segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ILHABELA DEMITIU SECRETÁRIOS POR FALTA DE ESCOLARIDADE. COISA FEIA

O ilustre prefeito de Ilhabela, "Dr. Colucci", teve que dispensar três secretários, inclusive o da educação, porque não tinham formação superior. Lá isso é lei e o Ministério Público foi quem recomendou a dispensa pra não propor uma ação de improbidade contra o prefeito. Ouvi gente dizendo que isso é bobagem porque curso superior não é sinônimo de competência, mas para cargos públicos de certas áreas é exigido cursos superior e que achar que estudo é bobagem, não vai poder cobrar de seus filhos que estudem. Está certa a lei e deveria servir para prefeitos e vereadores também, que deveriam ter formação superior para o exercício do cargo. O pessoal quer altos empregos, bons salários, quer dar ordens aos outros, sem saber nem ler direito só porque é bom cabo eleitoral ou bom de voto. Durma com essa.

2 comentários:

OLHO disse...

LÓGICO QUE DEVERIA VIRAR LEI. TEM PREFEITO POR AI, QUE NÃO SABE NEM FALAR QUANTO MAIS GOVERNAR UM MUNICÍPIO.É UMA VERGONHA SE CANDIDATAREM A CARGOS PÚBLICOS SÓ PELO DINHEIRO E AINDA SIM SEREM ELEITOS. TENTA UMA VAGA EM QUALQUER MULTINACIONAL SEM O MENOR GRAU DE ESCOLARIDADE, PRA VER SE ENTRA?! NÃO ENTRA. SÓ NA POLITICA DESSE PÁIS ISSO EXISTE. LAMENTÁVEL.

munícipe preocupado disse...

Sempre defendi nas postagens que faço aqui no blog que os secretários tem que ser tecnicamente competentes para assumir seus cargos.
Qualquer concurso público exige nível de escolaridade compatível com a função, mais conhecimentos de língua portuguesa, matemática e legislação (municipal, estadual e federal). E mais, com mestrado e doutorado, somam-se pontos para melhor classificação do candidato.
Agora eu me pergunto: porque devemos conviver com vereadores semi-analfabetos, secretários que não entendem nada das suas respectivas secretarias e assessores ignorantes? Muitos não sabem redigir um ofício, só sabem fazer a matemática de aumento de salários. Defendo que todos dveam ter um salário digno, de acordo com suas responsabilidades, mas tem que merecer, trabalhar muito e ter conhecimento técnico.
Qualquer pessoa que queira ingressar nas carreiras públicas estuda muito, às vezes anos, para conseguir seu emprego, perguntem a qualquer promotor, professor de universidade pública, engenheiro da Petrobras.
Acho que um mínimo de escolaridade deveria ser exigido de qualquer funcionário público em cargo de comissão e nas camaras de vereadores (também para deputados estaduais, federais, senadores, etc.). E nos cargos de secretários, formação técnica na área de atuação.
Vejam só como anda a saúde, o trânsito, os serviços e tantas outras secretarias em nossa cidade. Isso sem falar da câmara de vereadores que, salvo poucas exceções, deixa qualquer um envergonhado.