod as contas confirmando o relatório do TCE, o prefeito fica inelegível por certo período de tempo que pode ser 3 anos. O Tribunal tem esse nome, mas, é uma anomalia porque deveria ser denominado de auditoria pública.
Assim, é que funciona esse negócio.
Se alguém tiver mais esclarecimentos, mande.
Postar um comentário