O representante da Santa Casa foi hoje no programa do Forlin na Rádio Caraguá F.M. e deixou claro que se as unidades de saúde fizessem a sua parte e atendessem a população que necessita de médico, não haveria sobrecarga no hospital que atendeu a 13 mil consultas no pronto socorro só em dezembro. Nós dissemos que a Santa Casa deveria mesmo abrir o bico e dizer o que acontece na real. A prefeitura de Caraguá repassa cerca de 1.3 milhão por mês à Santa Casa e ainda faltam mais 300 mil para que o atendimento possa ser solucionado. Se fosse em outros moldes o jeito de governar a cidade, esses problemas poderiam ser debatidos em audiências públicas e quem sabe a população da cidade poderia opinar sobre a equação do problema. Quem sabe que o povo na sua sabedoria não iria encontrar formas de melhorar o sistema. O fato é que os postos de saúde com médicos de uma hora por dia não poderão mesmo resolver nada. Se o problema é salário dos médicos, ou se é falta de condições e locais adequados para atendimento, o fato é que o problema está nas mãos do prefeito e ele pode tornar publica a situação fazendo audiências públicas sem artifícios para se relacionar abertamente com o povo. O povo sabe que milagre não dá pra fazer, mas sabe que do jeito que está não pode continuar. Na entrevista o que deu pra notar foi a preocupação do entrevistador em não deixar o Amauri da Santa Casa falar sobre as dificuldades que vem encontrando com relação à prefeitura local. Tentou por várias vezes atribuir a responsabilidade ao governo do estado que não tem nada com o gerenciamento SUS no município, mas mesmo assim a entrevista foi muito positiva, parabéns à Caraguá FM pela iniciativa. O Conselho Municipal de Saúde que deveria fazer a função de debater os fatos e buscar soluções não tem se manifestado publicamente o que é um erro porque são representantes do povo no assunto saúde pública.
16 comentários:
Esse apresentador é uma verdadeira descepeção ele falou tão mal do Rei no inicio e como um passe de magica ele está compromentendo a sua emtrevista só para falar bem do rei me poupe, é só começar a diminuir as aiudiencias que a coisa vai pegar acorda.
O ACS está preocupado com outras coisas, está preocupado com a sua reeleição ou a eleição do seu filhinho pra prefeito..... e esqueceu de governar....
Votei nele, porque ele garantiu durante a campanha que a SAUDE seria o alvo principal do seu plano de governo......
E agora prefeito a SAUDE de Caragua está doente.... Precisamos de um médico para cuidar de Caraguá e não de um engenheiro.... O senhor prefeito só pensa em obra, por que será???
Por isso que eu vou torcer pro dr. marcelo ugati sair candidato a prefeito....
Quero governante que goste de pessoas e nao de dinheiro...
Acho que está na hora de uma união da oposição contra todos esses desmandos da administração tucana de ACS. Que seja ampla, que reúna partidos e entidades dos vários espectros políticos por uma Caraguá mais justa, mais humana. De implantar as politicas sociais do governo federal, pois dinheiro pra isso tem e já aprovado. A PMEBC só não usa as verbas por que é tucana e "inimiga" (isso mesmo "inimiga"!) do governo federal por esse ser representado pelo PT. Mas se esquecem que mesmo o PT pra chegar ao governo federal teve que abrir mão de retóricas e procurar uma ampla coligação, foi assim nos 02 mandatos de Lula e agora no governo Dilma...e os resultados tem sido ótimos, e como avançamos em todas as áreas, temos que pensar o mesmo na nossa cidade.
Ou então continuar com esse "bla´bla´blá" anonimo e covarde e esperar por uma lembrancinha no dia das eleições e curtir um currasquinho na casa de algum candidato...
Bom dia a todos os leitores, alguém aqui se surpreendeu com essa postura do radialista ? eu achei até que ele foi brando na defesa do atual prefeito que na opinião dele deve ser muito bom, ele deveria fazer um jornalismo imparcial e não essa VERGONHOSA e ESCANDALOSA partidária!
ele simplesmente da noite pro dia começou a defender o prefeito que em época não muito distante tanto criticou, Mas felizmente temos o Blog que acredito que permanecerá imparcial mesmo que alguns leitores achem-no tendencioso em algumas matérias, Mas a grande maioria tenho certeza que concorda com minha opinião, mesmo porque não temos outro veículo de comunicação em nosso município. Dr. uma pergunta jurídica. O descaso que está acontecendo em Caraguá por parte da atual administração não pode ser caso de justiça? talvez uma ação civil pública ? onde eu posso acionar a prefeitura devo ir direto ao Ministério Público, devo entrar em Caraguá mesmo ?
