sexta-feira, 1 de abril de 2011

SOBRE LEIS INCONSTITUCIONAIS

Segundo um servidor bem informado, o prefeito de Caraguá tem ingressado com uma ação por semana contra a câmara Municipal pedindo a declaração de inconstitucionalidade de leis aprovadas na câmara, mas que segundo a assessoria do prefeito seriam leis que afrontam a constituição federal ou estadual. O Blog já falou várias vezes que a câmara de Caraguá tem a mania de aprovar leis inconstitucionais e há vereador que diz que quem não estiver satisfeito que entre na justiça porque o plenário da câmara é soberano e vota o que bem quiser. Já ouvimos isso. Só que os limites estão explícitos na constituição federal que diz que o município pode legislar somente em matérias que não sejam de competência da União e dos Estados, e do poder executivo, estariam erradas algumas câmaras que não respeitam esses limites e Caraguá é uma delas. Na lei orgânica municipal havia um dispositivo que dava às comissões (órgãos internos oficiais formados por três vereadores cada uma), o direito de reter os projetos considerados inconstitucionais que não chegavam ao plenário para votação. Eram barrados antes e devolvidos ao autor para adequação. Em uma sessão de câmara de 2005 se não me engano, o Valmir da Colônia juntamente com o Germínio abriram um debate sobre isso e o resultado foi a retirada do dispositivo da Lei Orgânica, impedindo as comissões de reter projetos. Deu no que deu, e o prefeito Antônio Carlos resolveu dar um basta na audácia. Ora, se não podem legislar sobre matérias financeiras, por exemplo, pra que insistir?


O que os vereadores não contavam é que o prefeito pudesse assumir uma postura dessa força e encaminhar tudo para a justiça. Claro que vai ganhar todas as ações e os vereadores ao invés de reclamarem deveriam se enquadrar na regra geral e recolocar o dispositivo na lei orgânica municipal devolvendo o poder de veto às comissões, porque o plenário nem sempre tem a capacidade individual de seus membros para analizar questões de legalidade, porque isso é coisa de advogado e é sabido que alguns vereadores são pouco dotados de leitura. A Assembléia Legislativa de São Paulo, não vota projetos inconstitucionais porque eles são barrados nas comissões. O mesmo acontece na Câmara dos Deputados Federais que respeita os limites. Aqui quiseram ter mais poderes do que podem e o conflito está instalado.

Sabem no que pode dar isso? O Bourabeby foi cassado por pouca coisa e o ACS pode até conhecer um revés do mesmo gênero se não recuar. Mas, que ele está certo ao encaminhar as leis inconstitucionais para a justiça anular, não tenham dúvidas. Pode estar havendo algum exagero, mas se a justiça está dando ganho de causa pra ele, mais certo seria os vereadores se enquadrarem. Na real, quem sai ganhando com isso é o povo que de um jeito ou de outro acaba vendo a legalidade se instalar de volta nos poderes municipais.

Um comentário:

Ana Maria Gonçalves disse...

HOJE É DIA DA MENTIRA!

Dr. João Lucio, os nossos representantes deveriam comemorar este dia que, deveria ser chamado DIA DO PASTELÃO, dia em que a população ouviria boas notícias, receberiam visitas das autoridades, telefonemas, pequenas lembrancinhas...rsrsrsrs

Hoje todas as pessoas, denominadas "pacientes" serão atendidas com rapidez, dignidade na Santa Casa de Ai meu Deus!

Hoje todos os idosos moradores de Caraguatatuba Bonita poderão com supervisão das Unidades Básicas de Saúde receber atendimento, remédios, os diabéticos terão suas fitas de medição de glicose sem terem que pedir ao Ministério Público....

OLHA QUE ISSO É PRIMEIRO DE ABRIL....