domingo, 30 de outubro de 2011

LITORAL TEVE 27 PRAIAS POLUÍDAS NESTE FIM DE SEMANA

Essa história de praias poluídas no litoral norte com todas as cidades mantendo convênio com a SABESP empresa de capital misto em que o Estado de São Paulo é acionista majoritário, merece um posicionamento mais incisivo da parte dos senhores vereadores das quatro cidades porque a SABESP vive anunciando investimentos em coleta e tratamento de esgotos, cobra caro o serviço de esgoto de todos os cidadãos da região, e nunca se tem índice satisfatório de balneabilidade das nossas praias. Se for para não resolver o problema que é crucial nas cidades turísticas em que as praias são importante gerador de atividades econômicas, melhor seria rever esse convênio que tem natureza mais política do que técnica.
O município de Caraguá já emprestou dinheiro alto para a SABESP quando o mesmo prefeito atual era titular do executivo na cidade, foi um parto pra receber de volta o dinheiro e o tratamento de esgoto não sai da teoria.
Os vereadores têm poderes para fiscalizar a execução desse contrato que parece não estar sendo cumprido com a necessária eficiência que a constituição estabelece para os serviços públicos. Precisa haver um ajustamento de conduta entre a SABESP e o município estabelecendo-se prazos para resolução desses problemas sob pena de rescisão do contrato.
O que não dá mais é pra aceitar a cobrança de esgoto se o esgoto que é endereçado ao sistema está indo in-natura para o mar. 
A próxima legislatura deverá eleger vereadores que tenham disposição para debater esses temas, porque atualmente não se tem visto vontade de fiscalizar. Tomara que melhore  a qualidade do voto.

Nenhum comentário: