O Ministro Alfredo Nascimento dos Transportes foi exonerado a bem do serviço público por inúmeras acusações de corrupção no âmbito do seu ministério. Dilma foi rápida no gatilho, mais rápida do que o Lula e mandou o corrupto pra rua.
Mais uma vez aparecem empresas fantasmas de parentes e amigos recebendo grandes somas do poder público por conta de serviços que, ou são superfaturados ou nem são fornecidos, cujos pagamentos são feitos através notas fiscais frias.
Ouvindo hoje à noite na rádio Jovem Pan o Professor Marco Antônio Vila da Universidade Federal de São Carlos, ouvi uma explanação extremamente inteligente de pessoa credenciada que dentre outras considerações fala que o Brasil precisa acabar com pressão que o poder legislativo vem exercendo sobre o poder executivo em troca de votos em câmaras e assembléias ou senado. Os vereadores deputados e senadores, colocam o chefe do executivo na parede se não, não o deixam governar. Querem cargos no poder executivo para que seus agentes politico-partidários consigam desviar dinheiro para a vida particular e para os esquemas de campanha. São verdadeiros massacres contra o poder central e por conta disso os orçamentos ainda que vultosos nunca são suficientes para pagar a conta de tantas corrupções. Sujeito não tem nada e entra na política para pouco tempo depois ostentar enormes fortunas e alguns até acham bacana desfiar a inteligência do povo, com carros caríssimos em mãos de pessoas que na vida privada nunca passariam de um fusquinha.
Diz aquele professor que o Brasil precisa acabar com essa prática de entregar cargos a partidos políticos ou a políticos em troca de apoios de seus parlamentares, devendo os cargos serem ocupados por profissionais técnicos capazes de desenvolver serviços de qualidade e custo suportável.
Esta matéria vai assinada e por isso tenho o dever de esclarecer o meu posicionamento pessoal no mundo político de Caraguatatuba para que as pessoas saibam que existem chances de se melhorarem as coisas por aqui, porque como eu, há muitas outras pessoas do bem, com vontade de ver a cidade menos espalhafatosa e mais humanamente gerida.
Dias atrás o Aguilar, ex-prefeito de Caraguatatuba me procurou e convidou-me para participar da sua tentativa de voltar a ser prefeito da cidade. O convite tinha ares de quem deseja fazer um governo sério e com vocação para o social.
Levando-se em conta que Aguilar se envolveu na campanha do Carlinhos Almeida, e pleiteou filiação no PT, e recentemente filiou-se ao PDT, partido da base de sustentação do governo federal, tive a convicção de que estivesse ele buscando se redirecionar politicamente e quem sabe se redimir de uma experiência pouco convincente em matéria de gestão pública tecnologicamente correta.
Respondi assim: Posso me aliar a você na sua luta, mas no seu governo terá que ter pelo menos um lado sério para que eu e as pessoas que pensam politicamente como eu, e que não são poucas, possamos instituir no seu possível governo, algumas ilhas de excelência e quem sabe mostrarmos ao Litoral Norte que politicagem, não é sinônimo de gestão pública.
O Aguilar foi enfático ao dizer que aceitava a nossa proposta de instituir um governo sério voltado para as pessoas que vivem aqui que necessitam de melhores condições de vida, sem as vaidades e arroubos de obras faraônicas que consomem muito dinheiro e não têm gerado o bem estar a quem vive aqui, que não tem emprego, não tem saúde, não tem transporte público bem estruturado, não tem ensino de qualidade e ainda convive com uma mortalidade infantil e uma violência lastimáveis. Ou seja, aqui se administram ruas e praças, mas não vidas humanas.
Dentre as nossas sugestões está a de que prefeito não pode ser refém de vereador, nem de imprensa corrupta, nem de empresários financiadores de campanhas. Prefeito tem ser refém somente do povo e buscar atender as carências da população e o Lula já mostrou que investir na pobreza não empobrece a riqueza.
Estou escrevendo essa matéria para que alguém a reproduza e guarde para no futuro conferir conosco se era ou não verdade. Se o Aguilar, porventura assumir o cargo e não cumprir com a promessa poderemos estar na Câmara Municipal fazendo o papel nobre de fiscalizar as ações do executivo.
Eu vou colaborar como possível candidato a vereador, a vice-prefeito se precisarem, ou até sem ser candidato a nada, e levarei comigo uma gama enorme de boas pessoas desta cidade que desejam contribuir com um governo sério e confiável.
O orçamento desta cidade é maior do que o de São Jose dos Campos, isso, proporcionalmente é lógico. Aqui se arrecada cerca de 2.500 per-capta por ano e lá não passa de 2.000. Assim, se houver seriedade na administração desse orçamento que vai crescer com a Petrobrás, Caraguá poderá ser uma das melhores cidades do Brasil para se viver e ser feliz.
A Dilma está sofrendo mais um desgaste em seu governo que depois do Palocci, agora sofre com o Nascimento. Quem sabe se tudo isso não seja sinal de que os corruptos podem estar encontrando mais dificuldades para continuarem a assaltar os cofres públicos.
É só uma questão de esclarecimento para marcar bem o nosso posicionamento já que o povo está esperando uma administração que não seja apenas estrelismo e passe a ser aberta e absolutamente transparente para que o povo volte a participar da atividade pública sem ser apenas para votar e depois sofrer na pele a dor do próprio voto.
A Dilma mudou vários ministros até hoje, mas nem tanto como Caraguá ja mudou mais de cinquenta secretários em dois anos e meio. Isso mostra que o poder executivo está em risco permanente tanto lá quanto aqui. As mudanças de secretários e de ministros ou ocorrem por incompetência ou então por corrupção e ambas as hipóteses só enfraquecem os ideais democráticos. Ninguém muda por mudar, mas lá se explicam as razões das mudanças e aqui, tudo é silêncio.
João Lúcio Teixeira
4 comentários:
Agora é simples fazer tantas promessas...mas quando o Aguilar teve a oportunidade de mostrar algo mais e ser o prefeito que nossa cidade precisava...foi uma decepção, por isso não foi reeleito.Resumindo: ruim com Aguilar, pior com ACS. Eu sei que esse comentário não será publicado, pois esse blog é tendencioso, não dá liberdade de expressão aos leitores.
Veja só. Você deve estar vivendo em um planeta errado. Ruia com o Aguilar, piro com o ACS e o Blog não presta. Compensa pra vc continuar acessaando e se aborrecendo com tanta coisa ruim?
A presidente Dilma, despede ate nos finais de semana, quando nao esta certo ela nao espera começar a semana!
Quanto ao SR. Aguilar ser ruim, e pior com ACS...
Ha algumas diferenças!
1º...ruim é ficar em estado de regressao,(= Aguilar)durante o mandato do ex prefeito, nao houve obras faraonicas e muito menos o basico para sobrevivencia do povo que necessita dos meios; assistencia social,saude, educaçao, era uma reclamaçao generalizada, o que é legal no Aguilar que ele sempre recebia com sorriso no rosto, mas nao resolvia NADA!
Pior com ACS...concordo que nesta adminstraçao esta uma bagunça!
Mas,melhorias que surgem sao obras faraonicas, que geram empregos que nao atingem o esperado pelo povo carente!
Caragua de hoje é muito diferente da antiga, seja qual for as reclamaçoes o que falta nesta admisnitraçao do ACS é Chefes e subordinados falarem a mesma lingua, e nao adinata trocar secretarios se nao houver vontade e capacidade de estar a frente de uma responsabilidade,(exemplo)
1- È dificil colocar uma "MADAME" na secretaria da promoçao social, se ela nao souber que o povo procura assistencia por que tem necessidades das quais ela só conhece na teoria!
2- Trazer investimentos para caragua, com geraçao de novos empregos, sem capacitar a populaçao é no minimo o que esta ocorrendo, muitos dos empregos da estaçao (gasPetro)foram de fora, por que?
Entao nao é apenas atirar pedras, é ver que o sr. ACS trouxe muitas realizaçoes, mas o crescimento desordenado tambem geram Problemas!
Eu, posso descrever algumas coisas beneficas de nosso atual prefeito, moro aqui ha 22 anos e conheço caragua antes e apos as gestoes do sr. ACS!
Hoje Nossa cidade e conhecida e respeitada, pode estar pessimamente administrada...
Isso é o problema principal!
Cilmara
do bairro Ponte Seca
o povo dve reclamar direto e nao com disse me disse,o senhor ta super correto joao lucio
Postar um comentário