segunda-feira, 21 de março de 2011

MORREU O URSINHO KNUT

O urso polar mais famoso do mundo, Knut, que vivia no Zoo de Berlin (Alemanha), morreu com apenas quatro anos. O animal foi encontrado sem vida, no passado sábado, e muitos berlinenses foram despedir-se daquele que foi o primeiro da espécie a nascer em cativeiro, depois de um longo intervalo de 30 anos.
Knut nasceu 5 de Dezembro de 2006 e tornou-se logo uma estrela mundial, ganhando ainda mais simpatia ao saber-se que tinha sido abandonado pela mãe. O seu irmão gémeo morreu poucos dias após o nascimento.
O ursinho polar foi de imediato "adoptado" pelo tratador Thomas Doerflein, que acampou à "sua porta", para lhe dar o bebierão de leite a cada duas horas.
Não são conhecidas as causas da morte de Knut, visitado por milhares de fãs, incluindo estrelas de cinema. Uma autópsia deverá dar mais pistas.
A esperança média de vida dos ursos polares é de 15 a 20 anos, quando vivem em estado selvagem. Quando estão em cativeiro podem viver ainda mais tempo, porque não sofrem períodos de fome e sede recorrentes na natureza.
Knut era um urso guloso - adorava croissants e aos 2 anos já pesava 200 quilos - e muito bricalhão. O merchandising tinha imenso sucesso, com milhares de postais, porta-chaves, peluches e doces a serem vendidos todos os meses.
Knut esteve mesmo no meio de uma batalha entre o Zoo de Berlim e o Zoo de Neumuenster, onde vivia o seu pai, e que reclamava a sua propriedade. Berlim acabou por pagar 430 mil euros para poder ficar com o ursinho.

Nenhum comentário: