O governo federal publicou ontem os resultados do ENEM de 2010. Exame Nacional do Ensino Médio e Caraguatatuba tem somente duas escolas ligeiramente acima da média de participação no ENEM com pouco mais de 50% que são a Colônia dos Pescadores e Alcides Galvão.
Thomas Ribeiro de Lima e Avelino Ferreira se aproximam da média com 40% enquanto que as demais estão dentro de faixas críticas em matéria de participação no ENEM.
As piores são Ver. Benedito Paes Sobrinho e Maria Ester das Neves Dutra Damásio com apenas 10% de participação no exame.
Novo Enem
Em 2009 o ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou a proposta de unificar o vestibular das universidades federais utilizando um novo modelo de prova para o Enem.
O MEC argumenta que o vestibular tradicional desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um jovem que queira prestar Dança e tenha problemas financeiros, dificilmente poderá participar de processos seletivos de diferentes faculdades – e terá suas chances de aprovação diminuídas. Por outro lado, as federais localizadas em Estados menores ficam restritas aos candidatos de suas regiões.[carece de fontes?] Atualmente, existe diversos materiais didáticos para vender. O MEC já disponibilizou as provas anteriores, um simulado e apostilas do encceja, que antigamente era utilizado para medir o desempenho dos estudantes. A editora abril, a difusão cultural do livro e outras têm material de excelente qualidade. Sites como www.enem.webs.com fazem trabalhos beneficentes oferecendo apostilas 100% grátis.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, e secretários estaduais de Educação discutem o novo Enem em Brasília
De acordo com a Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), de todos os estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior, apenas 0,04% residem no estado onde estudam há menos de um ano. Isso significa que é muito baixa a mobilidade entre estudantes nas diferentes unidades da Federação. Nos Estados Unidos, por exemplo, 19,2% dos alunos mudam de estado para cursar a universidade.[carece de fontes?]
A pasta diz que poderá aumentar as verbas para assistência acadêmica das universidades, para que candidatos de diferentes estados possam se manter estudando.[carece de fontes?]
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Brasília, 2007.
Além disso, o ministério afirma que um exame nacional unificado, desenvolvido com base em habilidades e conteúdos mais relevantes, passaria a ser importante para definir a política educacional e o conteúdo a ser ensinado no segundo grau.[carece de fontes?]
Devido a fortes suspeitas de vazamento da prova, que teve cadernos furtados em uma das gráficas que a produziu, o exame que estava planejado para ser realizado em outubro de 2009 foi adiado.[6] O novo Enem passará a ter 180 questões aplicadas em dois dias de prova.
Com as datas remarcadas para 5 e 6 de dezembro de 2009, do total de 4,1 milhões de inscritos 37,7% abstiveram-se de realizar as provas no primeiro dia [7]
Outro diferencial do Enem 2009 é a adoção da Teoria da Resposta ao Item (TRI) na formulação da prova, o que permitirá que as notas obtidas em edições diferentes do exame sejam comparadas e até mesmo utilizadas para ingresso nas instituições de ensino superior.
Ver artigo principal: Fraude do Enem de 2009
Desde que se tornou exame de principal acesso as instituições de ensino superior, o Enem tem passado por alguns problemas que causam descrença e temor entre estudantes.[8][9] O primeiro problema foi o furto de provas ocorrido em 2009, que fez com que fosse remarcado para mais adiante.[10][11] Posteriormente, o gabarito da prova foi divulgado com erros.[12]
Protestos contra irregularidades do exame na Avenida Paulista, cidade de São Paulo. 15/11/2010
Em 2010, vazaram informações sigilosas e pessoais de inscritos do Enem na Internet.[13][14]
Imediatamente após a realização do ENEM 2010, uma série de erros em um dos cadernos de provas, culminou a Justiça do Ceará a suspender os exames em todo o território nacional. Com o Ministério querendo reaplicar a prova para todos os prejudicados, a Justiça alegou que novas provas apenas para os que usaram os cadernos incorretos poderia prejudicar todos os outros inscritos no exame. [15] Por causa de todo este imbróglio, certas instituições de ensino desistiram de usar o Enem como parte de sua nota.[16] O Ministro da Educação, Fernando Haddad declarou que uma segunda prova seria aplicada aos alunos prejudicados pelos erros de impressão verificados em 0,3% das 10 milhões de provas impressas – erros que foram admitidos pela gráfica responsável, a RR Donnelley – a maior empresa gráfica do mundo. Dos 33 mil cadernos com erro, 21 mil foram efetivamente distribuídos. A RR Donneley considera que esse índice de falha está dentro da margem de erro admitida para esse tipo de processo industrial.[17] [18][19][20] As novas provas do Enem serão aplicadas na primeira quinzena de dezembro, segundo o Ministério da Educação.[21]
Segundo o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Universidade de Duke e fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, "só os donos de cursinhos e aqueles que não querem a democratização do acesso à universidade podem ter algo contra o Enem." Sobre a entrevista do ministro Fernando Haddad ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, questionou: "Como jornalistas que num dia falam de incêndio, no outro, de escola de samba, no outro, ainda, de esporte, podem se arvorar em discutir um assunto tão delicado como o sistema educacional? Pior é que ainda se acham entendedores. Só no Brasil educação é discutida por comentarista esportivo!" [22]
Um comentário:
Ao invés de ficar inventando métodos e maneiras mirabolantes de melhorar a educação, porque não se baseiam no currículo da melhor escola identificada no ENEM 2010 e melhoram o ensino como um todo, a partir da pré-escola? Será que é tão difícil ver que o que falta é conteúdo, tempo dedicado aos estudos e professores melhores? Como pode um estudante se sair bem se as escolas estão sempre suspendendo aulas, dispensando alunos e tem péssimos professores? Estou cansada de ouvir professores dizendo que o importante é o acolhimento e o afeto, mas nâo conhecem um mínimo de concordância nominal e verbal, falam errado e ainda assim se dizem educadores? Como promover um aluno que não sabe ler ou fazer as operações matemáticas básicas, muito menos ler e interpretar um texto corretamente?
Não adianta querer reinventar a roda, escola boa é exigente, reprova o aluno, se for necessário,e exige presença e participação. E ninguém fica traumatizado por repetir de ano, faz parte da vida e também do aprendizado.
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