Um grande abraço a todos!
caros amigos do blog, na mateira cobra-se maior participação do conselho municipal de saúde, porém como um conselho que foi "montado" pode agir ou se mainifestar contra o governo municipal, foram eleitos para esse tal onselho só amigos do rei. Como sei? Fui candidatada, e no dia da eleição para o conselho eu vi, só amigos do rei.
Mais uma observação, como a saúde pode funcionar se temos um secretario, que nem médico é, sabe cubicar muito bem areia, pedra e concreto. Conclusão somos tratados como tal.
Muita gente votou pelos R$ 50,00!!!!!
quem pagou também é culpado. Muitos que hoje falam também pagaram.... aguardem a próxima eleição....
lembram da "onça" que comia as criações dos sitiantes do bairro alto... quem era o dono da "onça"?????????
Muitos já pediram que o Dr. Marcelo se candidate ao cargo de prefeito. Espero, do fundo do meu coração, que ele não cometa esse desatino.
É um excelente médico e excelente cirurgião e por isso acredito que deve continuar como tal, atendendo os pacientes com toda a dedicação e respeito de sempre e não se misturando com essa politicagem que tem por aí.
Um prefeito sensato poderia, sim, procurá-lo para uma consultoria, mas daí a deixar a sua belíssima carreira médica para entrar na política, seria um desastre. Afinal, ele tem o respeito e a admiração dos cidadãos de Caraguatatuba e um bom nome a zelar e todos sabemos que o prefeito, por si só, não faz a administração.
E existe um outro ponto a ser considerado: a carreira de médico, aquele que atende em consultórios e hospitais é diferente de alguém que administra serviços de saúde pública. São enfoques bem diferentes dentro da mesma área. O médico, em geral, tem uma formação mais voltada para o tratamento e cura de doenças, diferente da saúde pública voltada para prevenção e administração. A saúde pública deve implicar mais a prevenção e menos a cura, exatamente o contrário do que se faz aqui hoje, menos pronto-socorro e remédios e mais consultas de rotina para acompanhamento da saúde e não da doença.
Quem sabe um dia a gente chega lá.
As pessoas esqueçem que nosso hospital nao e publico....e uma entidade filantropica !!!! onde existe uma mafia mineira que so entra quem eles querem de profissionais(medicos)....e o dinheiro que a prefeitura manda e da populaçao(impostos)seria mais judto um novo hospital regional do estado .....tenho uma resposta ao medico que falou na radio temos uma lei que e obrigatorio atender qualquer pessoa (rico,pobre)primeiro ser humano depois sua classificaçao social....
O médico que falou na radio e radialista é do rei . Que deu para entender a saúde vai bem . Com poucos
médicos mais querem só em um ano 3.600.000,00 mais 15.600.000,00 TOTAL
por ano Só 19.200.000,00 ???????
HA o medico foi candidato a vereador???????????
o rio de janeiro continua lindo....
Tenho plano de saude e precisei de um exame de esteira na Clínica Santa Marta. Só tem para o final de abril. Pedi para marcar particular e me disseram que só no começo de abril. A recepcionista me disse que se realmente eu estivesse com urgência deveria passar pela Santa Casa que somente assim conseguiria adiantar o exame. Fiquei surpresa. Acho que está melhor que clínica particular
Mas na Sta.Casa é assim:
qdo. o equipamento funciona, não tem médico, qdo. o médico vem, não tem equipamento.
Falando de exame de esteira, sabiam que a secretaria de saúde tem um equipamento para fazer esse exame, com computador e tudo, que está parado e deteriorando? Perguntem por aí aos funcionários. Nosso dinheiro jogado no ralo e quem precisa de exame, não tem!
Ao Sr. Urias,
em outra postagem, diz mora aqui há 4 anos e critica quem faz comentários anônimos no blog.
Nào é, absolutamente, covardia. Talvez o senhor não conheça o que é perseguição e vingança. Qualquer um que faça comentários contrários ao rei, será fortemente persiguido. Se tiver parente na administração, sobra prá ele também. Aqui todos se conhecem, conhecem seus amigos e parentes e infelizmente temos que temer esse tipo de atitude do rei e seus asseclas.
Postar um comentário