sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O BLOG JÁ SABIA - CARAGUÁ É CAMPEÃ DE VIOLÊNCIA

Aqui em Caraguá os olhares das autoridades são voltados quase que exclusivamente para o turista que vem no verão deixa algum dinheiro e se vai para a sua terra onde tem boas condições de vida, boas escolas, bons médicos, bom transporte coletivo e boa segurança pública. Quando der vontade de beber cerveja e fazer xixi, por certo virá a Caraguá.


O turismo que se pratica aqui é predatório porque só produz barulho, sujeira e bagunça, carros sobre a areia da praia, numa avacalhação total, como se Caraguá fosse um quintal alheio onde tudo pode. Depois vai todo mundo embora e fica aqui o mesmo ostracismo do desemprego, da falta de perspectiva de vida profissional digna, de uma saúde descente, de futuro seguro e de felicidade ainda que simplória.

Os índices publicados ontem pelo Ministério da Justiça mostram que o Blog estava e está certo ao indicar para a possibilidade de que se invista dinheiro público com os olhos voltados para quem vive aqui e vai por certo continuar vivendo aqui. Caraguá aparece na vergonhosa posição de campeão de violência do Estado e em 44º lugar dentre todas as cidades do Brasil. Isso mostra que aqui são mortas mais pessoas do que em todas as demais 6500 cidades do país. Aqui é um lugar perigoso e a estatística mostra isso.

Gastam-se fábulas em asfalto, guias e sarjetas, bloquetes, mas não se gasta o necessário em atendimento social ao cidadão de Caraguá que vê seus filhos sendo assassinados em grande escala. Só para ilustrar Caraguá apresentou 122 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto que Lorena, coincidentemente a cidade de origem do atual prefeito, é a segunda com 40 homicídios por 100 mil habitantes, o que faz de Caraguá, uma campeã indiscutível porque a diferença é de três vezes mais do que a segunda colocada.

Verdade que os dados não são do atual governo municipal que só foi eleito em dois mil e oito enquanto que os dados são de 2006/2007. Entretanto, não se pode perder de vista que o modelo de governo é o mesmo porque o prefeito Aguilar, que governava quando foram colhidos os dados, era sucessor eleito com a ajuda do atual que voltou depois de quatro anos a governar a cidade.

As metodologias de governo são parecidas e isso pode ser admitido porque um elegeu o outro e depois voltou em clima de guerra.

A cidade continua fazendo a mesma política e o atual prefeito já disse que investiu cerca de 80 milhões em pavimentação de ruas, fala em aeroporto internacional, fala em shopping a céu aberto, mas a política social que deveria ser desenvolvida com dados e números, sob orientação técnica responsável não se vê.

Certamente irão dizer que estamos fazendo política contra, mas não importa, porque o que importa é que esta cidade seja melhor orientada por gente que se preocupe com gente e não somente com sacos de cimento.

Os dados não foram criados pelo Blog e não foram mascarados por que a matéria está em toda a mídia nacional. Os turistas estão lendo o Estadão, a Folha o Vale e por certo terão muito mais cuidados ao procurarem um lugar para beber cerveja e fazer xixi.

Há tempo, e a rota deve ser corrigida imediatamente com políticas sociais sérias senão, a única fonte de renda da cidade o turismo vai acabar e nesta última temporada já se viu muito menos gente do que antes e até os shows foram um fracasso por conta da falta de público.

Estamos a caminho do fracasso e não é pessimismo, porque a verdade está ai para quem quiser ver.

Palavras de um especialista em segurança:

Para José Vicente da Silva Filho, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, um dos motivos de Caraguá ter o pior índice de homicídios no estado é a falta de continuidade nas políticas públicas para os jovens.
“Falta presença do Estado. Investe-se muito em turismo e esquece-se dos locais mais afastados, que ficam abandonados. Quando é criado um programa, é paliativo. Depois é largado”, diz.

7 comentários:

Mariana Gomes Pires disse...

Claro que a cidade tem que "crescer", para que sejam vistas a olhos nus, ou em fotos publicadas pela prefeitura, para turista ver...Porque, quem vai se preocupar com as famílias que estão perdendo seus entes queridos, se isso não é divulgado, e nem se pode descrever tamanha dor, inclusive não seria agradável aos nossos turistas, que só vêm pra se "divertir".
Acho engraçado no site da prefeitura, só existem comentários e notícias favoráveis e elogios à atual administração, não aceitam críticas. Eles ainda não publicaram nada sobre o acidente ambiental da Petrobrás, no Parque estadual da Serra do Mar, porque será?
Mas, como foi bem lembrado pelo autor do blog, os turistas estão lendo os jornais de grande circulação em todo país e exterior,que publicaram a matéria. Quem quiser pode conferir a notícia aqui neste link:http://marianagomespires.blogspot.com/2011/02/petrobras-e-multada-pelo-ibama-apos.html

Anônimo disse...

