quinta-feira, 24 de novembro de 2011

DO VEREADOR PH

Aprovada ampliação de licença-maternidade a servidoras

A Câmara aprovou o projeto do vereador PH, que amplia a licença-maternidade às servidoras públicas municipais. Agora, o período de afastamento do trabalho, ao dar à luz, passa de quatro para seis meses.
A proposta já havia sido incluída, recentemente, no Estatuto do Servidor. Porém, era necessário modificar o texto da Lei Orgânica para que o novo prazo pudesse vigorar. O projeto também amplia a licença-paternidade de cinco para 15 dias.
PH festejou a aprovação do projeto. Para ele, a mãe que passa mais tempo com o filho retorna mais produtiva ao trabalho. “O ciclo de seis meses de amamentação garante mais saúde ao recém-nascido e, com isso, reduz as faltas da mãe ao trabalho”, justifica PH.
Segundo estudo realizado pelo Sindicato dos Servidores (Sindserv), a extensão do benefício não compromete o serviço público. “De oito a 10 servidoras ficam grávidas por ano. O impacto é mínimo”, garante o presidente do Sindserv, Ivan Moreira Silva. Ele avaliou a aprovação do projeto como “um momento histórico” para a categoria e agradeceu a sensibilidade do vereador.

Nenhum comentário: