quinta-feira, 25 de agosto de 2011

QUEREM REFORMAR O CÓDIGO DE PROCESSO BRASILEIRO


Com a desculpa de que o nosso Código seja o culpado das demoras nas decisões do judiciário, a lei está sendo o bode expiatório.
Querem aumentar os poderes dos juízes e reduzir o direito de defesa das partes, mas ninguém fala, por exemplo, em responsabilizar  pessoalmente o Juiz incorreto que se aposenta integralmente ao invés de ser exonerado a bem do serviço público. Não se fala em modernizar a gestão do judiciário que segue um monte de papéis velhos  a emperrar as expectativas das partes, ou mesmo dos advogados que buscam formas de protelar o desfecho da ação quando lhes convém. Uma parte do problema é a falta de ética dos que operam a “processualidade” nacional. Há juízes corruptos, há advogados desonestos e há partes com poder de influência e há funcionários públicos mancomunados com o desmando. 
Mudar a lei pode não ser o mesmo que mudar a realidade dessa máquina velha e cansada.

Nenhum comentário: