Caraguá realiza entre os dias 9 e 10 de abril um encontro regional de irmandades e celebrações do Divino Espírito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo é uma das festas mais recorrentes em todos os calendários turísticos e religiosos. A sua origem é tão antiga quanto o próprio cristianismo.
É justamente esse um dos motivos pelos quais a cidade de Caraguatatuba, numa iniciativa da Abaçaí Cultura e Arte, realiza entre os dias 9 e 10 de abril, na Catedral Divino Espírito Santo, o Encontro Regional de Irmandades e Celebrações do Divino Espírito Santo.
O evento é uma realização da Catedral Divino Espírito Santo, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – Fundacc, Governo Municipal de Caraguatatuba com o apoio da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e Centro Universitário Módulo através do envolvimento dos alunos das áreas de comunicação social e história.
A programação consiste em reunir relatos das comunidades e grupos, palestras, levantamento do mastro, missas e o tradicional “afogado” - ensopado de carne de vaca, servido com farinha de mandioca, tradicional da comida caipira com receita originária do Vale do Paraíba.
Um dos momentos fortes deve acontecer no sábado, 9 de abril, com a realização do Lucernário, a procissão luminosa.
O professor de história da UniMódulo, Moacir Santos, cita a importância desse evento - “como recuperação da história que se atualiza e se recicla através da vivência” . Durante esses dois dias, Caraguatatuba deve receber grupos oriundos das cidades do Estado de São Paulo.
Para Pe. Alessandro Henrique Coelho, pároco da Catedral, este é um momento histórico - “Histórico para a cidade e para a Igreja no Litoral Norte que tem como padroeiro o Divino Espírito Santo. Um momento de recuperar culturalmente a Festa do Divino e conhecer de perto o trabalho dos diversos grupos” – finaliza.
“Essa iniciativa surgiu num dos encontros do Núcleo Canoa de Voga, pensando no encontro entre a tradição popular e as manifestações de fé da nossa região. Esse núcleo é um braço da Comissão Paulista de Folclore da Secretaria de Estado da Cultura, que engloba os municípios do Litoral Norte e Paraibuna. A Fundacc busca através da Festa do Divino revitalizar as manifestações que celebram o Cristianismo, buscando num contexto histórico e cultural apresentar às novas gerações a riqueza e criatividade dos grupos regionais” -
O nome litúrgico “Festa de Pentecostes”, quer significar “cinqüenta dias”. No tempo de Jesus, a comunidade judaica celebrava uma festa típica, em agradecimento pela colheira, 50 dias após a Páscoa. Nesse dia, Jesus enviou entre os Apóstolos o Espírito Santo, para que animados, pudessem pregar e evangelizar corajosamente a Boa Nova. Da festa, no Brasil, veio com os portugueses no período colonial, quando era efusivamente comemorada, trazida pelos missionários jesuítas e primeiros colonos.
Organização
O evento será realizado pela Catedral Divino Espírito Santo e a comunidade da Catedral está viabilizando hospedagem para os grupos - “Uma das particularidades desta festa é a acolhida do Divino por isso, também para o evento vamos nos organizar para acolher as pessoas nas casas de famílias de nossa comunidade” - explicou Pe. Alessandro.
A Fundacc e a Abaçai Cultura e Arte assinam a produção do Encontro. O Unimódulo por meio do Curso de Comunicação Social, também participa ativamente na cobertura do evento e na produção de um documentário.
Contato Diocese
Padre Alessandro Henrique Coelho
Catedral Divino Espírito Santo
Av. Amazonas, 1665 – Indaiá – Caraguatatuba
(12) 9767.7918 – (12) 3887 2982
E-mail: par.catedral@diocesecaraguatatuba.com.br
Informações para imprensa:
Denise Peixoto – Assessora de imprensa da Diocese de Caraguatatuba
(12) 8158.5763
imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br
Um comentário:
Parabéns a todas as pessoas envolvidas neste encontro.Nossa cidade foi muito bem recebida,que o Divino abençõe e ilumine a todos
Postar um comentário