O bairro Porto Novo em Caraguá tem uma história interessante relacionada com a fazenda Serramar em épocas de antes da catástrofe que destruiu a capacidade de produção do que foi o maior empreendimento econômico até hoje implantado na cidade. No próximo sábado no meu programa de rádio que vai ao ar das 10 ao meio dia na Rádio Integração FM, 104,9, estarei entrevistando as duas Penhas uma moradora antiga do Porto Novo e a irmã da Madalena, também Penha que irão contar no rádio as histórias do Porto Novo. Vão lembrar, inclusive, das antigas famílias que construíram o progresso da região.
O próximo resgate histórico será o do Bairro Massaguaçu em oportunidade posterior. A história da região é muito bonita e o rádio está servindo de instrumento de resgate.
3 comentários:
Ola, João! Li um livro sobre a Fazenda dos Ingleses, na verdade é uma tese, mas muito enriquecedor. A imensidão do complexo era espantosa, só dentro da Fazenda havia uns 120 km de estrada de ferro só para o transbordo da colheita, que depois descia em Chatas pelo rio Juqueriquerê até o Porto Novo, onde embarcava nos navios para Londres. Tudo era deles, todo o processo produtivo. Linda história que o caraguatatubense devia aprender na infância nas escolas
Pena que as ondas da Integração FM não alcançam o Massaguaçú. O bairro é tão antigo qto a cidade, e tá num abandono geral...pena!
Fernando
Minha Vó vivenciou toda esta historia ela e aqui do Porto Novo, morava do lado do porto, meu bisavô trabalhou na fazenda dos ingleses, ela tem muita historia para contar, ate narrou sua história para FUNDAC.
Postar um comentário