Edylane disse...
Dr. João, não sei como enviar uma reclamação, mas coloco aqui mesmo, porque no Porto Novo estão pelas ruas vários cães que estão bem cuidados, até mesmo sem pulgas. Ouvi dizer que o Cecan ou algum orgão tenha deixado esses cães aqui na Praia do Porto Novo, proximo ao Acalento. Alguém poderia verificar, porque dá dó de ver aqueles cães que a gente logo percebe que não são cães de ruas. Queremos ajudar, mas não dá prá adotar todos, já peguei uma femea das que estava na rua.
Dr. João, não sei como enviar uma reclamação, mas coloco aqui mesmo, porque no Porto Novo estão pelas ruas vários cães que estão bem cuidados, até mesmo sem pulgas. Ouvi dizer que o Cecan ou algum orgão tenha deixado esses cães aqui na Praia do Porto Novo, proximo ao Acalento. Alguém poderia verificar, porque dá dó de ver aqueles cães que a gente logo percebe que não são cães de ruas. Queremos ajudar, mas não dá prá adotar todos, já peguei uma femea das que estava na rua.
NOTA NOSSA: Ficam as autoridades responsáveis pela área de zoonozes convidadas a darem uma resposta.
16 comentários:
O CECAN NÃO EXISTE MAIS E O CCZ (CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES) NÃO LARGA ANIMAIS NA RUA, ELE OS RECOLHE. PROVAVELMENTE ALGUMAS PESSOAS PEGAM ANIMAIS E QUANDO SE CANSAM, ABANDONAM OS COITADOS POR AÍ. LIGUE PARA O CCZ E SOLICITE QUE OS ANIMAIS SEJAM RECOLHIDOS.
AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS DIZEM POR AÍ, NÃO HÁ SACRIFÍCIO DE TODOS OS ANIMAIS RECOLHIDOS.
D. Edylane,
Sou a Marcia da Cia das Patas, mas por muitos anos e até o sua desativação, fui a Marcia do CECAN. Peço encarecidamente para a senhora reconsiderar a grande bobagem que a senhora afirmou quando disse que o CECAN abandonou seus bichos no Porto Novo. De tantos boatos da época ( quase 5 anos atrás), é impressionante como ainda sobrevivem comentários , ou melhor dizer, fofocas deste tipo. Os animais do CECAN foram todos adotados e até hoje vivem muito bem em local escondido para que não sejam perseguidos como já foram quando do despejo do CECAN. Os adotantes, 3 sócios da época, preferiram ficar no anonimato pois não tiveram e continuam a não ter ajuda de ninguém para o cuidado e alimentação deles (em tempo, nenhum desses associados é veterinário). Se tiver alguma dúvida quanto a isso, pergunte ao Dr. João Lúcio que ele certamente vai confirmar minhas palavras.Ele conhece os adotantes. Desculpe o meu desabafo, mas lutei muito pelo CECAN e por tudo o que ele representou, e até hoje me dói demais ouvir o nome da instituição que mais fez pelos animais em Caraguá naquele período ser jogado na lama. Já não basta ouvir diariamente as pessoas confundindo o Centro de Zoonoses da Prefeitura com o CECAN. Apenas o endereço é o mesmo.A forma de agir dos 2 é totalmente oposta. O CECAN era uma associação protetora de animais, o CCZ é órgão da prefeitura que controla doenças.
Hoje faço parte da Cia das Patas. Pois é como a música da mosca na sopa... você mata uma e vem outra em meu lugar... O Cecan encerrou suas atividades e logo em seguida continuei minha luta com a Cia das Patas.
Quanto aos animais que estão por aí, posso tentar ajudá-la a doá-los. A Cia das Patas não tem abrigo e nem recolhe animais. O CCZ também não pode recolher todos os animais abandonados pois não tem nenhum programa eficiente para a recolocação deles em novos lares. Mas o próprio CCZ já vem agindo de maneira mais madura nos últimos tempos. A Cia das Patas, com a ajuda da Ong Olho Vivo, conseguiu que algumas políticas públicas de controle de população animal fossem modernizadas. Hoje Caraguá tem campanha de castração gratuíta para animais de famílias de baixa renda. Também estão fazendo a identificação (via microchip) dos animais para que possamos reprimir o abandono. Pode a senhora dizer que num primeiro instante isto não refresca em nada. Só que o problema de animais abandonados é extenso e só será resolvido numa certo período. Posso garantir que estamos no caminho certo, mas nenhum resultado aparece sem darmos os primeiros passos. Se a senhora quiser ajudar estes animais da sua rua, primeiro não solicite que sejam apreendidos pela carrocinha, pois o futuro deles no CCZ não é nada bom. Mas entre em contato para que possamos numa ação integrada, ajudar a recolocá-los em novos lares. Para contato temos o e-mail : bichosdarua@bol.com.br.
Terei imenso prazer em ajudá-la.
A cidade está lotada de cachorros, e como agente sabe eles transmitem doenças, principalmente em micoses passadas na areia. Dizem que é proibido levar cachorros na praia e assim os turistas que trazem seus cãezinhos vermifugados, vacinados,veem o descaso com o abandono por parte da administração local.
Realmente o CCZ não sacrifica todos os animais recolhidos. Apenas 90%. Sempre eles deixam alguns para garantir o álibi.
Dr joao comente sobre o concurso por favor
Dona Edylaine, se os cachorros tivessem sido abandonados pelo extinto CECAN, devem estar todos de barbas brancas e bengalinhas. Afinal, já faz quase cinco anos que aquela instituição fabulosa foi covardemente fechada pela prefeitura, dando lugar ao Centro de Controle de Zoonoses. Lamentável sua atitude de atribuir uma mentira deslavada como esta, à uma instituição que tantos serviços prestou à comunidade.
A senhora deveria se manifestar com um belo pedido de desculpas e este conceituado Blog deveria analisar melhor o conteúdo de suas matérias, a fim de não denegrir a imagem de pessoas sérias. Acompanhei o trabalho do CECAN desde o início, mesmo não sendo moradora daqui. Conheço a Marcia e tenho por ela enorme respeito. Já com relação à dona Edylane,...
AO ANÔNIMO DAS 6:45
VÁ AO CCZ E CONFIRME. OS ANIMAIS QUE SÃO SACRIFICADOS SÃO AQUELES QUE ESTÃO MUITO DOENTES E NÃO TÊM CONDIÇÃO DE SE RECUPERAR.
APÓS SUA VISITA AO LOCAL, VOLTE AO BLOG PARA CONTAR O QUE VIU.
SEMPRE É MAIS FÁCIL CRITICAR SEM CONHECER!
Mentira! O CCZ mata animais saudáveis sim! Principalmente se for da raça Pitbull, Ainda que seja muito dócil.
Matam porque é mais fácil, mais lucrativo e pelo simples prazer de matar.
HOJE EXISTEM 6 CÃES DA RAÇA PITBULL NO CCZ E ESTÃO MUITO BEM OBRIGADO (POR LEI NÃO PODEM SER COLOCADOS P/ ADOÇÃO). E ACUSAR PESSOAS DE MATAR POR PRAZER É, NO MÍNIMO, IGNORÂNCIA.
Em tempo: pergunte ao pessoal da Pioneira que recolhe carcaças de animais sacrificados no CCZ, e poderá saber que o volume de animais mortos é muito grande. Mas sempre darão a velha desculpa de que estes animais foram sacrificados pois estavam doentes.
A Ong Olhovivo e as Ongs protetoras de animais aqui de Caraguá deveriam ficar mais atentas ao que ainda ocorre aqui dentro do CCZ. Só fazer feirinha de adoção não basta!
Pitbull pode ser adotado sim. Não há lei que discrimine a raça. Na lei , o que existe, é restrição para adoção de animais com histórico de mordedura injustificada e comprovada.Para estes casos, deverá haver um programa especial com critérios diferenciados, prevendo assinatura de termo de compromisso pelo qual o adotante se obriga a cumprir o estabelecido em legislação específica para cães bravios, se obriga também a manter o animal em local seguro e em condições favoráveis a seu processo de socialização.(lei estadual nº12916, artigo 3º)Claro que nestes casos a adoção se torna mais difícil e demorada,e a escolha do adotante mais rigorosa, mas é perfeitamente possível. Conheço muita gente que adotou pitbull e está muito feliz. Há até um caso de um rapaz que tem um comércio na Rio Branco, próximo ao Semar que adotou um cão destes no CCZ de S. Sebastião. Ele está bem satisfeito com o seu animal que, além de cuidar da sua loja, ainda dá muito carinho. Vendo o relacionamento da família com o cão, é impossível dizer que o animal não viveu a vida toda com eles.
Eu conheço este pitbull, é do Marcio do lava rápido ao lado do comercial 2000 e da fábrica de gelo. O cachorro deles é super manso e eles estão satisfeitos com a adoção. quem duvidar, pergunte ao Marcio e à sua esposa.
O CCZ NÃO E HOTEL. COMO O NOME DIZ, TRATA-SE DE CONTROLE DE ZOONOSES. TEM COMO FINALIDADE CONTROLAR DOENCAS, TAL COMO A RAIVA. ESSE E O PROBLEMA, POIS AS PESSOAS ACREDITAM QUE DEVE FAZER O MESMO PAPEL DE UMA ONG. A CULTURA DE ABANDONO DE ANIMAIS,SIM, DEVE SER MUDADA E NÃO E ESSA A TAREFA DE UM CCZ. EU NÃO ABANDONO ANIMAIS, TENHO 6 CÃES SRD, ADOTADOS E MUITO BEM CUIDADOS. ACHO QUE NÃO DEVERIA EXISTIR CCZ, TALVEZ NUM MUNDO IDEAL. MAS, NO MOMENTO, NÃO TEM OUTRO JEITO,A POPULACAO TEM QUE FAZER SUA PARTE, SOMENTE COM A MUDANCA DE CULTURA. A PREFEITURA NÃO TEM VERBA NEM PARA REMEDIOS DAS PESSOAS, O QUE DIRA PARA ADESTRADORES E RACÃO PREMIUM . CONHECO OS FUNCIONARIOS DO CCZ, JA ME AJUDARAM MUITAS VEZES POR CAUSA DE DENUNCIAS DE MAUS-TRATOS E LA NÃO EXISTE NENHUM QUE MATE POR PRAZER. VA ATE LA E CONFIRA.
OS ANIMAIS MORTOS NÃO SÃO RECOLHIDOS PELA PIONEIRA. SÃO LEVADOS PELA COLETA ESPECIAL E INCINERADOS. MAIS UMA VEZ, VA AO CCZ E CONFIRA.
kkkkk, "INdira" que se cuide" arebaba baba
A cidade precisa é de castração em massa, senão não funciona, e em gatos também!
Postar um comentário