Dr. tenho certeza que à 14 anos não tinhamos uns números desses;
São 8 anos do AC, mais 4 do Aguilar e agora os 2 do AC.
Esse é o jeito de governar - só fazendo obras, não pagando a contento e como fica?
Vamos perguntar aos que votaram neles; O que eles dizem?.
Falta-lhes vergonha na cara pois, foram comprados com cimento e uma onça.
Parabéns Dr. pela matéria

Anônimo disse...

A verdade é dura mas é real, portanto nós que temos filhos e moramos nesta cidade somos um pouco responsáveis por isso. A indignação servirá para uma mudança futura a começar pelo exemplo que vem de cima!!!Estamos de olho e bem vivo!!!Pimeiro passo... AAbraço ao Dr.João Lúcio!!!

Anônimo disse...

Aproveitando as notícias sobre violência e do ataque do pitbull e o resultado parcial da enquete também sobre o pitbull (devem ser mortos, com 31%), percebe-se que tudo faz parte de um mesmo problema, a atitude violenta como comportamento dito normal hoje em dia. O que vemos por aí é uma apologia total à violência, seja em letras de músicas (lembram da tal que dizia que um tapinha não dói?), marmanjos tatuados e sarados desfilando com cães pitbull em coleiras cheias de tachas ( e o coitado do animal ficava preso no escuro, sem água e era espancado para ficar feroz), roupas da marca "bad boy", adesivos colados nos carros imitando furos de balas e por aí afora. Isso sem contar alunos agredindo professores ou agressões a homossexuais, pelo simples fato de serem diferentes. O coitado do pitbull é só o mais fraco nessa corrente de violência que presenciamos diariamente.
Pessoalmente, defendo o pitbull, que se torna violento por ser levado a isso e, como sempre, o mais fraco paga com a vida. Coitado, não pode se defender e, quando o faz, morre.
Agora, o que fazer com a violência gratuita, quando se é mau simplesmente porque assim é admirado e respeitado?
Boa escola, esportes, programas voltados para jovens para que fiquem longe das drogas e da violência todo mundo sabe que a solução está aí. Mas pela magnitude que uma ação dessas implica, a primeira iniciativa deve vir do poder público. ONGs e entidades assistenciais tentam fazer sua parte, mas o volume do trabalho ultrapassa a capacidade que têm de atingir uma população grande. Caraguá precisa urgente de ações para combater esse mal, acordem políticos. Sem isso, não adianta achar que a cidade vai se desenvolver com prédios mais altos, especulação imobiliária, atração de turismo predatório, alienação dos moradores fixos da cidade, destruição do meio ambiente e crescimento desordenado. Se a cidade ficar mais violenta, ninguém vai querer visitá-la e, aí sim, o caos estará instalado.
A vocação do município, como estância balneária, está no turismo e é por aí que devemos trabalhar. Capacitar os moradores, atrair bons turistas e arrecadar com o lucro do comércio e serviços.
Cuidar dos bairros mais afastados do centro, pavimetação das ruas, unidades de saúde que atendam corretamente e creches para as mães que trabalham. Caraguá só irá se desenvolver plenamente se os moradores tiverem suas necessidades atendidas.
Esse é o caminho e agora é a hora. Quem sabe assim possamos ajudar a reduzir a violência, pelo menos na nossa casa, dar uma vida decente aos jovens cidadãos que estão chegando, proteger o meio ambiente e, quem sabe, salvar o pobre pitbull.

FERNANDO LUIZ disse...

Precisamos urgente de uma politica voltada aos jovens
Com programas de sociais, educacionais voltadas para jovens
Em Sao josé dos campos existe ate a secretaria da juventude..
Precisamos de pessoas que consigam falar com os jovens em linguagem deles pra conseguir progresso em varios setores.

Anônimo disse...

que pomba, desculpe-me, mas noticia todos os momentos que a crininalidade em caraguá dinimiuuiii.... que farsa..... a praça diónenes ribeiro d elima, onde está esá localizada a secretaria turismo é brincadeira... a praia em frente , virou fumódrrregoo, cracolandia.. biqueira,,, etc.... parem de mascarar pesquisas "ilustres" "ootoridades";;;;

Anônimo disse...

E aquele trecho do rio, descendo pro teatro, o q e aquilo?????
so gente usando droga, carroceiros, e um perigo passar por ali. ninguem ve aquilo?
via intransitavel a pe