quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EU NÃO TIVE RESPOSTA. SERÁ QUE ALGUÉM TEM?

Uma senhora, já bem idosa parou comigo na rua e indagou se eu serei candidato. Respondi que sim, a vereador. Quis ela saber porque não a prefeito e eu respondi que por ora a eleição de prefeito no litoral norte é muito complicada envolve interesses econômicos de grandes proporções e a lógica é a vitória de quem gasta mais. Na seqüência do diálogo disse ela que acha bobagem alguém se candidatar a vereador a menos que seja para ganhar dinheiro na política. Difícil justificar o injustificável. Seguiu ela dizendo que noutros tempos as pessoas eram menos volúveis e respeitavam mais as regras da moral. Os armazéns vendiam em cadernetas sabendo que receberiam no final do mês. Fiquei ouvindo atentamente pra ver onde ia chegar a sua indignação e ela seguia dizendo: não é possível que um fiscal receba propina para não fiscalizar; que um policial receba propina para não prender; que um vereador receba dinheiro do prefeito para deixá-lo roubar em paz; que um prefeito fique rico no poder; que médicos trabalhem 1 hora e recebam 4 com a saúde tão ruim; que famílias inteiras sejam empregadas no poder e recebam mesmo sem trabalhar; que um homem adulto de barbas brancas aceite salário sem trabalho; que um juiz julgue segundo a orientação política ou em troca de propina; que um delegado relaxe um flagrante por razões escusas; que alguém seja perseguido por não comungar com as mesmas idéias do mandatário; que alguém aceite dinheiro e vote em bandido; enfim. que um servidor público concorde com a safadeza em troca de um adicional no seu salário.  Completou: não entre nisso não, você vai ser contaminado e não vai mudar nada. Você vai ser vereador e nós vamos continuar a ver os CDs piratas sendo vendidos na cara dos fiscais e da polícia, o jogo de bicho aberto mesmo sendo crime, as praias cheias de cadeiras no verão; o tráfico de drogas escancarado e políticos enriquecendo a custa de tudo isso.
Estou pensando em tudo que ouvi e chego à conclusão que o povo brasileiro assim como essa senhora, está sem esperanças e nós não estamos em uma crise econômica, mas em uma enorme crise de credibilidade no ser humano. Será que isso vai mudar?

2 comentários:

jose carlos disse...

Ola Pessoal boa noite .
E verdade Sr João esta senhora se e que ela mesma que fala isto tudo esta com toda razão foi o que eu ja disse aqui , um vereador so bom onesto trabalhador não vai poder fazer nada no meio de 14 se que agora ira aumentar eu nem sei porque aumentar as cadeiras se as que temos oje nada resolve so vai ter mais gastos na folha de camara mudanças aqui ou melhor no Brasil muito dificil mesmo, por isto eu continuo dizendo Dr , sai como candidato sim mas candidato a Prefeito e quem sabe o Aguilar como vice. ta falada
ABraços

munícipe preocupado disse...

Se existem corruptos, é por que tem alguém disposto a corromper. Por exemplo, quem não conhece uma pessoa (ou várias) que já pagou "por fora" para ter um problema resolvido? Quem aí nunca comprou algum tipo de artigo pirata? Pois é, não são só os políticos que precisam mudar.