segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O BLOG ESTÁ FICANDO UM CASO SÉRIO

Tenho encontrado com muita freqüência, pessoas que dizem visitar o Blog do João Lúcio diariamente e a maioria afirma que gosta de estar aqui  porque o que se publica neste Blog não sai na imprensa em geral. Claro que a imprensa geral tem métodos de comportamento de acordo com o padrão da comunicação. O Blog é diferente porque tem mais agilidade e não tem o compromisso histórico de buscar as informações lá na fonte. A mídia tradicional tem muita despesa com viaturas, câmeras e pessoas que se deslocam para ouvir em muitos casos desculpas esfarrapadas, principalmente dos políticos que sempre repetem o mesmo refrão quando são presos ou acusados de corrupção: " É perseguição política dos meus adversários". Quando estão inaugurando algum prédio o discurso é sempre o velho chavão: "Estamos entregando mais um serviço à população". Pedem palmas e enchem o peito para criticarem os adversários.
A internet está criando uma nova maneira de informar. Se o sujeito é preso e há uma foto dele com as algemas, pra que deslocar um aparato caríssimo pra ouvir as mesmas histórias de sempre?
A responsabilidade aumenta, na medida em que o fato é noticiado, mas ela se equilibra no momento em que se dá a liberdade de defesa. Isso provoca uma espécie de informação dinâmica que o povo está se acostumando aos poucos e que será a mídia do futuro.
O papel da imprensa é mostrar ao povo tudo o que possa interessar a ele, sem máscaras, ou distorções. Existe,  e sempre existiu a mídia paga que vende a opinião por míseras 30 moedas e vive de elogiar o que não presta e criticar o que não lhe paga propina. Isso existe tanto na grande mídia quanto na menor. Nas cidades de pequeno porte, há empresas desonestas com propaganda enganosa, e há políticos safados com espaços enormes que lhes garantem boa fama mesmo que sejam pessoas de má índole. 
O Blog, quando usado de forma equilibrada pode suprir a lacuna que a mídia desonesta deixa e mostrar às pessoas a transparência da informação. Claro que as matérias políticas são destinadas a quem esteja no poder e eles ficam tristes com isso. 
O jornalismo da internet é diferente e quem sabe o mais oportuno e menos oneroso, e que fala diretamente aos formadores de opinião, que são os internautas. A internet tem sido culpada pelas revoluções que estão derrubando governos dos paises Árabes e Africanos, e os governantes do tipo Sadan Russen e Kdafi estão sendo derrubados e mortos por conta da comunicação sorrateira da mídia em rede onde as pessoas passam informações que a mídia tradicional evita. Nunca que um jornal ou rádio da Líbia iria mostrar fatos contrários ao interesse do palácio. Claro que isso tem uma explicação que passa pela impossibilidade de se impedir o acesso à internet, que é uma rede internacional e não está vulnerável ao poder ditatorial dos governantes prepotentes, como acontece com jornais e televisões, ou rádios em que os governantes sem escrúpulos acabam fechando as empresas como fez o Hugo Chaves na Venezuela ou o Fidel em Cuba. Lá, na Venezuela o povo acha que o Chavez  é o máximo, tudo por conta de uma imprensa controlada que não transmite opiniões contrárias ao interesse do governo. O Blog é assim, uma mídia que o único meio de calar é fazendo as coisas corretamente para evitar as críticas. 
Dessa forma estamos cientes que o nosso papel enquanto veículo de informação é muito mais sério do que poderíamos imaginar quando começamos com esse trabalho.
Os comentários de leitores são importantes principalmente agora que são identificados porque através deles as pessoas podem expressar sua admiração ou repúdio por algo, e assim vão sendo formadas opiniões capazes de gerar consciência no seio da cidadania. 
O problema do Brasil, não é exatamente o político porque ele está legitimado no poder pelo voto secreto e direto, que o povo lhe confere. Se no segredo da urna o povo tem sido burro o problema não a política em si, mas a qualidade do voto, que começa pela cidade onde a gente mora. Aqui a gente sabe quem é bom e quem não presta porque a sabedoria popular não erra. O problema é que grande parte dos eleitores, no segredo da urna vota desonestamente e acaba entregando o poder a quem não merece. Vide o Governador de Brasília recentemente deposto, o prefeito de Taubaté, de Campinas, Lorena e muitos outros que estão cheios de problemas, mas continuam posando de bons meninos e dizendo que são perseguidos politicamente. Caras de pau. 
Os Blogs estão em todo o Brasil e aqui também, além do nosso existem outros bons Blogs em atividade e isso pode fazer a diferença na próxima eleição. 
Se o povo eleger mais da metade dos vereadores com pessoas de boa índole, certamente as câmaras municipais irão controlar melhor os prefeitos e o patrimônio público vai de fato ser endereçado ao cidadão em forma de desenvolvimento humano.
Chegamos a 150 mil visitas em nove meses, e isso mostra que são inúmeras visitas diariamente o que por certo deve ser composto de pessoas que gostam porque gostam ou que entram no Blog por curiosidade. Uns não concordam com a nossa postura por achar que deveríamos fazer o mesmo papel da mídia paga, mas outros entendem  que o caminho que a internet indica é o da verdadeira utilidade pública.
Obrigado aos que nos visitam porque gostam e acreditam no nosso trabalho. 
Eu resolvi me envolver na política porque acho que é possível ocupar espaços que possam ser mais bem explorados, mas me preocupa a possibilidade de êxito, na eleição de vereador que devo disputar ano que vem, e depois, se eleito, o que fazer do Blog. Essa pergunta me tem sido feita com freqüência. Isso é assunto que terá que ser resolvido depois de outubro de 2012, mas a tendência é se for eleito, transformá-lo em um site do meu gabinete, contratar dentre os assessores um jornalista e manter as informações do mesmo modo que temos feito. A transparência no poder é fundamental para que as pessoas possam participar ativamente da construção do seu futuro. Democracia é isso. 
Somadas todas as visitas nas diversas versões do Blog, estamos nos aproximando de um milhão de acessos.  João Lúcio

Um comentário:

Anônimo disse...

Dr. João, sugiro que adicione esta ferramenta ao seu blog, para saber quantas pessoas estão online, em tempo real.

http://www.usuariosonline.org/