sábado, 22 de janeiro de 2011

UM LEITOR LEVANTOU A LEBRE

Recebemos de um leitor a recomendação para que evitemos as notícias mais gerais porque os jornais de São Paulo já as divulgam com abundância. Sugere que nos detenhamos às informações locais e regionais porque entende ele que não há meios tecnicamente confiáveis e rápidos de divulgação dos fatos regionais. Os nossos leitores em geral podem opinar sobre isso e com a certeza de que nós seguiremos as tendências da maioria dos nossos leitores. Temos buscado nos últimos meses e com relativo sucesso, que os nossos leitores participem mais ativamente dos nossos trabalhos. A resposta tem sido positiva, mas há ainda uma enorme porção de leitores que não querem se identificar por medo de represália. O Blog tem buscado diminuir os conflitos entre forças divergentes no campo político para emprestar aos leitores, não só a sensação de credibilidade do trabalho como também a certeza de que não há represália alguma. O filho do dono deste Blog tem um estabelecimento comercial o Beco do Açaí e ainda que as críticas por aqui sejam severas, às vezes, nunca houve nenhuma espécie de represália como fiscalização abusiva ou coisa assim. É lógico que a empresa é legalizada, registra os empregados, mantém os cuidados recomendados pela vigilância sanitária. Isso mostra que o exercício da cidadania não tem nada a ver com vinganças outras. Um cidadão que resida em certo bairro cuja manutenção esteja ruim, pode perfeitamente fotografar a situação e mandar por E-mail ao Blog, assim como depois de arrumado fazer nova foto e até agradecer a solução. Pode um cidadão que tenha sido mal atendido por um servidor público gravar as ofensas ou mesmo prová-la por testemunhas e o Blog poderá ser um bom parceiro da cidadania sendo a favor ou contra qualquer vocação política ou de outras vertentes. Se há um mau atendimento na Santa Casa ou outro Hospital ou clínica, mesmo no AME, na polícia tudo pode ser objeto de denúncia desde que fundamentada e com o denunciante devidamente identificado para que seja possível a verificação dos fatos. Nós temos tido muito medo de fantasmas que na verdade nem existem, mas que ainda deixam no seio da cidadania marcas de passados horríveis dos tempos da revolução de 64. O mundo mudou o Brasil também e Caraguá precisa mudar e deixar de ser uma enorme covardia moral que se reflete no encolhimento dos cidadãos para ser uma fortaleza moral capaz de corrigir seus erros e colocar no trilho o trem do futuro de preferência, sem atropelar ninguém, somente com o poder do diálogo e do convencimento. Identifique-se denuncie e agradeça , elogie, sugira soluções, mas identifique-se e leia a matéria que publicamos logo abaixo. Na Tunísia, uma ditadura inferna, o povo conseguiu abrir a caixa preta do poder e está sendo considerada uma lição de democracia no mundo árabe. Comente e sugira.

6 comentários:

Aristides Lobo disse...

PARECE-ME QUE É FUNDAMENTAL ESTARMOS ATENTOS ÀS QUESTÕES MUNDIAIS E NACIONAIS PORÉM,A SITUAÇÃO CALAMITOSA DE DESGOVERNO E INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA PORQUE PASSA O NOSSO MUNICÍPIO REQUER TODA A NOSSA ATENÇÃO. SOBRETUDO PELA EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO ECONÔMICO, QUE AGREGA INTERESSES DIVERSOS, E NECESSARIAMENTE VEM ATRELADA À DEMANDAS SOCIAIS, POUCO LEMBRADAS. VITÓRIAS RELEVANTES JÁ FORAM ALCANÇADAS POR INTERMÉDIO DA MOBILIZAÇÃO FEITA ATRAVÉS DESSE BLOG. NÃO PODEMOS RETROCEDER! PARABÉNS AO BLOG. A CADA DIA SE CONSOLIDA COMO UMA ILHA (ÚNICA) DE EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO NESSA CIDADE.

Anônimo disse...

Olá, concordo e acho positivo que as matérias tenham foco no Litoral Norte, e deixo aqui uma sugestão com uma pergunta:
um dos nossos maiores problemas está na questão da saúde,por que até hoje uma instancia independente, poderia ser uma ong, não solicitou vistas as contas da Santa Casa de Caraguá, seria muito importante sabermos qual o direcionamento que é dado ao nosso dinheiro, poderíamos ter um controle maior e eleger prioridades. Com a palavra as ongs e principalmente o Conselho de Saúde de Caraguá.

Anônimo disse...

Sr Joao , eu concordo com tudo que diz inclusive eu mesmo ja disse aqui que o Blog , deveria focar mais os assuntos locais , e eu nunca mando nada sem me identificar ,
Mas mudando de assunto eu quero falar aqui de um assunto ou melhor de um problema que vem ocorrendo a muito tempo , com relação ao transito caotico na avenida da Praia mais precisamente em frente ao parque de diversão , vcs ja notarão que ali naquele pedaço o transito não anda todas as noites .
Isto devido ao estacionamento inrregular dos veiculos nas areias da praia e muita gente passando no calçadão e muitos veiculos querendo entrar , ali , dai fica uma fila enorme que vai ate a ponte , eu pergunto não estava na hora da prefeitura fechar aquela passagem de veiculos entre o parque e a praça de eventos se for o caso que fosse feita a entrada bem mais para traz longe da area do centro dai evitaria os carros passando pela calçada ja vi muitas vezes pessoas correndo o risco de ser atropelado ali porque o povo quer circular e os carros querem entrar para a praia , será que o nosso secretario de transito não teria uma solução viavel para este caso eu sugiro acabar com o estacionamento na praia e fechar aquela entrada principalmente na temporada.
Abraços .
Carlos Nascimento

João Rocha disse...

O texto levanta uma preocupação válida: debatermos os problemas locais é o que está faltando nesta cidade.
Quanto 1964, não foi revolução. Foi um golpe militar que derrubou um presidente democratimente eleito, apoiado pela extrema direita, setores conservadores e pelo Imperialismo Americano, atraves da CIA.
Implantou uma ditadura que prendeu, torturou e matou.
Eu estava lá. Era Dirigente Sindical.

Anônimo disse...

Caraguatatuba, continua linda, maravilhosa e com problemas menores e simples com relação as outras cidades tão castigadas pela falta de infra e de vontades políticas de melhorias(veja pela TV), pelo que percebo por aqui as reclamações são sempre as mesmas, estacionamento, nhé, nhé, nhé neste blog tão acido, e tem mais sempre os mesmos cidadãos que não tomam mais banho de mar e não são felizes com nada a sua volta, preferem as bolachas muchas, emboloradas, cobertozinho nas pernas e chá vencido bem quente.

João Rocha disse...

Olá !
Em 1964, não foi revolução. Foi golpe militar que implantou a ditadura