O Blogdojoaolucio entrevistou hoje cedo o Dr. João Pedro, médico infectologista da rede pública municipal de Caraguatatuba, sobre a gripe e suas consequências. O médico esclareceu que não é novidade essa tal de gripe suína cujo vírus já fora isolado desde 2003 e portanto, já era prevista a pandemia hoje vista. O índice de mortalidade atinge a 0,5% da população contaminada e pode chegar a 1,2% nas populações de grandes aglomerados humanos, como é o caso de Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo (capital), onde a contaminação entre pessoas se torna mais facilitada. Em condições normais pode-se afirmar que a gripe suína mata tanto quanto as gripes comuns já existentes, e que o vírus que se desenvolveu nos suínos, é apenas um vírus nova cuja vacina ainda não existe, mas isso não quer significar tanta gravidade como a imprensa tem mostrado. Nas contas do Dr. João Pedro a gripe comum mata tanto quanto a gripe suína e fez uma comparação com Caraguatatuba dizendo que a gripe costuma atingir a mais ou menos 20% da população por aqui em todo os anos,e historicamente morrem 0,5% delas, ou seja, 10 pessoas com problemas de complicações respiratórias. As causas são semelhantes nas várias espécies de gripe porque quando elas atacam os pulmões podem causar hemorragias intra-pulmonares cujo sangramento coagula nos pulmões e impedem a capacidade de respiração o que leva o paciente a morte. Os paciente com grande risco são os que já portam alguma espécie de deficiência orgânica como os obesos ( obesidade, segundo ele é doença), como também os diabéticos e portadores de outras doenças que dificultam a atividade pulmonar. Nos centros maiores e de grande concentração humana o índice de pessoas contaminadas pode atingir a 30% da população e por isso as mortes são em maior número. Alertou para a necessidade de que as pessoas cuidem melhor da saúde quando apresentarem sintomas de gripe, seja ela de que natureza for, porque as pessoas não dão importância para essa doença e ela continua sendo a que mais mata pessoas no mundo. Destaque-se a informação por ele fornecida de que o grande perigo do mundo poderia ter ocorrido se a gripe aviária tivesse se propagado pelo mundo como esta, porque o índice de mortalidade daquela gripe era de 60% dos contaminados. Projetando a hipótese no universo de Caraguá, se 20% da população contraísse a gripe do frango, por certo uma catástrofe de grande proporções estaria instalada por aqui, porque levando-se m conta que aqui morem 100 mil pessoas e 20 mil fossem contaminadas, morreriam 12 mil pessoas de gripe do frango. No caso da gripe sulina, se a mesma epidemia ocorresse, morreria 0,5% ou seja 10 pessoas. Mas isso se todos os 20 mil fossem contaminados por esse novo vírus. Acontece que muitas das pessoas que ficam gripadas, não portam necessariamente o vírus suíno, mas a gripe comum, cujos índices de mortalidade são semelhantes.
O problema é que o medicamento que não está disponibilizado e poderia reduzir a letalidade da gripe. Espera-se que o ministério da saúde decida liberar o medicamento e assim reduzir o medo que aflige as pessoas.
O Dr. João Pedro será entrevistado pessoalmente pelo Dr. João Lúcio no programa Canal Livre de hoje (28-07-2009) na rádio Integração FM, 104,9, às 6 da noite.
13 comentários:
O ministro da saúde esteve no Programa do Jô, na Globo, esta noite e disse que, na rede pública o medicamento (Tamiflu) está disponível sim, para os casos necessários (aqueles em que há complicações).
TEM UMA SRA NO TRAVESSÃO QUE ESTÁ USANDO MASCARA, POIS ESTÁ COM A GRIPE, MAS TEVE QUE COMPRAR POIS A SECRETARIA DE SAUDE SE NEGOU A DAR. ELA TRABALHA NA CRECHE DO MEU FILHO, E SE CONTAMINOU AS CRIANÇAS, COMO FICA? NOS AJUDE SR POR FAVOR
O que ele quis dizer é que o remedio não esta disponivel em farmacias...Isso quer dizer que se eu ficar doente hj aqui em Caragua...será que sobrevivo???Será que vão fazer exame pra saber se é a Suina??? Pois somente 3 laboratórios fazem ...
Bem, foi dito que Caragua irá investir este ano mais de 45 milhões em obras e equipamentos e na lei orçamentaria aprovada pelos nossos vereadores será reduzido 2 milhos na area da saude no municipio para o ano que vem (2010)
Deve achar hoje que a saude no municipio vai bem para diminuir os gastos para o ano que vem né?
O Prefeito atual diz que vai fazer mais neste ano do que o prefeito anterior fez nos 4 anos dele.
Na campanha do prefeito, ele tambem disse que em 15 dias sentiriamos o choque de gestão, cade? Já se passaram 7 meses. Então tem se a conclusão que nos proximos 5 meses do ano ele vai fazer mais que o prefeito anterior ja que até agora não se ve nada, né?
Caraguá é quinto mundo. Em plena pandemia de gripe suína, os "profissionais" de saúde ainda desconhecem as principais orientações: lavar as mãos, usar álcool em gel e evitar apertos de mãos. Presenciei isto hoje cedo, numa coleta de sangue.
espere e espere e tornem a esperar pois o rei nada fará kkkkkk
Caro anonimo das 10:09! Se vc esta em panico nem saia da sua casa! Aluas, ainda mais vc num laboratorio! Se eles querem apertar as maos, acho q eles podem decidir sobre eles mesmo o q é melhor! Nao sei como o mesmo estavs na rua! Pare de neurose. E cuide da sua vida e deixe os profissionais pelo menos trabalharem !
O das 5:08 não entendeu: o das 10:09 estava justamente cuidando da própria vida. Laboratórios existem para isto. E deveriam sim seguir as orientações do Ministro da Saúde. Não só a gripe suína é transmitida através das mãos, mas também inúmeros outros vírus e bactérias. Os profissionais de saúde têm obrigação de lavar as mãos e/ou higienizar com álcool gel. Quem não liga para isto é relaxado. Quem liga, não é neurótico, mas consciente.
Quem acha que prevenção é neurose é um babaca transmissor de vírus e bactérias.
E quem disse que eles não lavam as mãos?O rapaz foi ao banheiro junto com ele???Calma aí também, se for assim ninguém encosta em mais nada.Ja imaginou qtas bactérias tem uma maceneta? E a do banheiro então..e o botão da descarga??? Vcs acham que todo mundo depois de encostar, vai pegar um papel e abrir a torneira, lavar as mãos e fechar com palem novamente e não encostar em mais nada, pq se não, vai contaminar. Não podemos pensar assim tbém né? Lógico que não deve viver na sujeira, mas temos que conviver com isso para ficarmos resistentes. Agora ficar reparando em tudo...se o cara passou alcool...Vcs acham que todo mundo é um robo, que ninguém erra,soos seres humanos e não robos. Calma aí gente. É facil apontar o dedo pros outros.Começe a enxergar seus defeitos tbém Se fosse pensar assim medico nenhum estaria atendendo.Pq ele encosta no paciente...vc acha que ele desisfeta o aparelho de auscultar???Pq ele encosta na pessoa. Vc acha que toda vez, que o paciente sai ele lava a mão?
Todos que postam aqui será que cada vez que usm seus computadores, o teclado , desinfetam os mesmo?Pois o teclado, se vc não mora sozinho, outras pessoas faram o uso...Sabe..falar dos outros é facil, se for assim, ninguém encosta em ninguém , vamos ser sensiveis a qquer virus que aparecer por aí...Tdo bem, mas a população cria um panico muito maior do que é.É claro que pessoas irão morrer desse virus, como morrem da gripe comoum.Sabe qtas pessoas morrem por dia em SP da gripe comum?17 PESSOAS.(o Dr. Davi do Hospital do Emilio Ribas disse isso na televisão).Esse virus não mata assim como foi falado no começo. Claro que pessoas debilitadas, que tem ja problemas respiratórios são mais susceptiveis...Mas tbém não é pro povo ficar com esse pavor todo não.Muita gente vai ter e nem vai saber que teve, como qquer outro virus.
É igual fazer com que as aulas comecem dia 17? Pra que? Que diferença vai fazer? Claro que mãe um pouco consciente não vai mandar criança doente pra escola. O que muda em 2 semanas? Nada. O virus esta aí..é virus, ainda não tem como controlar...pq ainda não tam vacina.
Os dados da gripe nunca foram divulgadas e a população em gerel qdo fica gripado nem ao medico vai, ja acham que sabe tudo , compram remedio na farmacia...e isso na verdade é um perigo.Isso que deveria aproveitar e alertar a população, melhorar o atendimento nos hospitais...Proibir auto-medicação.Deveriam fazer uma lei proibindo comprar qquer medicamento sem receita. Só que para isso, o governo teria que melhorar em muito o atendimento. E o que é mais barato pra eles???Sabe, isso que o governo deveria tomar providencia..mas..como tudo empurra com a barriga...
É por isso que chama gripe suína: só pega quem é porquinho...kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário