Moradores e policiais entraram em confronto na pequena Santo Antonio do Descoberto, que fica próxima de Brasília. Manifestantes pedem melhorias no transporte público e nos preços das passagens.
Por Rafael Mônaco
Às cinco da manhã ninguém entrava, ninguém saia. A ponte que dá acesso a Santo Antonio do Descoberto e a estrada que leva ao Distrito Federal foram bloqueadas pelos manifestantes que atearam fogo a pneus e troncos de árvores.
Um ônibus foi queimado. O prédio da prefeitura foi apedrejado. A tropa de choque foi chamada e acabou entrando em confronto com os manifestantes.
No meio da confusão, o padre abriu as portas da igreja para que as pessoas pudesse se abrigar. Ele serviu de mediador para negociar a saída dos policias e para que os manifestantes se acalmassem.
Os moradores se dizem revoltados contra a má qualidade dos serviços públicos na cidade, considerada a mais pobre do entorno do Distrito Federal. "Nós queremos transporte pra trabalhar", disse um manifestante.
A ponte foi liberada no início desta tarde. Quatro pessoas foram detidas, cinco foram atendidas no hospital, atingidas por balas de borracha, entre elas um policial militar. O prefeito da cidade David Leite vai pedir a liberação emergencial de verbas para o governo do estado de Goiás para tentar consertar principalmente o asfalto, a maior reclamação dos moradores do município.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/protesto-de-moradores-termina-em-confusao-em-cidade-de-goias.html