Basta apresentar ao presidente do partido no seu município, um pedido escrito dizendo apenas que deseja se desfiliar do partido e nem precisa dar as razões para tal.
Uma via do seu pedido fica com ele e a outra com você, devidamente assinada por ele com a data de recebimento anotada junto à assinatura.
Daí pra frente fica na responsabilidade do partido retirar seu nome da lista de filiados o que é feito eletronicamente pela internet.
Se quiser filiar-se a outro partido deverá assinar a ficha de filiação entregá-la ao presidente do partido local e ele fará pelo mesmo sistema eletrônico a inclusão do seu nome na lista de filiados no novo partido.
Feito isso a sua situação eleitoral estará devidamente legalizada. O presidente do partido de onde você quer sair não pode impedir a sua saída porque, segundo a constituição federal, ninguém pode ser obrigado a associar-se ou manter-se associado a nenhuma instituição. É conveniente guardar a via do pedido assinada pelo presidente para garantir que se houver um descuido ou erro na desfiliação eletrônica a sua prova será o documento devidamente assinado por ele.
Um comentário:
Dr. João e a ficha Limpa vai valer para a eleição de 2012?
Corremos o risco de não funcionar novamente para a proxima?
Se puder dar uma esclarecida agradeço...
Abraço
Postar um comentário