quinta-feira, 27 de outubro de 2011

VALE A PENA LUTAR PELO BEM COMUM

É de conhecimento público que as praias são o principal patrimônio turístico das cidades litorâneas e é sabido também que elas são responsáveis pela econômica regional quase toda baseada no turismo de praias.
O Blog do João Lúcio e a ONG Olho Vivo têm feito campanhas constates na defesa do ambiente praiano. É da ONG o pedido de intervenção do Ministério Público o que resultou em inquérito em andamento, visando a total recuperação das prais que devem ser destinadas unicamente ao uso das pessoas, sem nenhuma intervençao comercial ou de quaisquer espécies de ocupação.
Hoje, no programa de rádio Jornal Regional da Caraguá FM, o Secretário Municipal de Trânsito falou que a prefeitura vai fechar as entradas de veículos na areia da praia, assim como vai fechar o acesso de veículos na região da Praia Brava, e Lagoa Azul. Demorou, mas ainda bem que veio a novidade, e a luta tem valido à pena.
As praias não podem ter nenhuma atividade comercial sobre a areia, nem banheiro jorrando em fossas, nem óleo de cozinha usado enterrado na areia e nem carros poluindo o ambiente. Dias atrás falamos sobre a proibição de cachorros na praia, o que seria demagógico se os carros com rodas imundas, graxas e combustíveis podiam estacionar na área. 
Nós criticamos o que não vai bem, mas sabemos elogiar o que esteja correto e estamos parabenizando a prefeitura pela atitude tardia, mas oportuna, e desejando que a palavra do Major Amandes do Trânsito seja posta em prática porque é comum os agentes públicos falarem e depois não conseguirem cumprir as promessas por conta da burocracia. Torcemos para que o prefeito Antônio Carlos consiga fazer cumprir esta promessa do Amandes que é muito importante para a cidade, para os turistas e para a preservação ambiental  em área tão importante para todos.
Se fecharem as entradas de carros na praia nós colocaremos no BLOG um portal de elogios e agradecimentos, mas tem que acontecer antes da temporada porque a predação nessa época é muito grave. Afinal a avenida da praia tem estacionamento abundante.

7 comentários:

munícipe preocupado disse...

Espero ansiosamente que essas promessas sejam cumpridas. Mas será que os "grandes" quiosques, amigos do rei, serão removidos?

augusto tannenbaum disse...

Precisa também haver uma reeducação das pessoas, pois muitos frequentadores das praias poluem e emporcalham muito mais do que carros e cachorros juntos. Fazia caminhada na praia e ficava horrorizado com a quantidade de lixo na areia, e podia passar por 10 ou mais dias que o lixo só mudava de posição pela força do vento. Se possível passem na praia onde ficam os farofeiros, no final da tarde de domingo ou segunda pela manhã e deem uma olhada na situação. Essa praia que eu falo é um pouco pra frente do Aruã, antes da praia das palmeiras, tem um comércio com um terreno enorme ao lado, onde estacionam onibus de farofeiros. Nada contra os farofeiros, mas que não emporcalhem a praia.

Ana Maria Gonçalves disse...

Dr. João, e estes quiosques que trabalham dentro das normas, empregam funcionários. E como ficam os turistas? terão que aumentar a farofa na areia? terão que trazer levar cadeiras e banheiro químico?
Uma cidade que é tipicamente turística não pode desenvolver uma forma de minimizar o problema?

Acredito que, muitos serão os desempregados na área, e quem fiscalizará os turistas? Tomo por exemplo o quiosque 49, do sr. Cláudio, um lugar tranquilo, 100% familiar, aliás derrubaram o quiosque 51 e as noites ele está sendo usado como motel e consumo de drogas. Quando havia o quiosque havia iluminação, e hoje não.

Ana Maria Gonçalves disse...

...complementando meu raciocínio, pediram-me para postar o comentário anterior, uma vez que a pessoa, proprietária de um quiosque está preocupada, e sequer sabe entrar na net e muito menos tem conta no google.

Gostaria que o sr., pudesse esclarecer, uma vez que a abrangência do seu blog é reconhecida, muitos nao postam, mas muitos lêem, e é o que interessa, a informação.

Aliás, o que tem sido feito em relação ao Rio Juqueriquerê que deságua no mar, inclusive tenho um vídeo no youtube documentando para quem nunca foi até lá. Quer mais óleo deixado pelas embarcações, pelos esgotos domésticos e das marinas?

http://www.youtube.com/watch?v=Egtz0Nn6eBI

munícipe preocupado disse...

O problema não é ter quiosque, mas como isso é administrado. Quiosque não é particular, tem que ter licitação para ser explorado. O problema é sempre beneficiar os amigos do rei.
Se tem quiosque, que seja na forma da lei!

blogdojoaolucio disse...

Cara Ana
A areia da praia é tida como área de preservação ambiental tendo em conta que ali existem bio-sistemas que são importantes para o equilíbrio ambiental. A areia é prorpriedade da marinha por determinação constitucional, e não não pode ser ocupada por quaisquer edificações em diistância de até 300 metros do que se chama de preamar identificado na prática a grosso moso pelo limite aitingido pela onda do mar. Alí deve haver preocupação com a preservação ambiental para que o espaço seja destinado exclusivamene ao uso não predatório.
Carros na praia, banheiros em fossas, óleos queimados, e quaiquer outros danos, têem que ser evitados.
Os quiosques sobre a areia são uma espécie de permissão equivocada especialmente os que causam danos ambientais, se não têem autorização federal, concorrência pública e estudo de impacto ambiental. Assim, o futuro deverá ser a eliminação de todas as instalações sobre a areia, até porque o Minsiterio Público Federal está tocando um inquérito que está colhendo provas para ingressar com a ção e pedir a desocupação como já ocorreu em outras cidade brasileiras, lembrando: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, e inúmeras outras que retirartam tudo que havia sobre a areia e restabeleceu a praia como área de lazer, devidamente urabanizadas.
Essa realidade desagrada aos usuários menos avisados que não se atentaram para o fato de que o conforto de aguns e os lucros de outros, estariam causando grande prejuízo ao futuro. Outro fato que precisa ser atacado é aquel monte de restos e barcos e equipamentos de pesaca jogados porcamente sobre a areia da praia perto do camaroeiro. Tudo aquilo é particular e deve ser guardado na casa de cada dono e não sobre a areia da praia. Imagenem os donos de bares deixando sobre as calçadas e praças seus engradados de bebidas, garrafa usada, e lixo.
Por isso é que o Blog sege sendo uma mídia muito lida. Ele não tem medo de mostrar as verdades sobre temas ainda que complexos. Ganhar dinheiro é bom, mas devem exisitir limites.

Ana Maria Gonçalves disse...

O que eu gosto no blog, é a facilidade com que encontro respostas às minhas dúvidas.


Assim "deveria" ser o contato com os nossos órgãos de atendimento ao munícipe.