22/03/2011 21h52 - Atualizado em 22/03/2011 22h17
Comissão do Senado aprova fim de coligações em eleições proporcionais
Os deputados e os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional.
Dos 18 que votaram, só 1 senador votou pela manutenção das coligações.
Do G1, em Brasília
Sarney defende mandato de '5 ou 6 anos' e fim da reeleição no Executivo Comissão da Reforma Política aprova fim da reeleição no Executivo A Comissão Especial de Reforma Política do Senado aprovou na noite desta terça-feira (22) o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais. De acordo com informações da Agência Senado, dos 18 senadores que se manifestaram, apenas um foi a favor da manutenção das coligações.
São eleitos pelo sistema proporcional os vereadores e os deputados estaduais, distritais e federais. Pela modalidade, o número de votos de todos os candidatos da coligação é somado e, a partir daí, é feita a divisão de cadeiras para a coligação.
Apesar dessa aprovação, a Comissão ainda não se decidiu sobre como será a eleição para os cargos atualmente decididos pelo sistema proporcional.
Na próxima terça (29), os senadores devem se decidir pelo sistema para a eleição dos vereadores e deputados, que deve incluir debate sobre o voto em lista fechada (quando o partido define os candidatos) e o voto distrital (quando o país é divido em distritos).
Um comentário:
NUNCA FUI FAVORAVEL AS COLIGAÇOES PROPORCIONAIS VEM MAIS NOVIDADE NESTE PROJETO DE MUDANÇA VAMOS AQUARDAR. POLITICO DE PLANTAO PODE POR SUA BARBAS DE MOLHO, VAI SER MAIS DIFICIL SE ELEGER NA CIDADE TERAM QUE DESENBOLSAR MUITO DINHEIRO MAIS EU ESTAREI DE PLANTAO. PARA FISCALIZAR AS CANDIDATURA DAQUELES QUE INSISTIREM NA COMPRA DE VOTOS E PODEM TER CERTESA EU ESTAREI DENUNCIANDO A JUSTIÇA ELEITORA QUEM VIVER VERA
Postar um comentário