domingo, 13 de novembro de 2011

COMPARE A FOTO ABAIXO COM A NOSSA PRAIA

EIS UMA FOTO DE UMA PRAIA DE SANTOS QUE PODE SER COMPARADA COM A FOTO DA MATÉRIA ABAIXO SOBRE A SITUAÇÃO DA PRAIA DO CENTRO DE CARAGUÁ.
RECUPERAR E EQUIPAR AS NOSSAS PRAIAS PARA UM TURISMO DE QUALIDADE É FUNDAMENTAL.

2 comentários:

munícipe preocupado disse...

Sobre o trânsito, as leis, os vereadores e o futuro que queremos:
Ao ver a foto de Santos e o “capricho” com as calçadas, a urbanização e o respeito aos pedestres e ciclistas, fiquei pensando em nossa querida cidade e o que queremos para nós e para oferecer aos nossos visitantes.
É uma reclamação constante a falta de vagas para se estacionar no centro. Caraguá está crescendo, isso é bom, mas precisa de ordenamento, senão também seremos uma cidade que “cresceu sem planejamento”, como tantas por aí. Em primeiro lugar, todo mundo para onde quer, sobre as calçadas (veja a situação em frente à farmácia municipal e no comércio à sua volta), fazem rebaixamentos de guia sem consultar a prefeitura, guardam vagas para si ou para quem quiserem, etc. Precisamos de uma legislação para ordenar os Polos Geradores de Tráfego, os PGTs , as vagas e zona azul. Vejamos, por exemplo, a nova agencia bancária inaugurada no centro: pela sua área, deveria ter sido calculado o número de vagas necessárias. Se não puderem ou não quiserem atender o número de vagas exigido dentro do lote do edifício, deveria ter-se firmado um convênio de estacionamento para evitar transtornos à circulação. Isso deveria ser feito para qualquer comércio ou serviço onde se necessita de muitas vagas, tais como escolas, clínicas, supermercados, etc.
Assim como as vagas, os acessos também tem que estar em conformidade com o volume de veículos, vejam, por exemplo, o supermercado na entrada da cidade, onde o acesso e a saída deveriam ser feitos pelas ruas laterais e não em frente à rotatória. Isso sem falar na nova rotatória, em frente ao cemitério, totalmente fora de qualquer padrão de engenharia de tráfego, perigosa e causadora de transtornos.
Quanto à zona azul, deveria ser fixado um período máximo de estacionamento em uma vaga, por exemplo, 1 hora, para haver rotatividade e todos poderem estacionar. Nas vagas mais distantes do centro, o tempo pode permanecer livre. O que se vê hoje, tal como um vendedor de doces em frente a agencia bancária, que passa o dia ali ocupando duas vagas não é mais possível com o movimento que temos. Ele deveria ter um quiosque, já que certamente não se enquadra como “ambulante”. São só alguns exemplos, muitos mais existem e poderíamos escrever por várias páginas, mas acho que é o suficiente para vermos a nossa situação. Está na hora de muitos pararem de legislar em causa própria ou em favor de amigos, a cidade precisa de respeito.
Os vereadores precisam fazer sua parte e não viver para fazer favores. Semana passada fui à prefeitura e pude ver dois vereadores, um com mandato e o outro, sem, mas com a mesma atitude, circulando pelos guichês com algum afilhado, pedindo atenção especial (e sendo atendidos), enquanto os demais pegam senhas e esperam nas filas. Essa é a verdadeira campanha para as próximas eleições, os que compram e os que se vendem.
Está em nossas mãos fazer uma cidade melhor. Temos que escolher melhor, legisladores preocupados com todos os cidadãos e não apenas com os amigos. Só assim vamos ter a cidade que queremos e merecemos.

Anônimo disse...

Quem nasceu Caraguá, não chega a Santos.