terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AOS POUCOS AS COISAS VÃO ACONTECENDO

O Blogdojoaolucio sempre defendeu a idéia de que o acesso ao morro de Santo Antônio deveria ser controlado por várias razões. Problemas com ruidos noturnos e perturbação ao meio ambiente da fauna; Problemas com segurança já que houve morte de menina com bicicleta na estrada de acosso ao morro; problemas com uso de entorpecentes, e finalmente a predação da natureza com lixos e afins. Defendemos que devesse o município monitorar os acessos e assim preservar a natureza transformando o passeio no morro  coisa saudável. Seria bom que  a prefeitura transformasse de vez o local em ponto turístico ecológico, construindo uma trilha lateral à estrada com identificação dos vegetais e animais e finalmente construindo um rancho no alto que permita a visão da consta através lunetas, e vendas de materiais ecológicos alusivos ao projeto suja renda deveria reverter em favor de estudos biológicos da mata atlântica em Caraguá. Afinal ninguém sabe o que é o Caraguatá e nem sabe que aqui se tem uma das maiores biodiversidades de beija-flores do mundo(ouço dizer). Tudo isso pode começar a transformar o nosso turismo em turismo de estudos ao invés de turismo somente de cerveja e shows.Contudo está de parabéns a cidade por ter dado início a um trabalho de defesa do patrimônio turístico local.
Agora, veja a notícia do Jornal Imprensa Livre:

Passeio ao Morro de Santo Antonio agora é monitorado

Para garantir a segurança dos moradores e turistas que visitam o Morro de Santo Antonio, em Caraguá, desde o dia 29 de dezembro de 2010 a entrada para o passeio é monitorada por dois funcionários, sem taxa de visitação. O passeio pode ser feito por carro, moto ou a pé, das 10h às 19h.

Ao chegar no local, o número da placa do veículo é anotado e sua procedência é conferida. O tempo de permanência de cada carro é de 15 minutos. Se o tempo for ultrapassado, os funcionários orientam os visitantes. O limite de carros no morro é de 18 veículos. Não há restrição para o número de pedestres. Não são permitidas bicicletas.
Para visitar o Morro de Santo Antonio não é necessário agendar e nem apresentar documentos. No portal, as pessoas também são orientadas sobre a preservação ambiental e a importância de levar o lixo produzido para casa. Até o final do verão, o morro receberá placas de orientação e sinalização de trânsito e turística.

O monitoramento do Morro de Santo Antonio está sendo realizado para atender o Ministério Público que exige o cumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), que determina algumas obras compensatórias para evitar a erosão no local e outras, como o monitoramento, que estavam previstas na implantação da obra e que não foram cumpridas.
Desde o início do monitoramento até o dia 4 de janeiro, o ponto turístico recebeu 923 visitas. No dia 31 de dezembro, foram registrados 242 veículos no local.


5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Ministério Público! Se fossemos depender só da prefeitura estariamos fritos, ou melhor o TURISMO, o MORRO e o SANTO estarião fritos.

Anônimo disse...

Quero ver o equipamento funcionar ou manter em funcionamento...

A cidade não tem conseguido manter nem os semaforos funcionando, vamos aguardar para ver por quanto tempo vai funcionar o monitoramento do morro...


Viva R$$$$$

Anônimo disse...

Coisa boa merece elogio, parabéns aos responsaveis, otima iniciativa

Anônimo disse...

Nossa que lindooooo!Sera que vai funcionar ate quando.

Anônimo disse...

A PEDRA DO JACARÉ ESTA SE DESFIGURANDO...