terça-feira, 18 de outubro de 2011

EM SÃO JOSÉ A PRAÇA É PÚBLICA E OS BRINQUEDOS TAMBÉM

Algumas praças públicas em São José dos Campos são verdadeiras festas para as crianças. Na praça do Jardim Aquários atrás do Carrefour há uma variedade enorme de brinquedos lúdicos instalados pela prefeitura que são equipamentos fixos e fazem parte da praça em tempo integral. Inúmeras mães podem ir diariamente com suas crianças em uma confraternização bonita. São balanços, barras, escorregadores,  tudo construído em madeira rústica plástico e ferro, de modo a proteger as crianças contra acidentes. São caixas de areia, calçadas, gramados, tudo disponível para o entretenimento das crianças e adultos que praticam caminhada, corrida, bicicleta formando um conjunto socialmente integrado e feliz.
Em Caraguá a praia é quase toda particularizada,  incluindo privadas despejando tudo na areia, e quem quiser brinquedo tem que pagar caro no parque particular. Sobram as áreas de areia, sujas e mau aproveitadas e os poucos equipamentos públicos que existem estão destruídos como as quadras de futebol de areia perto do Quiosque Guaruça cuja cerca está toda arrebentada e a pista de "bicicróss" que é um vexame, com  montes de terra pra todo lado. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Isso não é privilégio dessa administração, mas é a própria história que conta que os pobres não podem se divertir por aqui, enquanto por lá até os ricos têm a gratuidade de uma praça bem equipada.
Não seria o caso de se pensar em desocupar a areia da praia e urbanizar corretamente em respeito ao turismo, como já ocorreu em Santos?
Está chegando a temporada e o trouxa do turista virá aqui para ser explorado mais uma vez e não vai ver nada de novo além de muita propaganda. A cidade está desgovernada, definitivamente. Vide as faixas de trânsito que estão apagadas mais a cidade está repleta de agentes de trânsito multando as pessoas. Quem não faz a sua parte não deveria poder exigir dos outros o cumprimento de qualquer obrigação.
Ah!... abriram um monte de entradas de carros na praia e milhares de automóveis estarão na areia fazendo o desastre ecológico da destruição do maior patrimônio turístico que são as nossas praias.
Isso é o que  chamam de choque de gestão e há quem fale em reeleição. Cruzes!...

Nenhum comentário: