Um comentário que infelizmente foi perdido por falha técnica dizia aqui no Blog que não compensa instalar uma UPA - Unida de pronto Atendimento no Bairro Massaguaçu porque ela iria atender a uma demanda muito pequena, ou seja 10 mil pessoas e isso seria inviável. Levando se em conta a distância entre o Bairro e a cidade onde se localiza o único centro de atendimento de emergência e levando-se em conta que a unidade básica de saúde existe no bairro somente para que os médicos trabalhem 1 hora por dia e ganhem 4, deixando a unidade de saúde ociosa por pelo menos 20 horas por dia e levando-se em conta que 10 mil pessoas pagam tributos, a transformação da ociosidade da unidade de saúde em UPA, não é questão somente de quanto custa. é uma questão de quanto se necessita do serviço.
Se são dez mil pessoas para serem atendidas e a conta foi feito por quem fez o comentário e que parece se tratar de pessoa que goza de cargo de confiança no atual governo, precisa contabilizar quantos imóveis pagam IPTU naquela região ainda que não morem definitivamente aqui somando-se o IPTU da Tabatinga e depois calcular o percentual da receita que deve ser gasto em saúde que vai ver que o resultado será altamente favorável aos moradores do Massaguaçu que são dez mil, mas que pagam tributo para mais de trinta mil pessoas. Ainda assim, não se pode calcular a viabilidade de um serviço público somente pela aritmética, porque se formos pensar desse jeito quantos servidores públicos teriam de ser dispensados por conta do custo benefício?
O que fica evidente é que o povo do Massaguaçu pode exigir sim que o percentual de tributos pagos na região seja aplicado na saúde e por certo terá uma das melhores saúdes da região, com atendimento médico e ambulatorial.
Depois de toda essa discussão é preciso calcular o quanto vale uma vida humana, e ai sim, começar a discussão sobre o tema. A frieza da espécie tucana assusta.
J. Bello
2 comentários:
Visitem a UBS do Massaguaçú e vejam quantas salas estão ociosas, desocupadas. Para instalar a UPA seria necessário somente a adequação deste prédio para receber equipamentos médicos, pois há espaço útil e também para a viatura do SAMU. Se um bairro com 10 mil pessoas não é suficiente para a instalação de uma UPA, soma-se a isso os bairros da Tabatinga, Mococa e Getuba.
Por que quando se trata de beneficiar o Povo, esse partido de M... que é o psdb, sempre se posiciona contra?
O atendimento na UBS é precário, sub humano e as pessoas tem que se dirigir à Sta. Casa, congestionando o atendimento às vezes por procedimentos mais simples que poderiam ser feitos aqui no bairro.
Nós moradores do Massaguaçú exigimos a instalação de uma UPA e estamos nos mobilizando pra isso, em breve novidades...
Falar q o atendimento medico é precario na Ubs do Massaguaçu nao é verdade! É um posto grande, limpo, com medicos, enfermeiras, um dos melhores postos de Caragua, se nao for o melhor! Um posto limpo, o pessoal q trabalha la sao muito atenciosos! E fazem o que podem e o que tem a mao para nos atender!
Claro q o posto poderia ser 24 hs! Desafogaria a Sta Casa, mas de nada adianta funcionar 24 hs se nao derem equipamentos, medicamentos....
Postar um comentário