Caso não seja possível a coligação partidária na composição das chapas de candidatos a vereadores, proposta que tramita pelo congresso nacional, cada partido terá que compor chapa completa de candidatos na busca de cadeiras na câmara. Isso significa que partidos pequenos encontrarão dificuldades para preencher um quociente eleitoral. O que significa isso?
Cada partido terá que obter no mínimo 4.100 votos para eleger um vereador e esse é o principal obstáculo dos pequenos nas eleições parlamentares. Na regra atual, esses partidos que tenham às vezes apenas um candidato se coligam com outros partidos que tenham chapa cheia e acabam tendo seus representantes eleitos por conta de um artifício inteligente muito utilizado, por exemplo, pelo PCdoB, cujo principal representante é o Aldo Rabelo, sempre eleito e até presidente da Câmara Federal chegou. Agora, com a reforma que estará sendo votada nos próximos dias, a coligação nas eleições de vereadores será proibida e isso obriga os partidos maiores a buscarem candidatos para completarem as chapas e os filiados de pequenos partidos estão migrando para legendas maiores com capacidade de eleger seus membros.
O PSB é um partido de tamanho médio, que obteve um grande crescimento nas últimas eleições, e ainda consegue manter relativa vocação para políticas sociais, características originais da sua concepção já que quando fundado em 1988 o PSB se fez com o advento de figuras que militavam no PMDB e quando da fundação do PSDB resolveram não seguir os caminhos da chamada Social Democracia defendida pelo FHC, Montoro, Almino Afonso, Robson Marinho, Serra, e outros que compunham a base de fundação do PSDB, por volta de 1988. Em 1988 o PSB obteve seu registro partidário sendo refundado depois de ter sido extinto pelo golpe militar de 1964, quando o primeiro ato institucional do governo militar extinguira todos os partidos políticos do país..
REFUNDAÇÃO DO PSB- "Em julho de 1988 é aprovado pelo TSE o registro definitivo. A organização partidária traz crescimento e atrai parlamentares que concordam com as idéias definidas pelo Partido. Há um grande trabalho na Constituinte. Inicialmente, o PSB contava apenas com o Senador Jamil Haddad (RJ) e a deputada Beth Azize (AM) . Aliam-se aos setores progressistas e de esquerda. Aos poucos Abigail Feitosa (BA), José Carlos Sabóia (MA), Raquel Capiberibe (AP), Ademir Andrade (PA), José Luis Guedes (MG), entram para o PSB e formam uma bancada pequena, mas de grande qualidade. Só Jamil apresentou 123 sugestões na primeira fase, todas ligadas aos princípios partidários e necessidades da população como: reforma agrária, possibilidade de ação popular, punição exemplar à tortura. Das 536 emendas que apresentou posteriormente, 114 foram aprovadas. "
-"O governador de Pernambuco, Miguel Arraes, apóia Lula no 2º turno. No comício final, na Candelária, fica junto com o presidente do PSB, Jamil Haddad e o secretário geral, Roberto Amaral."
Alguns tópicos extraídos do site do PSB para se ter uma idéia dos fundamentos que regem a concepção da legenda. Verdade que algumas distorções há na atualidade, mas ainda persistem no partido figuras como a Luiza Erundina.
Em Caraguatatuba o PSB está organizado e deverá participar das eleições de 2012 com candidaturas próprias, numa busca de resgatar os fundamentos que orientaram a criação do partido no Brasil e no mundo, porque o PSB existe em várias partes do mundo especialmente na Europa.
Quem tiver afinidade com tais ideais poderá buscar filiar-se ao PSB e até pleitear uma vaga para possível candidatura, ja que as filiações devem ser feitas até setembro para quem deseja ser candidato.
A filiação não garante o direito a candidatura, que será decidida democraticamente nas convenções municipais e se houver mais pretendentes do que vagas, o plenário é que decidirá os nomes mais viáveis.
Assim, a oportunidade de participação nas reuniões e de opinar sobre os rumos do partido no município será garantida a todos os filiados.
Quem desejar fazer parte do PSB poderá fazer contato com seu presidente o Sr. Cláudio pelo telefone 8119.3353.
A finalidade é construir, aqui no litoral, uma opção política que tenha como objetivo a inclusão social, o combate a pobreza, a geração de oportunidades profissionais, geração de postos de trabalho, habitação popular e enfim a distribuição justa de rendas.
Um modelo que tenha como pontos importantes o investimento maciço na educação, um sistema de saúde que de fato atenda ás necessidades fundamentais do cidadão comum, e no final o aprimoramento dos índices de desenvolvimento humano.
Venha conosco e nos ajude a avançar na luta, dos que desejam a melhoria de vida das pessoas que vivem aqui e se preocupem menos com fatores econômicos, vaidades e obras de concreto em prejuízo das pessoas que empobrecidas não participam dos espetáculos que a burguesia promove.
Um comentário:
Enquanto "P"olíticos buscam a melhor opção de "P"artido, coligações, o "P"ovo sofre as consequências, é claro que existe a "ala de Ps" que tudo está bem , ótimo, porque alguém sempre toma proveito da situação... "P"or outro lado ainda falando na línguagem do "P", um percentual significativo convive com a realidade do lixo pelas ruas, ratos invadindo casas, policiamento apenas pelas bandas da cidade, descaso, promessas não cumpridas em palanque.
O "P"ovo nunca é solicitado a opinar sobre qual "P" o "P"olítico deva mudar. Em meio a tantos "Pzzzz", PMDB, PSDB, PCdoB, PSC, PR,
e etc... e tal, "P"ovo tem sim o desejo de, literalmente acabar com esta bagunça, anarquia que, por ironia ou coincidência também começa com "P que muita gente sabe, mas não tem coragem de dizer.
O dia em que esta geração descobrir o poder que tem, adquirido, muita coisa vai mudar. Ética, compromisso, porque venho de uma época em que as pessoas diziam "sim", enfrentando batalhão de choque, cavalaria em plena Praça da República. Mulheres saiam às ruas e faziam o panelaço, entre professores e estudantes. Isso não é ser revolucionária(o), isso é querer que cumpram a constituição.
E quantos aos !Pzzz! "P"rá um bom entendedor um "P" já basta!
Postar um comentário