terça-feira, 1 de setembro de 2009

O FENÔMENO MARINA SILVA

Ontem a mídia internacional destacou a filiação de Marina Silva ao Partido Verde, em cerimônia muito concorrida com mais de mil pessoas entre eles muitos artistas famosos, o que deu um ar de celebridade ao evento.
Detrás dessa cortina há um projeto interessante que poderá alterar as correlações de forças políticas no Brasil. Marina quer reescrever o programa do PV que até aqui tem cores verdes mas na prática não tem atuação convincente nos movimentos de defesa do meio ambiente. Já dissemos antes que há no PV uma parcela de militantes que na verdade não são ambientalistas e nem se preocupam com isso.
Uns dizem que Marina pode nem ser candidata a presidente e outros já acreditam que será. O melhor é aceitar a hipótese de que ela será mesmo candidata e vai ter um papel muito importante nos debates. No seu discurso de filiação ela disse que o Lula teria se desviado dos compromissos com o meio ambiente no momento em que a Dilma Ministra Chefe da Casa Civil foi intitulada de mãe do PAC- Plano de Aceleração do Crescimento, e passou a atropelar o Ministério do Meio Ambiente, na questão da construção de uma hidrelétrica no Rio Madeira. O Lula chegou a dizer publicamente que as filosofias não poderia retardar o crescimento do país. Ali, Marina que sempre defendeu o desenvolvimento com respeito ao meio-ambiente começou a deixar o ministério e de fato saiu e foi substituída pelo Carlos Minck.
Como candidata a presidente, Marina poderá levar pra mídia política os seus ideais ambientalistas que desde a época do Chico Mendes vem defendendo.
Essa postura de campanha, se de fato se efetivar, poderá trazer grandes prejuízos à candidatura de Dilma, ainda mais se o vice da Marina for realmente o Gilberto Gil como parece que vai ser.
Os defensores do meio ambiente e simpatizantes, se forem motivados a por a cara na rua, poderão forma contingentes em número maior dos que os movimento GLS. Quem pagar pra ver poderá ver o milagre da multiplicação dos pães. Quem viver verá.
Ganhar eleição não seria tarefa fácil para a Marina, mas o nível de consciência do cidadão brasileiro por certo irá crescer e muito já que os debates de campanha irão receber conteúdos de maior qualidade.

Nenhum comentário: