Uma menina de 13 anos foi para a Santa Casa em busca de atendimento pelo SUS por estar com suspeita de degue, entrou lá por volta de 11 horas da manhã e só foi atendida depois das 11 da noite porque seu pai viera de São Paulo para forçar o atendimento. Um senhor de 88 anos do Olaria apareceu lá por volta de 10 da manhã e foi atendido perto de 11 da noite. Isso porque chama de emergência médica. Há outras denúncias graves contra o péssimo atendimento médico da Santa Casa de Caraguá e nós já falamos dias atrás que isso tudo iria acontecer. O prefeito da cidade quando em campanha disse que iria ampliar a santa casa e resolver o problema do Pronto Socorro que é uma vergonha nacional e não fez nada porque tinha que mostrar uma avenida da praia bem bonita para o turista. Gente, isso é uma falta de respeito com a vida humana, gastar tanto dinheiro com fantasias e deixar a saúde nesta miséria. O prefeito é muito rico e se alguém de sua família precisar ele manda subir a serra de helicóptero.
Vai morrer gente por conta dessa falta de atenção do poder público municipal. Um certo radialista da cidade disse no ar quando alguém reclamou, que a culpa é do governo do estado que não constrói aqui um hospital regional. Como pode mentir para um povo imenso? O SUS é responsabilidade do município e não do governador e aqui em Caraguá está a pior gestão de saúde do litoral norte. Uma vergonha. A imprensa deveria proteger o povo e nunca os políticos incompetentes ou irresponsáveis que preferem agradar o turista do que quem vive aqui. Pior é que ainda incentivam a vinda de gente pra cá e depois jogam todo mundo na vala comum do risco de vida. . Porque será que a avenida da praia é mais importante do que a saúde? Será que alguém pode responder isso? Um a prefeitura decente teria até barracas de atendimento de emergência dado o aumento de população e nunca deixar esse marasmo horroroso de uma Santa Casa que já não agüenta mais há muito tempo e a cada dia vai ficar menos suficiente. A administração da Santa Casa também tem culpa porque não deveria assumir a responsabilidade do que não pode dar conta. Se não dá pra atender que ponham a boca no trombone e levantem a questão para forçar essa gente a utilizar melhor o dinheiro público. Prestem atenção: Vai morrer gente por falta de atendimento e não vai demorar. Só cego não vê. Será que os parentes de radialistas e jornalistas ficam na fila?
O leitor pode comentar isso porque está cheio de histórias na cidade de gente que teve problemas na Santa Casa. Se vierem denúncias com dados nós vamos imprimir e encaminhar ao Ministério Público e a Ouvidoria do SUS que precisa saber que as verbas da saúde em Caraguá não estão sendo gastas segundo o interesse público. Ficar 11 horas na fila da emergência médica só no Haiti ou em algum país africano. O problema é de gestão e ainda puseram um secretário de saúde que nunca viu isso na vida, era vendedor de pedra britada há menos de dois anos. Nada contra a pessoa, que até tem se esforçado, mas contra a falta de cuidado na escolha de alguém capacitado e conhecedor dos problemas de saúde. Isso é uma temeridade.
16 comentários:
O PS da Sta. Casa é somente a porta de entrada para o inferno. A enfermaria tem número excessivo de leitos, as condições de higiene são precárias, a internação pediátrica é superlotada, não tem espaço para as mães e não tem janelas, o centro cirúrgico e a UTI são casos para interdição. As reformas que estão fazendo, prá quebrar o galho, estão erradas. A secretaria de saúde não cobra o que é certo das irmãs, porque é o único hospital da cidade, deixa funcionar do jeito que está. E com gente que não é da área dentro da secretaria, fica mais complicado ainda.
Eu mesmo presenciei uma cena há tempos atrás, que me deixou estarrecido:
um pai com seu filho no colo chegou apressado porque a criança havia sido picada por uma cobra. Na entrada do PS, onde fica um segurança muito mal educado, pediu para que o menino fosse atendido com urgencia. Uma funcionária que passava por lá disse que ele deveria ir à sala de emergencia. Essa mesma funcionária perguntou à uma das auxiliares de enfermagem que atende por lá, como deveria proceder. A resposta foi: "sei lá, deixa ele resolver lá na emergencia". Se eu não tivesse presenciado o fato, seria difícil de acreditar. Fiz o que estava ao meu alcance e comuniquei o fato a um médico conhecido, que prontamente foi atender a criança. E se eu não estivesse lá?
Pois é, o que acontece com a maioria dos pacientes, demora 10 horas prá receber atendimento. Sugiro que chamem a TV Vanguarda prá fazer uma denúncia e uma reportagem.
A Santa Casa está nesse estado por ter todo atendimento da cidade centralizado nela. Por exemplo o posto de saúde do Massaguaçu comportaria muito bem uma UPA (unidade de Pronto Atendimento) já que possui espaço para uma viatura do SAMU. Mas parece que a ganância politica desse partido instalado no poder há anos é prioridade em relação à saúde e o bem estar da população.
E o conselho municipal de saúde, onde entra nesta história?
Por que não vem a público dar alguma satisfação?
É o Home só pensa em política - já comprou uma Rádio e uma fábrica de Cartazes, prevendo 2012.
Saúde? - Ele fala: Tô fóra
Vamguarda???
Eu quero esta aqui´pra ver eles descerem a serra pra falar algo contra a administração de Caragua
Eu não sei o que é mas tem algo estranho entre a ADM daqui e a TV, eles só falam alguma coisa de Caragua se a pessoa da comuniccação de Cargua autorizar kkkkkkkk ou vcs achavam que eram só os jornalecos e radios que o Coronel domina quando não domina ele manda comprar kkkkkkkkk
Caragua merece... R$50ão
Sou a favor do blog (que tem muitos acessos diariamente)fazer uma pesquisa sobre quem já foi mal atendido na santa casa. Vai ser uns 99% no mínimo.
Eai Senhor Antônio Carlos o que você tem a responder para o povo???
Nada né.... sabia incompetência total, espero nunca mais vê-lo como prefeito desta cidade, você é uma vergonha para nós.
Caro blogueiro anterior... que disse - ACS espero não ve-lo nunca mais por aqui....
Pergunto, como não ve-lo nunca mais por aqui? Ele é dono de 90% de Caraguá? Só se voce se mudar....o que acredito deveríamos todos fazer, já que não conseguimos concientizar este povo do que é melhor para ele. Já não temos praias limpas, cidade limpa, Pra ilustrar conto: Estava no dia 2/1/2011 no quiosque 01 (que também não sei porque tem esse número já que depois do Amigos começa a nova numeração, 1,2,3,.. estranho.... mas vamos lá: Eram aproximadamente 10h30.Fui com a minha cadeirinha e me pus perto da areia molhada e passei a observar 7 homens que conversavam com o motorista de um carro com uma caçambinha acoplada(na faixa de areia molhada diga-se de passagem) com várias ferramentas de limpeza. O 7 homens puseram-se a caminhar, 2 caminhavam com empurrando biclicletas, dois arrastavam um ancinho cada, um fazia que juntava meia duzia de coisas que ele displicententente reunia, outro carregava um saco preto grande e um senhorzinho parecia mais aplicado e reunia detritos e amontoava-os na ultima marca da mare mais alta. E assim iam eles : arrastando ancinhos, empurrando bicicletas,o saco de lixo mais vazio do que cheio,o senhorzinho juntando e amontoando. Lá foram e eu acompanhando fazendo minha caminhada. 100, 200, 300 metros a frente e eu não conseguia entender porque o "homem do saco" não recolhia os detritos. Os outros amontoavam...
Pensei, bem acho que aquele carro com a caçambinha deve estar mais atrás e vem uma outra equipe recolher o lixo. Será? O "homem do saco" andou e ficou cansado... achou um monte de lixo já bem grande , talvez do dia anterior , já amontoado e não recolhido - enfrente ao quiosque 3 - e não se fez de rogado - despejou o pouco que já carregava no monte de lixo - e saiu leve e lampeiro junto a seus amigos...
