quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que é Plano Diretor?

O Plano Diretor é um dos instrumentos de preservação dos bens ou áreas de referência urbana, previsto no artigo 182 § 1º da Constituição Federal e na Legislação Federal através da Lei 10.257/ 01, popularmente conhecida como Estatuto da Cidade.
            O Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, pois sua principal finalidade é fornecer orientação ao Poder Público e a iniciativa privada na construção dos espaços urbanos e rurais na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população, adstrita àquele território. Trata-se pis, de uma lei municipal específica, cujo objeto é o planejamento municipal, mediante atividades e empreendimentos do Poder Público e das pessoas físicas e jurídicas, que leva em conta os anseios da população. Daí, ser chamado também de Plano Diretor Participativo.
            Em suma, o Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a adequada ocupação do município, determinando o que pode e o que não pode ser feito em cada parte do mesmo.
            Na fase que antecede sua aprovação, vereadores e representantes comunitários, através de audiências públicas e debates, discutem os problemas urbanos, objetivando a construção de uma cidade sustentável para as presentes e futuras gerações.
            Cabe lembrar que antes da vigência do Estatuto da Cidade, o Plano Diretor era obrigatório  para municípios cuja população ultrapassasse 20 mil habitantes. Agora, também é exigido para as regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e cidades integrantes de áreas especiais de interesse turístico, bem como as que possuem em seus limites territoriais empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental.
            O Estatuto da Cidade estabeleceu o prazo de cinco anos, que expira em 10/10/2006, para que cada município elabore ou revise as regras de ocupação do solo, sob pena de expor os chefes dos Executivos locais a processos de improbidade administrativa, cuja pena máxima poderá ser a perda do mandato.
            Seu conteúdo deverá estabelecer no mínimo a delimitação das áreas urbanas onde poderá ser aplicado o parcelamento, a edificação ou a utilização compulsória, levando em conta a infra-estrutura e demanda para a utilização do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado. Estabelecerá as condições de exercício do direito de preempção, da outorga onerosa do direito de construir, das áreas onde serão permitidas a alteração de uso do solo e as operações urbanas consorciadas.

9 comentários:

Anônimo disse...

O rei só compra...compra e cpmra terrenos e áreas, vcs acham que ele vai querer saber de nós pobres súditos..ele quer mais que tenha 50 andares ele e o Arquiteto de São Paulo...quanto mai$$$$$ alto melhor. 50 andares já. Viva as empreiteiras de São Paulo...

Anônimo disse...

Acho que deveria ter 21 andares no condominio costa verde tabatinga , bem do lado da casa desse ARQUITETO de São Paulo que quer impor isso ao nosso municipio......é só verificar DR. é a pura verdade...

Anônimo disse...

Sobre a enquete do plano diretor:
o plano foi votado e não aprovado ainda na administração do Aguilar. Agora estão se aproveitando dessa situação prá arrumar pro lado deles!

Anônimo disse...

PRECISAMOS EXIGIR UM DEBATE AMPLO E TRANSPARENTE COM A POPULAÇÃO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR. LEVANDO EM CONTA OS RECENTES E LAMENTÁVEIS EPISÓDIOS DESSA ADMINISTRAÇÃO, O REI IRÁ FAZER APROVAR A CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS NA AREIA DA PRAIA! A CERCA FOI UM ENSAIO E UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE NÃO HÁ LIMITES PARA A REALIZAÇÃO DAS VONTADES DELE.

Anônimo disse...

Entendo que aqui cabe a frase do Coronel Nascimento em Tropa de Elite 2 onde diz:
“O SISTEMA SE REESTRUTURA. CRIA NOVAS LIDERANÇAS. O SISTEMA DA A MÃO PARA NÃO PERDER O BRAÇO.”
Quem viver verá!!!

Anônimo disse...

É RUIM QUE ELE VAI DEIXAR O POVO OPININAR.Ta bom...........
Ele é autoritario e mt arrogante para isso.

João Rocha disse...

Exelente artigo sobre o que é o Plano Diretor.
Eu acho que o Blog pode ser uma ferramenta para informar, debater e formar.
Sugiro que periodicamente se publique alguma coisa mnesse sentido: O que é, sobre variados temas.
Por exemplo: O que é Lei Orgânica; O que é legislar; o que é legislar; o que é Ética o qúe é Associação de Bairros, etc.

Anônimo disse...

CADE O SINDICATO????O PRESIDENTE FALOU QUE É AMIGO DO HOME .CADE O PRESIDENTE????NÃO VAI BRIGAR PELOS DIREITOS QUE NÓS TEMOS POR DIREITO??OU VAI FICAR COM OS BRINQUEDINHOS INFLAVEIS??NO ANO PASSADO SABIA DISSO RECEBEU E E ...NÃO FEZ NADA.SÓ PARA LEMBRAR QUEM MUDOU A DATA PARA AVALIAR O FUNCIONARIO PLANO CARREIRA FOI O EX-SECRETARIO DA ADMINISTRAÇÃO QUE É O ATUAL VEREADOR AMIGO "FIEL" DO EX-PREFEITO PEDRO IVO .E AGORA VEREADOR VC NÃO VAI FAZER NADA POR NÓSS?????????????????

Anônimo disse...

Dr Joao Lucio
O grupo da Agenda 21 tem se manifestado bastante a cerca do processo de elaboração do Plano Diretor. Foi noticiado no fim de 2010 no jornal Imprensa Livre que o grupo solicitava constantemente informações sobre as propostas contidas no plano e que nunca obteve resposta. Depois dessa materia foram ouvidos e receberam a proposta. Pelo que dizem o plano é de arrepiar.