sábado, 19 de março de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA PLANO DIRETOR DE CARAGUÁ

Foi nesta noite de 18 de março de 2011 que ocorreu no Módulo a primeira audiência pública da prefeitura de Caraguá para debates sobre a proposta de plano diretor que deverá ser enviada à Câmara Municipal para aprovação. Os pontos que estão pegando no plano são basicamente, a altura dos prédios que vai de 12 a 29 andares incluindo dois sobre-solos, mais térreo e metade do último andar que pode ser erigida. A idéia de fazer garagem colada na divisa lateral, o adensamento populacional decorrente da verticalização também prejudicam a ventilação nos imóveis construidos próximo a esses prédios. Considere-se ainda a sombra nas praias.


O IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil representado pelo arquiteto Alexandre Di Giaimo, e a Agenda 21, representada pela arquiteta Ana Lídia e o advogado Marcos Couto fizeram uma crítica escrita ao plano que foi protocolizada ontem mesmo durante o evento na tentativa de sugerir a exclusão das liberações de construções verticalizadas antes de estudos mais apurados sobre os efeitos danosos dessas liberações.

A população se fez mobilizar em peso, o auditório estava lotado, e todas as opiniões são contrárias à proposta inicial de construção de prédios altos.

O prefeito Antônio Carlos uma vez mais, não compareceu ao evento e nem seu filho o vice-prefeito que coordenaram, mas nâo tiveram coragem de defender o plano em público, mostrando com esse comportamento que o projeto de plano diretor é uma obra de gabinete que não se justifica em público. Difícil encontrar um prefeito que não participe dos debates em audiência pública.

A apresentação do plano se deu através o arquiteto Paulo André, Secretário Adjunto de Urbanismo, que detalhou alguns pontos fundamentais. Em seguida abriram a palavra aos presentes e o Advogado Marcos Couto demonstrou que estão utilizando parte do plano passado que foi rejeitado pela câmara municipal como elemento do atual plano num artifício ardiloso de usar as audiências públicas de 2006 como elemento do novo projeto. Foi aplaudido pelos presentes. A arquiteta Ana Lídia usou a palavra para mostrar irregularidades do projeto e também foi aplaudida. O arquiteto Alexandre Di Giaimo se manifestou contra diversos abusos contidos no plano e chegou a dizer claramente que o plano diretor como está elaborado só atende ao interesse da construção civil predatória e aos lucros exacerbados. Foi aplaudido.

Marcos Couto o advogado da Agenda 21 disse que vai protocolizar junto ao Ministério Público na próxima segunda feira uma petição de abertura de inquérito para paralisar a audácia do capital empreendedor maléfico que ao invés de construir uma cidade quer destruir a qualidade de vida dos que vivem aqui.

As manifestações foram furiosas e parece que o plano já não vai mais avançar.

Várias faixas estiveram expostas e o Blog fotografou tudo veja isso:







3 comentários:

joao carlos disse...

Eu estava lá e pude participar desta vitória da democracia, bom agora falando do plano diretor, acredito que a administração terá que rever a altura dos prédios na orla está muito alto 13 andares há 100 metros da linha d`agua... acredito que se for 4 andares na orla e subindo gradativamente para o interior do município podemos chegar ao acordo tão esperado, outra coisa que falta é falar sobre as condurbações urbanas que nada foi abordado neste plano será que é porque onde se concentra grande parte da população pobre do município....... no mais achei interessante o plano, .... espero que na proxima reunião tenhamos mais pessoas........

cmcantagesso disse...

Prédio de altos, falta de sombra nas praias, e população pobre do municipio, pelo jeito ficaram de fora.
Prédios acima de 13 andares, só são construidos no centro, as construtoras por exmplo sabem que nenhum futuro comprador se interessaria em comprar um apartamento no Perequê Mirim, pois sabe que é um bairro carente, não só financeira mas de infraestrutura, pelo que eu pude entender desse plano é que as áreas mais procuradas da cidade estão nele, agora as áreas que carecem de mais atenção esquecidas em partes ou em todo.
Quando falo que essa administração só pensa nos de fora me criticam. Ela teria que priorizar os que aqui vivem, trabalham, e estudam e VOTAM.

Unknown disse...

Nada contra ao desenvolvimento de nossa Caraguatatuba.
Mas pelo caminho que esta sendo conduzida, Temo que em breve teremos que Virar turistas, por que a maioria das obras são direcionadas aos visitantes temporarios!

Só para entender:
Nao ha como viver em uma "Metropolis" sem estarmos expostos as suas mudanças e conseguencias!

E como ficar tranquilo se;

*A Gestao do Nosso Maravilhoso prefeito esta um dilema!
*A saude publica na U.T.I
*Segurança publica uma calamidade!
*Programas sociais Lentos!
e assim se VAI...crescendo e nada muda!

*Entao senhores administradores de nossa Caraguatatuba; Para crescer e desenvolver uma cidade tem que haver Estrututa geral, nao é apenas visar uma mascara para a realidade!
E esquecer de quem é morador e contribuinte, se estamos aqui o ano todo!

Ha muito mais a escrever, mas tem que ser aos poucos, porque nossos administradores sao lentos e nao sabem ler nas entrelinhas, posso deixa los confusos!

S/ Mais no momento...
Cilmara do Bairro Ponte Seca