segunda-feira, 28 de março de 2011

FICHA LIMPA FOI SÓ UM SONHO

Um certo dia o pais festejou a conquista popular de uma lei que prometia mudar a sua história. O povo fez um sacrifício enorme para conseguir colecionar mais de 1,5 milhão de assinaturas na intenção de mostrar que a vontade popular é soberana como diz a constituição. A lei da Ficha Suja, ou Ficha Limpa, foi aprovada no Senado e na Câmara, mas quem diz que os Juízes querem aplicá-la? Pois é, estão procurando “pelo em ovo” para dizerem que ela é inconstitucional, porque segundo alegam tem impropriedades na sua redação. Os mesmos juizes que estão falando cobras e lagartos da lei da Ficha Limpa, não critcaram a emenda constitucional que estabelece números de vereadores em todo o Brasil e a Constituição que eles acham muito constitucional contém uma impropriedade de fato estúpida, mas vai valer não se sabe como. Dizem na constituição que o número de vereadores será proporcional ao número de habitantes e isso quer dizer que cidades com mais habitantes terão que ter mais vereadores do que cidades com menos habitantes, certo? Errado, porque a câmara de Caragua já está querendo que Caraguá tenha o mesmo número de vereadores de cidades com 40 mil habitantes, só porque ao invés de dizerem claramente que cidades com 100 mil habitantes devem ter 17 vereadores escreveram "no máximo 17 vereadores". O que significa isso? Sim, a capital de São Paulo pode reunir seus vereadores atuais e estabelecer que a capital vai ter somente 13 vereadores, por conta daquele "no máximo" escrito erradamente porque a proposta de emenda não continha a palavra "máximo".

A Lei da Ficha Limpa poderá não entrar em vigência porque tem impropriedades dizem os Ministros do Tribunal Superior Eleitoral. O fato é que a lei da ficha limpa iria impedir uma imensidade de propinas que são pagas Brasil a fora para se conseguirem sentenças de um jeito ou de outro jeito dependendo da cara do freguês.
O atual presidente do TSE o Ilustre Ministro Levendowski, anda dizendo que a lei poderá ser fracionada para poder ser apreciada no que diz respeito a sua constitucionalidade, e segundo ele poderá nem valer para 2012. O Brasil é que está meio impróprio e seus poderes estão se entendendo mal em prejuízo da segurança jurídica do país.
Evidente que a finalidade da lei Ficha Limpa era impedir que bandidos ocupem cargos públicos, mas parece que as impropriedades são mais importantes do que a bandidagem.

Nenhum comentário: