terça-feira, 25 de outubro de 2011

VEIO DO JOÃO ROCHA

Prioridade normal Dia da Democracia

De:
joao.rocpt@terra.com.br 
As imagens externas estão sendo exibidas. Não mostrar as imagens

Dia da Democracia25 DE OUTUBRO DIA DA DEMOCRACIA

A origem do conceito de DEMOCRACIA provém do grego: demos (povo) e kratos (poder), portanto, desde seus primórdios (meados do século V para o IV a.C.) democracia sempre teve a conotação de poder do povo, poder popular. Assim, a democracia é o sistema de governo em que prevalece a vontade da maioria e o respeito aos direitos da minoria. As sociedades democráticas são governadas por representantes eleitos de forma direta e tem como ideais a liberdade, igualdade e fraternidade. Por ser tão importante na vida dos cidadãos tem um dia para ser comemorada: 25 de outubro.

A democracia surgiu na Grécia clássica e desde logo adquiriu diferentes significados, para diferentes pensadores. No conceito de Platão, por exemplo, ela não possuía o mesmo significado que Aristóteles lhe atribuía.
Platão pensava em termos abstratos e ideais, numa lógica de desagregação a partir da forma perfeita de governo, enquanto Aristóteles estava interessado em classificá-las de acordo com sua realidade histórica, analisava as formas de governo dedutivamente, a partir de um modelo ideal e perfeito que, sendo perfeito, só podia mudar para pior.
Aristóteles usava tanto o procedimento lógico dedutivo, como indutivo, levando em conta os fatos históricos, ou, como mais modernamente diríamos a realidade empírica.

Ao longo da história ocidental, o conceito de democracia, ainda que sempre conotando participação popular, continuou adquirindo variadas configurações institucionais, de acordo com o autor que sobre ela escrevia.

Não obstante, ainda que não haja uma definição específica de democracia que tenha conquistado aceitação universal, dois princípios básicos estão presentes na grande maioria das definições: a igualdade e a liberdade.

Democracia não é só o direito de votar e ser votado, o termo é muito mais amplo: direito se organizar em sindicato e associações, direito de se manifestar para cobrar os nossos direitos, direito a cidadania e outros. Desde o século passado, a maioria dos regimes políticos busca vestirem-se com o título e as roupagens da democracia. Mas, temos por ai muitas democracias capenga, nas empresas, nas instituições, nos municípios, etc.

Pelos rincões do Brasil, muitas cidades predominam a prática do coronelismo e das oligarquias:  “o governo de poucos no interesse de poucos, porque desdenhando a virtude segue o princípio egoísta do interesse, e, “como os muitos sempre são os pobres e os poucos sempre são os ricos” é uma forma de governo a serviço dos interesses dos ricos”. 

Em Caraguatatuba, parece haver certo receio das pessoas se manifestarem, em relação aos problemas que afligem a comunidade. Muitos pedem nos programas de rádio ou nos blogs que seus nomes não sejam revelados.

João Rocha
Militante do PT

Nenhum comentário: