quinta-feira, 30 de julho de 2009

GESTÃO PÚBLICA É COISA SÉRIA - J. Bello

As pessoas que ocupam cargos públicos sejam eles de natureza eleitoral, de confiança ou de carreira, sabem que existem no Brasil algumas leis extremamente severas e que podem causar grandes desconfortos aos agentes pilhados em situação de irregularidade. A principal delas é a lei de improbidade que ainda não foi suficientemente digerida pelo sistema judiciário mas que pode levar um cidadão a desonra absoluta com as penalidades nela previstas. Há a lei do ministério público que permite investigações com quebra de sigilos, há a lei do meio ambiente que é seríssima, e a lei de responsabilidade fiscal de 1988 que pega pesado nos casos de administração financeira temerária.
Ainda assim a pessoas praticam atos abusivos em prejuízo do erário público confiando na impunidade que acontece com frequência, mas que em algumas situações vêm sendo punidos e com certa repetição.
As campanhas eleitorais são caríssimas e as pessoas não tiram dinheiro dos próprios bolsos para custea-las numa ciranda viciada em que o dinheiro acaba saindo do poder público de alguma forma, mas quase sempre sujeita a risco nos casos de auditorias do tribunal de contas, da polícia e de qualquer cidadão que resolva investigar. Nem se lembram que o cidadão tem poderes para requerer informações sobre os atos públicos e pode apurar irregularidades e em seguida encaminhar diretamente à polícia ou ao ministério público para providências. No caso de prefeitos a câmara pode instaurar processo de cassação.
Se os agentes públicos se atentassem para os riscos da improbidade, por certo não poriam as mãos na "cumbuca".
Na verdade, é uma pirâmide viciada que tem na sua base de sustentação o povo que com seu voto elege pessoas de pouca confiabilidade baseados nas campanhas milionárias e nas propinas que o sistema eleitoral ainda permite. Depois, num patamar logo acima, aparecem os formadores de opinião, uma elite pensante composta pelos professores, prestadores de serviços, os comerciantes, efim, os cidadãos dotados de algum conhecimento que se dividem entre o bem e o mal, dando ênfase àqueles jargões do "rouba mas faz", "é o menos pior", "ajudou meu amigo", "me deu o telhado", e assim contribuem para que a consciência popular seja deformada, o que leva a um resultado final de uma politica de má qualidade.
Ai, merece mais prestígio quem constrói mais pavimentações, pontes, e prédios setores por onde circulam as melhores oportunidades de desvio de conduta, deixando de lado o fator de maior importância que são as pessoas, que deveriam merecer uma parcela considerável dos investimentos públicos.
No balanço final tem-se um enorme desvio em forma de propina e um enorme desvio de prioridades já que ao cidadão restam somente as migalhas de uma saúde ruim, um ensino deficiente e uma vida dura que induz a um futuro incerto.
Combater a corrupção em todas as suas formas é fundamental.
J. Bello

5 comentários:

Ormeu disse...

Parabéns pelo artigo.
Acrescento uma pergunta.
Quando é que as pessoas de BEM,vão sair da toca,arregaçar as mangas,para começar-mos a mudar esta realidade?

Anônimo disse...

DEMOCRACIA X DITADURA

A DITADURA FORA UM SISTEMA SUJO, CORRUPTO EDITATORIAL. É UM ABSURDO ALGUÉM SER MORTO POR NÃO CONCORDAR COM O GOVERNO.
E O BRASIL DE HOJE É DIFERENTE? SE TIRARMOS A MASCARA DE VÁRIOS POLITICOS IREMOS NOS DEPARAR COM VÁRIOS DITADORES.
QUE DEMOCARCIA É ESSA QUE NOSSOS GOVERANANTES SÓ FAZEM LEIS PARA SE AUTO BENEFICIAREM. AINDA CONVIVEMOS COM SOMBRA DA DITADURA.NESSE REGIME UM TRABALHADOR ERA PEGO,LEVADO AO DOPS E ALI SUBMETIDO A TORTURAS. NA MAIORIA DAS VEZES CHEGAVA À MORTE.
HOJE O TRABALHADOR NÃO É LEVADO AO DOPS, MAS SIM ILUDIDO POR POLITICOS CORRUPTOS, QUE A CADA DIA CRIAM TAXAS, IMPOSTOS E LEIS PARA OBTEREM MAIS RECURSOS PARA SEUS BOLSOS.
MAS TUDO ISSO ACONTECE PORQUE A LEI OS AMPARA; QUER DIZER O SISTEMA DEMOCRÁTICO...
OS POLÍTICOS E OS ELEITORES DEVERIAM COLOCAR A MÃO NA CONSCIÊNCIA E RESPEITAREM OS CONFRONTOS, AS LUTAS E AS VIDAS DOS QUE FORAM RESPONSÁVEIS PARA O ACONTECIMENTO TÃO ESPERADO; A DEMOCARACIA.
OS ELEITORES DE HOJE NÃO SÃO REFÉNS DE GENERÁIS, CORONÉIS, DELEGADOS: SÃO REFÉNS DE SI PRÓPRIO, OU SEJA, DO DITADOR QUE EXISTE DENTRO DE SI, TENDO MEDO DE SE EXPOR E DE LUTAR PELO QUE DE FATO A LEI O AMPARA.
NÓS, ELEITORES, SOMOS A MAIORIA E SÓ DEPENDE DE NÓS FAZERMOS QUE NOSSOS GOVERNANTES EXERÇAM CORRETAMANTE O REGIME DEMOCRÁTICO. ISSO COMEÇA EM UMA ELEIÇÃO, NAS URNAS, NÃO VENDENDO O VOTO OU O TROCANDO POR CESTAS BÁSICAS, REMÉDIOS ETC. AI SIM IRÁ EXTINGUIR DE VEZ O REGIME DE DITATURA QUE INSISTE EM PERMANECER ATRAVÉS DE POLITICOS MASCARADOS.
SÓ DEPENDE DE NÓS, ELEITORES, ACABARMOS COM O SISTEMA DE DITATURA QUE SE ENCONTRA INRRUSTIDO EM VÁRIOS POLITICOS E INSISTE EM PREDOMINAR EM NOSSA CULTURA. VAMOS PARAR COM O PENSAMENTO QUE O POLITICO PODE TUDO E, É IMPUNE; O POLITICO NÃO É NADA SEM O ELEITOR, MAS NÓS ELEITORES SOMOS MUITO MAIS QUE UM POLITICO, ELEGEMOS, E TIRAMOS OS GOVERNANTES,CLARO QUE DENTRO DA DEMOCRACIA, CONFORME AS NORMAS LEGAIS. HOJE, VEMOS POLITICOS ELEITOS EXERCENDO SUAS FUNÇÕES, COMO UM GENERAL, CORONEL, DENTRE OUTROS EXEMPLOS.
CARO ELEITOR... PASSOU DA HORA DE MOSTRAR-MOS A ESSES POLITICOS QUE SABEMOS O SIGNIFICADO DA PALAVRA DEMOCRACIA E QUE IREMOS HONRAR QUEM LUTOU POR ELA! ANO QUEM VEM É ANO DE ELEIÇÃO! VEREMOS MUITOS CORONÉIS E GENERAIS SEM SUAS FARDAS COMPRANDO VOTO E REENVINDICANDO VOTO PORQUE LIBEROU VERBAS PARA O MUNICIPIO TAL (NADA MAIS QUE SUA OBRIGAÇÃO) E NESSE MOMENTO É ONDE O ELEITOR DEVE EXERCER UNS DOS ATOS MAIS NOBRE DA DEMOCRACIA QUE É VOTAR, MAS VOTAR-MOS EM UM DEMOCRÁTCO E NÃO EM UM DITADOR!!!

ALGUÉM QUE ACREDITA NA PALAVRA IDEOLOGIA.

Anônimo disse...

com a dinheirama toda acumulada pode chegar a ser presidente da câmara, pois poderá bancar um eleição para dirigir o legislativo, que costuma custar o olho da cara...

Anônimo disse...

Estaria assim explicada a campanha milionária para ganhar a eleição para vereador? E a justiça eleitora, como sempre...

Anônimo disse...

E o Aguilar, não sabia de nada?!!