Janeiro é data base do funcionalismo público de Caraguá e não se observa nenhuma movimentação sindical. Geralmente nessas épocas, o sindicato realiza assembléias gerais retira delas alguma proposta e usam as decisões soberanas da assembléia para negociar com o patronato as melhorias de condições de trabalho e ganhos salariais. O Blog está comentando a situação há uns três meses e até agora nada de novo aconteceu e o sindicato dos servidores segue mudo e calado sem nenhuma mobilização da categoria. O atual presidente do sindicato no início dos eu mandato até ensaiou algumas iniciativas que davam sinais de eficiência na gestão sindical. Mas....
É uma pena porque os servidores de Caraguá não são bem organizados, não têm um plano de carreira convincente, têm um instituto de previdência que o próprio trabalhador que contribui não sabe o que se faz com tanto dinheiro, e nem têm nenhuma tradição de luta de classe ficando cada um pra si em seu canto buscando vantagens pessoais. Há distorções exorbitantes de gente que não trabalha e recebe mais do que quem trabalha, há outras exorbitâncias como gente de fora que nunca trabalhou virando chefes de quem está lá há tempos, em cargos de confiança sem pé nem cabeça, e até casos de familiares de políticos ou de apaniguados que assumem postos chaves sem formação e sem capacitação, tudo a afrontar o servidor de carreira que fica quieto com medo de ser perseguido. Não se deve fazer bagunças sindicais, mas deve-se cumprir ao menos uma agenda mínima de reivindicações retiradas das assembléias e não dos gabinetes em negociações escondidas. O assunto tem que ser público e as reivindicações precisam sair do consenso da categoria.
Do jeito que o servidor é passivo qualquer um pode fazer o que bem entende com os seus direitos e até negociá-los como acontecia em épocas de escravidão.
12 comentários:
A receita está completa! Um sindicato que não luta pelos interesses dos funcionários e um prefeito que numa pseudo-entrevista nessa semana disse que "enquanto Caraguá tiver déficit de políticas públicas os servidores terão de esperar". Ora, partindo do princípio que há déficit de políticas públicas na Finlândia, Noruega, Dinamarca e em outros países com IDH muito melhor que o nosso, conclui-se então, que a tendência é que a situação dos servidores só piore.
AO ANONIMO DAS 19:16, NAO É NADA DISSO QUE O PREFEITO FALOU,E NEM FOI UMA PSEUDO-ENTREVISTA,ESTA MANIA DE DISTORCER OS FATOS TEM DE ACABAR. QUE SAUDADES DO MARINHO ESTE IA PARA CIMA,DENUNCIAVA MESMO.,VOLTE MARINHO.
Segundo boatos, será dado um aumento de 7 por cento aos servidores (desconte a inflação e tera o aumento real), mais R$ 50,00 de aumento no vale alimantação. Ouvi falar, também, que a licença-premio voltará a ser concedida a cada 5 anos, como era antes, e não mais 18 dias anualmente como é agora. Gostaria que, se possível, o Dr. João Lúcio apurasse essas informações. Uma frase que eu ouvi e que é para pensar: pra que investir em obras socias para melhorar as vidas das pessoas, se as pessoas morrem e ninguém vai lembrar dessas benfeitorias. Pelo contrário, as obras físicas(construções, pontes, etc.) duram mais tempo e estão à vista de todos: acredito que esta seja a diretriz política utilizada em nosso municipio..... infelizmente...
O atual presidente do sindserv está mais preocupado em ficar na praia do Aruam e da mococa levando os seus brinquedos inflaveis do que assumir realmente o papel de PRESIDENTE,o cara até ECO SPORT zero bala tem .É mole!!!!!.ass.Marco Antonio,ah!!!! e tem mais ,é agora em janeiro que se dá realmente aumento ou sei lá o que ,mas.... pelo visto .......
ao anonimo da 1:15, não sei o por que de seu pedido de volta do Marinho, quando ele era presidente do sindicato, tivemos aumento maior??? Não. Tivemos plano de carreira???? Não. Tinhamos uma sede com salão de festas????TINHAMOS. Era só isso que tinhamos,e pra fazer festa lá tinhamos que pagar, além do desconto que já havia em nosso salário.
È como a materia diz sindicato calado, funcionarios mudos. È isso que dá.
Agora por favor MARINHO NUNCA MAIS.
bando de chorão sem ação, ficam sempre esperando a acao do poder publico...nao é a toa que o funcionalismo ta esta vergonha atualmente, deviam olhar o proprio umbigo e sentir vergonha, nao do sindicato, mas da insignificancia das vidas que tem...é de dar pena...
FUNCIONÁRIO QUE NÃO DESFILIAR É OTARIO!!!
Estamos de novo sim na epoca da escravidão e agora escravos de um rei cruel e impiedoso que persegue e maltrata ate os que a ele serve.Quanto ao sindicato a coisa ta feia mesmo o presidente não disse a que veio ou $$$$$ talvez não possa dizer como muitos.Não briga pelos direitos do servidor a ainda come no prato de ouro do REI É O FIM DE TUDO MESMO.
Gostaria de ressaltar a questão de familiares de politicos em cargos ou outras cositas mas....É vergonhoso para a cidade tem "FAMILIA" que BOTA gente em todo setor da prfeitura e igual erva daninha.Tomara que o proximo prefeito ponha essa canbada pra correr e trabalahar de verdade não ficar eternamente vivendo de politica.Quanta falta de perspectiva.
aO ANONIMO DAS 12 E 08 AM.não fique preocupado em salão de festa,pois qdo tinha assembleia com certeza vc não ia ,aquele predio era um lixo,cheio de mato chão batido,quem arrumou?o Marinho nunca mais,esse que foi varias veZes brigar pelo direito do funcionario ,mas...tudo bem vamos respeitar a opinião dos "outros"pois cada um quer ver realmente o seu umbigo.Todos entre" "mete pau na administração ,mas na hora de ir na seção de camara ninguem vai,na hora das eleições só vota se realmente tiver algo que realmente se beneficia e assim por diante temos que ter respeito com o proximo não interessa a cor ,a raça,a posição politica e honrar o nome que se tem e se identificar colocando NOME pois anonimo é na verdade um ZÉ NINGUEM.Eu me chamo Mateus Gabriel
ao anônimo acima será que vc, leu direito até o fim o que o anonimo das 12:08 escreveu? Se seu nome é mesmo Mateus Gabriel, por que a postagem é anonima, já que não tem medo? Só uma vez vi este sindicato lutar pelos servidores foi 2004 quando houve uma greve lembra??? Quanto a ir a seções vc me conhece sabe se vou ou não? Quando vc diz votar com algum interesse, vou te responder quando se vota numa chapa de sindicato temos a esperança(interesse) que esses membros façam algo pela categoria, o que até agora não aconteceu. Veja ai os 7% de aumento vc com certeza deve estar muito satisfeito com isso não é?
Sei que um sindicato não faz nada sozinho, é preciso que os funcionários sejam unidos a causa, caso contrario nada funciona. Se faltei com respeito alguém, não sei. Agora a honrar o nome que tenho, sim, tenho uma enorme honra, só que na verdade o grande ZÉ MANÉ , nessa história toda é vc, póis diz que se chama fulano de tal e posta anonimo, presta atenção naquilo que escreve. e mais uma vez:
MARINHO NUNCA MAIS.
Tem toda razão!!!sou de São Sebastião, sou sindicalizado, funcionário público e nunca vi um sindicato tão fraco...Aqui nós cobramos e muito... e nem sempre sai do jeito que nós queremos...mas alguma coisa sai sempre de nossos pedidos ou benefícios...E aí!!!eu não vejo ação alguma é tudo pau mandado!!!
Foooooora Marinho!!!!
Postar um comentário