E lá se foram, eu voltei a minha cadeira.... fiquei matutando, matutando, incomodada com o lixo. Cadê a outra equipe?
As horas foram passando e a maré subindo...subindo...
A outra equipe?...
A maré subiu e ela própria se incumbiu de lamber todo o lixo, levou para dentro do mar para trazer de volta numa outra onda.
Ficou tudo como estava...
Este fato a meu ver, espelha a política de Caraguatatuba. Fala-se, fala-se , arara, papagaio, mico-leão e vamos, vamos, mutirões políticos e no final ficamos no mesmo lugar.
A unica coisa que muda é a maré e a maré cheia...bem cheia igual ao nosso "saco" .
Comecem a rezar o Credo!!!!
Em Cruz!!!
Levei meu filho na Sta. Casa ao PS, pois estava vomitando desde de manhã, isso eram 12:00, após uma espera de três horas, o medico o encaminhou para reidratação via soro e pediu um exame de snague, o enfermeiro depois de 1 hora o atendeu, fez todos os procedimento para a aplicação do soro, que colocou em uma veia da mão, e foi buscar os materiais paraa coleta do sangue, e o colheu, disse assim daqui uma 06 horas o exame ficará pronto.Já eram 23:00 quando outra enfermeira me informou que teria que colher novamente o sangue, pois o anterior não serviu para o exame, perguntei por que e ela me informou que o sangue estava aguado, sabe por que, o enfermeiro aplicou o soro na mão e colheu o sangue o braço já com o soro aberto, o que danificou e mascarou o resultado do exame, colhido novamente o sangue mas 06 horas para o resultado, isso o garoto ainda vomitando e tendo dores do lado direito do abdomem, e o medico dizendo que suspeitava de hepatite(bom eu tive hepatite e não tive esses sintomas, mas quem era o medico? Ele. Eu apenas uma mãe preocupada com seu filho, me calei. O resultado saiu e não era nada isso já eram 10:00 do outro dia. Fomos liberados,o garoto ainda vomitava e as dores continuavam, foi expedida uma receita, ele deveria ser medicado em casa já que o resultado do exame não apresentou nenhum problema. Voltamos, as dores continuaram mais fortes, o vomito também, resolvia leva-lo ao medico novamente, mas dessa vez me recusei a ir até a Sta. Casa, levei-o a S.Sebastião, lá relatei o ocorrido ao medico, e das suspeita de hepatite, mas o medico me disse que os sintomas eram de outra enfermidade apendice, e o encaminhou para o RX, resultado: o garoto estava com o apendice quase suporando, foi encaminhado para cirurgia imediatamente. Em suma se tivesse voltado a Sta. Casa será que teria o mesmo atendimento?
pessoal vcs já pensaram se 10 porcento da nossa cidade passar mal???o que vai acontecer????uma tragédia e ninguem faz absolutamente nada.....
Isso dá uma revolta tão grande...
E há quem defenda esse monstro
Põe o Dr Marcelo no lugar desses picaretas aí .....minha gente
Como se pode esperar mudanças nessa cidade se as pessoas tem medo de se expressar e/ou então são covardes! Todos os comentários aqui são anonimos. Assim como o voto ainda é secreto, me espanto há 04 anos morando em Caraguá, que todos falam mal de ACS, mas ele sempre vence as eleições.
Não está na hora de mudar de postura cidadão caraguatatubense? De deixar claro de que lado se está?
Ou será que depois de "A esperança vencer o medo" e "A verdeade vencer a mentira" as pessoas ainda se escondem covardemente atrás de comentários anonimos!
Tá na hora de mudar de postura, se querem mudanças de rumo na cidade.
o povo merece de caraguá merece!!! Será mais um?
Sr. anônimo das 9:09, fiquei indignado com o problema que enfrentou.
Será que na Sta. Casa não conhecem um exame muito simples feito por ultrassonografia?
Estamos vivendo no século XIX ?
Isso já deixou de ser pouco caso, é criminoso!
Postar um comentário