quinta-feira, 30 de julho de 2009

SOBRE CASSAÇÃO

Um leitor pede que comentemos aqui sobre o processo de cassação do atual prefeito de Caraguá sob a acusação de captação irregular de votos. O processo está em andamento no TSE e aguarda entrada na pauta de votação para julgamento definitivo, já que não caberá mais recurso.
Ocorre que o judiciário está em recesso, as chamadas férias forenses e só deverá ter alguma movimentação a partir de agosto. O atraso no andamento se é que houve, foi provocado pelo próprio Aguilar que ingressou com alguns documentos novos nos autos e isso fez com que fosse dada vista ao defensores do ACS e o andamento ficou retardado. A mim parece que a medida foi bem articulada pelos advogados do Aguilar.
Pergunta o leitor se haverá nova eleição em caso de cassação e nós já respondemos mas vamos repetir o nosso entendimento, que é de nova eleição sim porque se forem anulados os votos do ACS, que representam 51% dos votos válidos, a lei eleitoral não permite que seja eleito prefeito com menos de 50% mais 1 dos votos válidos, nem que haja apenas um candidato. Se for aplicada simplesmente a lei, haverá novas eleições.
Tudo isso, se houver mesmo cassação, porque não havendo causa ganha na justiça, deve-se levar em conta a possibilidade de que o ACS saia vencedor e tudo siga como vai. Respondido ?

Desculpem a nossa falha- O título foi substituído estava errado. Nois tamém erra.

22 comentários:

Anônimo disse...

E o que o concurso publico tem haver com isso????

Anônimo disse...

O QUE ESTA NOTICIA TEM HAVER COM O CONCURSO, NÃO VI NENHUMA LINHA FALANDO SOBRE O CONCURSO.?????????????????????????

Anônimo disse...

o AC$ não chegou ha 51% do votos, passou de 50% mas nao chegou ha 51%

Anônimo disse...

FALAR DO CONCURSO MESMO, NADA!!!!!!!!!!!

QUE O PREFEITO VAI SER CASSADO ISSO NÃO É NOVIDADE PRA NINGUÉM, QUE ACONTEÇA LOGO.

ELE VAI VER O QUE SER RETIRADO DE UM CARGO CONQUISTADO !!

Anônimo disse...

Cassação é uma boa já que está sendo considerado péssimo prefeito durante esses 6 meses

Prof Alexandre disse...

João, neste texto vc não esta dizendo nada do concurso público e sim do processo de cassação de ACS. Não é mesmo ? Queria mais assunto sobre o processo em andamento do concurso de caraguatatuba.

Obrigado.

Anônimo disse...

Como nao existe prefeito eleito com menos de 50%? Se numa eleiçao um ganha com mais de 50% os outros tiveram menos, logico! E se numa eleiçao,3 cadidatos, o q tem maior qtde tem 48% e ganha e a diferença de fuca entre os outros 2 candidatos 26% pra cada! O prefeito nao se elege?? Teve menos de 50% dos votos!! Nao acho certo isso analisando friamente!

Anônimo disse...

Desculpe-me Dr. Jõão, mas este tópico em nada tem a ver com o concurso público. Favor Verificar e corrigir.
Abraços

Anônimo disse...

Vamos ficar na espera e ver o que acontece né, só espero sinceramente que o ACS seja cassado.

Anônimo disse...

E o concurso?????????????

Anônimo disse...

EU SIM TENHO NOTICIAS SOBRE O CONCURSO, O CONCURSO VAI SER VALIDADE E TODOS OS APROVADOS IRÃO VOLTAR A TRABALHAR E SE DUVIDAR RECEBER INDENIZAÇÃO, QUE SERA PAGO PELO SR. MARINHO COM SEU CARGO, QUE COM CERTEZA IRA PERDER.

Anônimo disse...

e sobre o concurso publico como esta no tema da postagem? Abraços Dr Joao, o senhor é 10

Anônimo disse...

desculpe-me perguntar:
mas, o que o titulo da matéria tem a ver com o conteúdo?
Se bem que ele muito me interessa.

blogdojoaolucio disse...

TE RESPONDO
Quando falamos que se houver cassação haverá outra eleição é porque os votos do ACS são mais de 50% e sendo eles desconsiderados em função de uma cassação de sua candidatura, os votos restantes, somados os de ambos os candidatos, não somam 50% e isso invalida o pleito. Falou ?
Veja bem, pode haver quem entenda diferente e nós respeitamos. Esta é a lógica da lei eleitoral.

Anônimo disse...

esta ocorrendo um engano de interpretação da lei, pois pode sim u m candidato ser eleito com menos de 50% dos votos, suponhamos que numa cidade exista 3 candidatos o mais votado tem 40% dos votos, sendo portanto eleito com menos de 50 % como se referiu na matéria

Anônimo disse...

cassado ele ja foi basta a lei ser obedecida,pois durante todo processo da eleição ele foi cassado,só que infeslimente teve direito a recorrer,tanto é que ja esta em brasilia,já é mais do que certo que ja deveria ter saido ou nem ter entrado kkkk

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ao Anonimo 31/7/09 1:20 AM, os incomodados que se retiram.

tchau,

Anônimo disse...

parem de escrever sobre concurso ja era, vao trabalhar.

Anônimo disse...

ACHO QUE O CONCURSO NÃO TERIA QUE SER VALIDADO,TERIA QUE FAZER OUTRO E QUEM GARANTE QUE NÃO FOI EMPURRADO POR PADRINHO, QUE FAÇA E PASSE NOVAMENTE,OU TÁ COM MEDO?

Anônimo disse...

dia 15 dia d

Anônimo disse...

O BLOG É MARAVILHOSO!!!

TODOS PODEM COLOCAR SUAS IDEIAS E OPNIÕES...


SOBRE O CONCURSO E PENSO QUE DEVERIA SER JULGADO ANTES DE HAVER NOVA PROVA, AFINAL DE CONTAS NÃO PROVARAM NADA CONTRA A EMPRESA E O EX PREFEITO, APENAS FIZERAM UM ACORDO NO MINIMO IMORAL ENTRE A PREFEITURA E O MINISTERIO PUBLICO


O GABARITO SERIA A COISA MAIOR PARA QUE SE ANULASSE UM CONCURSO, QUE TAMBEM PODERIA ANULAR APENAS UM CARGO SE FOSSE O CASO DE TER VAZADO APENAS PARA AQUELE CARGO, TEM UM BOATO FORTE NA CIDADE QUE O GABARITO É FAJUTO

DE 20 QUESTÕES SÓ BATERAM 5

AI FICA DIFICIL, SE ATE NA MEGA SENNA TEM GANHADOR QUE JOGA 6 NUMEROS E PEGA NA CABEÇA IMAGINE O JUIZ CANCELAR O CONCURSO COM APENAS 5 RESPOSTA CERTAS

SOU FAVORAVEL QUE SEJA JULGADO O PROCESSO ATE O FINAL E CONDENADO NAO SO OS PEQUENOS APROVADOS E SIM A EMPRESA E O EX PREFEITO TAMBEM SE PROVAREM ALGO DE VERADADE

ABRAÇO A TODOS