segunda-feira, 24 de agosto de 2009

RUSSOMANO NA LUTA




De:
Imprensa Russomanno
Para:
Data:
19/08/2009 14:38
Assunto:
Fw: Projeto de Lei do Dep. Mozart Russomanno declara Carag uatatuba "Capital do Vôo Livre"
Projeto de Lei do Dep. Mozart Russomanno declara Caraguatatuba “Capital do Vôo Livre”

Preocupado em promover o desenvolvimento turístico do Litoral Norte, o Deputado Estadual Mozart Russomanno protocolou no último dia 18 de agosto na Assembléia Legislativa, projeto de lei de sua autoria que declara Caraguatatuba a Capital do Vôo Livre no Estado.
Em sua justificativa diz o parlamentar: O vôo livre é um esporte que depende diretamente da natureza e se for praticado com responsabilidade é muito seguro.
Em vôo livre não se salta, decola-se. O esporte é praticado com asa-delta ou paraglider (também chamado de parapente). Seu objetivo está em ir mais alto do que o ponto de partida com as correntes ascendentes de ar quente, conhecidas como térmicas. Uma vez encontrada uma térmica, faz-se uso das técnicas aprendidas e praticadas para permanecer dentro dela e subir a máxima altitude possível. Nem sempre é fácil, pois, as térmicas são invisíveis e, às vezes, é necessário um bom equipamento para ajudar a encontrá-las.
A emoção do vôo está em usar as forças da natureza (os ventos, as térmicas e as nuvens) para ser transportado a grandes alturas e outros lugares.
A asa-delta é mais rápida e perde menos altitude do que o paraglider, em uma mesma distância percorrida horizontalmente. Em compensação, no paraglider é mais fácil permanecer nas térmicas e a aterrissagem pode ser feita em áreas menores, de modo mais lento e seguro. Na asa-delta voa-se deitado e no paraglider sentado em uma cadeira acolchoada, chamada selete.
O município de Caraguatatuba, considerado a capital do Litoral Norte, devido à sua localização geográfica, possui 18 praias, Mata Atlântica preservada e inúmeras opções de passeios.
No município está situado o Morro Santo Antônio, com 360 metros de altitude, local onde se descortina uma vista formada pela enseada de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. No Morro Santo Antonio existem duas rampas de vôo livre, de 360 metros e 340 metros consideradas pelos profissionais como as melhores do litoral de São Paulo, devido à boa estrutura, condições de vento e térmicas, além da vista que encanta aqueles que vão até o mirante.
Os bons ventos para o vôo livre em Caraguatatuba são o leste, para decolar da rampa de 360 metros e o sul, que permite a decolagem da rampa de 340 metros, que proporciona à cidade condições ideais para vôo de asa-delta e paraglider o ano inteiro.
Caraguatatuba, já sediou etapas do campeonato brasileiro e é considerada pelos esportistas o “paraíso do vôo livre”.

Cesar Vieira Bisetto
Assessoria de Imprensa
Av. Frei Pacífico Wagner, 28 – Centro - Caraguatatuba – SP
Fones: (12) 3883-2186 / 8114-0022

Um comentário:

Anônimo disse...

Projeto de sua autoria? Caraguá ja é a Capital do Voo não pelo projeto do Mozart! Se não me engano, o vereador Baduca que fez o projeto decretando Caraguatatuba Capital do Voo! Acho q o Mozart fez foi decretar isso lá pra cima! Caso estiver errada, me corrija!! Mas acho q esta mal explicado isso ai!