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Campanha incentiva redução de sacolas plásticas
Campanha incentiva redução de sacolas plásticas
por Secom em 16/03/2011 20:05hs
• Foto: Portal do Professor
A indústria brasileira deixou de produzir cinco bilhões de sacolas plásticas entre 2009 e 2010, desde o início da campanha Saco é um Saco, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A campanha é do ministério, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo levantamento do MMA, em 2009 foram produzidos 15 bilhões de sacolas. Na última terça-feira (15), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o MMA lançou três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas.
O primeiro volume traz orientações para municípios. São apresentadas ideias, sugestões e ferramentas úteis que possibilitam a municipalização da campanha Saco é um Saco, estimulando gestores públicos municipais a tornarem-se os catalisadores desse processo.
No segundo volume, há orientações para instituições públicas ou privadas, apresentamos a experiência da campanha em promover articulações entre os setores envolvidos, de maneira a viabilizar sua realização.
No terceiro volume, são expostas orientações para consumidores. A cartilha oferece dicas para facilitar a mudança de hábitos do consumidor, apresentando alternativas para o acondicionamento de compras e de lixo. Também propõe formas de envolver a família e a comunidade neste movimento.
Riscos - As sacolas plásticas causam grandes impactos no meio ambiente, poluindo mares, rios e se acumulando nas cidades e na natureza. Uns dos mais graves danos são causados aos animais que habitam os oceanos: eles as ingerem, confundido-as com algas. Assim, acabam sufocados ou deixam de se alimentar devido à sensação de estômago cheio que o material causa.
Saiba mais - as cartilhas também estarão disponíveis em meio eletrônico (PDF) nos sites das entidades e no blog da campanha Saco é um Saco (www.sacoeumsaco.com.br/blog).
Foto: Portal do Professor
A indústria brasileira deixou de produzir cinco bilhões de sacolas plásticas entre 2009 e 2010, desde o início da campanha Saco é um Saco, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A campanha é do ministério, em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo levantamento do MMA, em 2009 foram produzidos 15 bilhões de sacolas. Na última terça-feira (15), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o MMA lançou três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas.
O primeiro volume traz orientações para municípios. São apresentadas ideias, sugestões e ferramentas úteis que possibilitam a municipalização da campanha Saco é um Saco, estimulando gestores públicos municipais a tornarem-se os catalisadores desse processo.
No segundo volume, há orientações para instituições públicas ou privadas, apresentamos a experiência da campanha em promover articulações entre os setores envolvidos, de maneira a viabilizar sua realização.
No terceiro volume, são expostas orientações para consumidores. A cartilha oferece dicas para facilitar a mudança de hábitos do consumidor, apresentando alternativas para o acondicionamento de compras e de lixo. Também propõe formas de envolver a família e a comunidade neste movimento.
Riscos - As sacolas plásticas causam grandes impactos no meio ambiente, poluindo mares, rios e se acumulando nas cidades e na natureza. Uns dos mais graves danos são causados aos animais que habitam os oceanos: eles as ingerem, confundido-as com algas. Assim, acabam sufocados ou deixam de se alimentar devido à sensação de estômago cheio que o material causa.
Saiba mais - as cartilhas também estarão disponíveis em meio eletrônico (PDF) nos sites das entidades e no blog da campanha Saco é um Saco (www.sacoeumsaco.com.br/blog).
Fonte: MMA
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