sábado, 25 de julho de 2009

O SOCIALISMO NA PRÁTICA

Levando-se em conta que o socialismo ortodoxo praticado no complexo Russo foi pro vinagre com todos os seus temperos, restando somente escassos saudosistas em perfeito gozo de uma viuvez chatíssima. Mas, levando-se em conta que o reverso da moeda o capitalismo ortodoxo do lucro pelo lucro, praticado no império Norte Americano está também indo para o vinagre com todos os seus temperos, dada a imensa crise em que se mergulhou a nação americana, tem que ser feita uma nova reflexão sobre o modos de governar o mundo.
O socialismo queria estatizar os meios de produção e isso implicava dizer que a preocupação do sistema era onde colocar o dinheiro que o sistema econômico produzia. Nas mão do particular ou do governo ? Do outro lado o capitalismo queria é permitir que particulares pudessem enriquecer praticando e controlando os meios de produção. Tudo em torno dos meios de produção que representa poder econômico no final.
Em Caraguá existe um bom cenário para se fazer uma reflexão sobre a possibilidade de um plano de governo capaz de mostrar ao mundo que há caminhos a serem seguidos, mas não cabe a nenhum curioso determinar que caminhos são esses. Caberia ao povo definir o seu próprio futuro. Porém, como o povo está despreparado para exercer esse papel, o primeiro passo seria contribuir para uma rápida evolução do povo, e essa evolução se dará através a educação e cultura, instrumentos fundamentais na luta pela liberdade plena, possível nos sistemas democráticos onde o povo participa das decisões.
Para tanto, importante que uma grande parte dos investimentos públicos fossem destinados à pessoa humana e não somente a obras de cimento, ferro, asfalto, e propinas.
Caraguá está a 100 quilômetros das universidades do Vale do Paraíba, e alguns alunos daqui sobem diariamente para estudarem lá, em um ir e vir cansativo, mas necessário. A prefeitura mantém dois ônibus por ela custeados, que levam estudantes nessas maratonas diárias. Os ônibus estão lotados e não há mais vagas, mas se a pessoa tiver um bom QI poderá tomar a vaga de algum outro menos aquinhoado. Se não falha a informação, são mais de 40 pessoas na fila querendo uma vaga, e a prefeitura se nega a contratar um terceiro ônibus. Querem estudar e não conseguem que o município invista ai uns dois ou três mil reais por mês, mas ao mesmo tempo criam-se vagas de emprego para colocar filhos de amigos ganhando até 5 mil reais por mês sem nada produzir de efetivo para o futuro da cidade porque são apenas amigos do rei.
O socialismo indicaria a contratação de ônibus, mas o capitalismo quer é usufruir dos bens de capital levando pra casa polpudos salários, na conta do irmão, do marido, do sobrinho, cunhada, esposa e assim por diante. O resultado final é sempre a mesma droga, que se assiste há tempos, com políticos ridículos furando as filas na busca incessante pelo voto e um povo hipócrita aceitando os favores e depois se arrependendo de ter aceito, mas, votando de novo nos mesmos figurões.
E ainda dizem que se não fizerem favores, não se reelegem, mas na hora da eleição ainda que tenham feito favores por quatro anos seguidos dizem que sem um montão de dinheiro pra campanha não se reelegem. Não é uma bagunça ? Parece o samba do crioulo doido do Stanislau Ponte Preta. Se Marx estivesse vivo por certo infartaria e ia cair na Santa Casa pra morrer mais rápido. Aqui, nem socialismo nem capitalismo, mas, vandalismo.

10 comentários:

Anônimo disse...

O regime que predomina no Brasil é o oportunismo.

Anônimo disse...

É facil falar dos outros... Tdo na politica infelizmente é troca de favores! Duvido que o sr nunca pediu ou ira pedir secretarias etc para o prefeito se este for seu amigo! É facil dar palpites, criticar,... Aproveitem e deem a soluçao dos erros gerados em qquer gestao! Se o Aguilar fosse santo, suas contas nao iam ser rejeitads la em cima!! Cada um defende a quem interessa! Por mim, qquer um deles ta bom, contanto que façam o bem pra cidade e pra populaçao!

Anônimo disse...

Por aqui o regime é o do fisiologismo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
rogério disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

AQUI É O NEOTISMO.

João Rocha disse...

Vivemos numa cidade distante 80 Km de São José dos Campos, Importante no ponto de vista político, cultural, e econômico. É a segunda economia do estado de São Paulo.

Estamos no estado mais rico e desenvolvido da Federação a cerca de 170 Km da Capital São Pulo, a mais importante cidade do país.

Porém, Cararaguatatuba vive na condição de província. Devido algumas mentes provincianas.

Ricardo Catarina disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.