São Paulo é cheia de mistérios e lendas
A seguir veja e alguns:
o É verdade que o Edifício Itália é o prédio mais alto da cidade?
Mentira. O mais alto é o Edifício Mirante do Vale (também conhecido como Palácio Zarzur na Avenida Prestes Maia), com 170 metros de altura e 50 andares. O Edifício Itália - com 160 metros e 42 andares - continua levando a fama porque foi erguido em terreno mais alto.
o É verdade que 5 000 lacres de latinha de cerveja ou refrigerante podem ser trocados por uma cadeira de rodas?
Mentira. Nem cadeira de rodas, nem sessão de hemodiálise, nem computador - há várias versões para essa lenda urbana difundida em todo o mundo. Na Noruega, por exemplo, o prêmio seria um cão-guia para cegos.
o É verdade que existem arranha-céus na cidade sem o 13º andar?
Verdade. Superstição comum nos Estados Unidos, alguns prédios de São Paulo também numeram o 13º andar como 14º. Portanto, o 13º, embora na prática exista, não é identificado como tal. É o caso, por exemplo, do edifício do Banco Safra na Avenida Paulista, de 1988, e da Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas (foto), inaugurada em 1999 na Marginal Pinheiros. O Novotel Jaraguá, no centro, extinguiu o andar quando foi remodelado, em 2004.
o É verdade que existe jacaré no Rio Tietê?
Mentira. No trecho que passa pela cidade, o rio tem nível de oxigênio perto de zero e índice de visibilidade nulo. Portanto, animais não conseguiriam viver em suas águas. Na década de 80, pelo menos três jacarés foram apreendidos nas margens do rio pelos bombeiros. Acredita-se que os bichos tenham sido abandonados ali por criadores. Garças, frangos-d'água, capivaras e quatis aparecem eventualmente.
o É verdade que os motoristas podem trafegar pelos corredores exclusivos de ônibus nos fins de semana?
Verdade. Das 15h de sábado às 4h de segunda-feira, carros particulares e motos podem circular livremente pelos nove corredores, respeitada a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. A portaria que libera o uso dos corredores vale até abril - depois, ela pode ser prorrogada pelo prefeito Gilberto Kassab.
o É verdade que o bar Original não serve chope sem colarinho?
Verdade. É norma da casa, desde a sua fundação, em 1996. "Não há a menor possibilidade de servirmos de outro modo", afirma um dos proprietários, Edgard Bueno da Costa. "Trata-se de uma convicção: acreditamos que o melhor chope tem de possuir três dedos de colarinho. Se o freguês quiser diferente, que procure outro bar."
Sylvio Luis Verssuti
6 comentários:
Gosto de saber dessas curiosidades. Muito boa matéria!
Gostei da postagem.Boa!
É verdade que existe uma administração municipal incompetente e inoperante?
VERDADE. Isso mesmo, verdade, existe uma cidadezinha neste imenso Brasil que há incompetencia "sobrando" e os comandados do Rei são extremamentes semeadores da discórdia.
É verdade que Caraguá é bonita, de beleza rara?
VERDADE - só que com prédios de 21 andares espalhados por TODA a cidade como querem alguns exploradores, toda essa beleza vai acabar. Não tem ruas suficientes para circular, rede de esgotos e hospital para a população de hoje, imaginem se aumentar a quantidade de prédios. Os rios já estão poluídos, as praias impróprias para uso e o que nos resta de mangue e restinga vai sumir.
O povo caiçara vai sobreviver?
MENTIRA - vai sumir e dar lugar a empreendedores e turistas predadores.
hahahaha....pra quem pretende ou sonha em parar o futuro de qualquer litoral em crescimento....comico o comentario acima!
Procura um rio ao invez do mar....interior do País ta cheio!
Anônimo das 3:28 PM,
você sabe o que é crescimento sustentável? Não precisa destruir prá crescer. Sua falta de conhecimento é que seria cômica, se não fosse trágica!
Postar um comentário