Cláudio César de Souza
Jornal O Vale
São José dos Campos
A ex-senadora e ex-candidata à Presidência Marina Silva (PV), 53 anos, afirmou ontem, durante visita a São José dos Campos, que as recentes tragédias naturais no Rio de Janeiro e no Japão são consequência do descompromisso dos governos com a sustentabilidade ambiental.
“Nosso estilo de vida potencializa desastres quando eles acontecem na dimensão destes agora \[no Rio em Janeiro e no Japão nos últimos dias\]”, disse Marina, após ministrar aula no curso de pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Para a ex-ministra do Meio Ambiente, as explosões na usina de Fukushima são um alerta para que o Brasil desacelere seu programa nuclear.
“O que aconteceu no Japão tem que servir de ensinamento para a humanidade. Os governos com visão de aprender com estes episódios lamentáveis estão na dianteira e se antecipando para diminuir seus programas de energia nuclear, como a Alemanha.”
Independência. Em relação aos dois primeiros meses de governo Dilma Rousseff (PT), Marina não quis fazer avaliações, mas garantiu que manterá postura de independência.
“É muito cedo para fazer uma avaliação, mas estou torcendo para dar certo. Estou à disposição para colaborar, mas adotei postura de independência para apoiar o que for bom para o Brasil e para ter autonomia para me opor ao que não for positivo.”
A ex-senadora, que na disputa pelo Palácio do Planalto no ano passado obteve 19,6 milhões de votos, foi evasiva ao falar sobre seu futuro político.
“Não vou ficar neste lugar de candidata com lugar cativo. Espero que o legado de quase 20 milhões de votos sirva de incentivo para as lideranças incluírem em seus programas de governo a questão da sustentabilidade ambiental.”
Estrela. Após ministrar a aula magna no Inpe, acompanhada por cerca de 250 pessoas, Marina deu autógrafos e posou para fotos com alunos e pesquisadores do instituto.
2 comentários:
queria ir
Marina Silva deichou pasar o seu momento deveria ter tomado posiçao para um dos lados para tentar inplementar suas ideis e um general sem comando, mas valeu PV
Postar um comentário