sexta-feira, 14 de outubro de 2011

GREVE É SEMPRE ASSUNTO POLÊMICO

Os correios brasileiros passaram por uma greve de quase um mês com o acúmulo de milhões de objetos que deixaram de ser entregues aos seus destinatários. A imprensa tem se posicionado de maneira a criticar a greve ainda que indiretamente, mas o povo de modo geral não tem tido a possibilidade de se manifestar, restando-lhe a penas o direito de sofrer os efeitos da paralisação. Greve é uma prática que vem sendo exercida no Brasil desde o início do século passado com o surgimento dos primeiros sindicatos. Um dos que mais fizeram greves naqueles tempos era o sindicato dos ferroviários que se mobilizavam com eficiência impedindo a circulação de trens e o funcionamento das oficinas que alimentavam o sistema.
Quase sempre o tema era salário ou algum outro benefício que eram reclamados nessas ocasiões. Os usuários do sistema se sentiam prejudicados, mas do outro lado os trabalhadores estavam na luta por melhores condições de vida.
Os setores onde as greves se desenvolvem são geralmente, setores onde o direito dos trabalhadores possam ter sido desrespeitados, e os correios mostram isso, porque a empresa de Correios sempre gozou do maior prestigio dentre todas as instituições de interesse público no Brasil. Todas as pesquisas de opinião sempre mostravam o povo muito satisfeito com o desempenho dos correios que figuravam sempre em primeiro lugar em matéria de credibilidade popular. O sistema denominado correios era o campeão de aprovação pública.
Desde que transformaram essa empresa pública em cabide de emprego do pessoal do PMDB, mais especificamente o Hélio Costa que foi Ministro das Comunicações no governo Lula, e que fez uso do sistema de comunicações para tentar se eleger governador de Minas, os correios viraram uma espécie em degradação e têm perdido muitos pontos no conceito dos seus usuários.
Essa herança maldita o Lula tem que levar em sua bagagem, não por ser o culpado direto, mas por ter mantido o Helio Costa no cargo até o fim de seu mandato, numa espécie de conivência  grandemente prejudicial ao Brasil. Afinal os correios pagam salários baixos, tem deficiência de funcionários por conta de concurso anulado pela justiça por irregularidades e assim, pode-se considerar que a greve, ainda que antipática, é extremamente justa.
Verdade que o povo até gostou da greve dos correios porque atualmente não se recebem cartas de amor, mas cobranças, de luz, telefone, água, boleto bancário e propaganda de cartões de crédito. Assim, a demora nem foi tão incômoda, ma os funcionários têm razão.

Nenhum comentário: