terça-feira, 15 de novembro de 2011

O DEBATE É SEMPRE SALUTAR

D. Zilda Arns
Dr. Albert Sabin - Gotinha
Começamos no Blog uma conversa aparentemente sem sentido quando foi levantada a história de alguns bairros da cidade de Caraguatatuba, cujo nome são curiosos. Morro do Algodão que não tem morro e nem algodão, tema muito comentado, tal qual o Morro do Chocolate que não tem chocolate. Alguns leitores comentaram a matéria e até tentaram explicar as indagações o que mostra que as pessoas gostam de temas culturais e históricos e quem sabe tem interesse em dividir o conhecimento. Nós não sabemos que são as pessoas que deram nomes a rua da cidade, e quando se levanta essa questão o debate acaba interessando a muita gente. Quem foi Altino Arantes, Dr. Cândido Mota, Miguel Varlez, João Fonseca, Campos Salles, Rio Branco, e muitos outros personagens que deram nomes a ruas. Ultimamente vereadores perderam o senso da responsabilidade com a cultura e estão dando nomes de ruas a pessoas sem nenhuma expressão e nem notoriedade, mas em outras épocas o nome de rua não tinha a finalidade de angariar votos e só se denominava uma rua com nomes de pessoas cujo reconhecimento ultrapassava os limites da vizinhança. NO Brasil existiram pessoas que morreram deixando legados importantes e não foram contempladas como a Madre Tereza de Calcutá, Chico Mendes, Chico Xavier, Betinho da Fome, e muitos outros que fizeram da vida uma luta pelo combate à pobreza a miséria não são contemplados e é o caso da Zilda Arns que morreu em janeiro de 2010, viveu a maior parte da vida cuidando da pastoral da criança e  ainda não foi lembrada.
O tema é bom porque levanta uma série de possibilidades de debates, desde a responsabilidade dos homens públicos em torno das denominações de ruas e bairros até a necessidade de se discutir os nomes. Diante da irresponsabilidade das denominações, já que até criminosos habituais costumam dar nomes a ruas, pode ser sugerida a criação de um conselho que tenha por finalidade aprovar ou não essas homenagens para que a posteridade possa se orgulhar das ruas onde vivam e não se envergonhar delas.
Fica aberta a sugestão e quem quiser contribuir com matérias sobre as denominações de ruas na cidade pode mandar que o Blog publica.
No meu programa de rádio " Ponto de Vista" que vai ao ar das dez ao meio dia aos sábados na Rádio Integração, 104.9 o comentarista Lili, tem feito um resgate dos nomes mais conhecidos de vias públicas em Caraguá e no último sábado passado trouxe à baila a história da Rodovia dos Tamoios e o nome do principal responsável pela abertura da via.
A história da cidade onde moramos é importante e muito mais importante do que algumas das nossas preocupações diárias. Há quem saiba o nome de todos os artistas de novela, conhece a história de vida de todas as duplas sertanejas, mas não sabe quem foi a pessoa que deu nome à sua rua.
Que tal uma rua com o nome do Dr. Sabin o inventor da vacina contra poliomelite, a Gotinha que Salva?
Alguns nomes que foram dados a ruas precisam ser substituídos porque são de pessoas que não fizeram nada de importante para a humanidade, mas isso deverá ser discutido no conselho específico,s e ele for criado, ou quem sabe no conselho de urbanismo que já existe.
O debate continua.

2 comentários:

marcondes disse...

NA BAHIA TUDO TEM NOME DOS MAGALHÃES , E NO MARANHÃO TUDO TEM O NOME DOS SARNEY, DESDE AEROPORTOS , RUAS ETC

Anônimo disse...

Moro em uma rua que um morador achou por bem colocar o nome de seu finado pai, enviou o projeto bla bla bla, e assim a rua tem o nome do tal homem que ninguem sabe dizer quem foi, o que fez, nada. Ai é dureza né, prefiro ter minha rua com numero Rua 2, Rua 3...