domingo, 6 de novembro de 2011

O PLANO DIRETOR FOI APROVADO - ALEXANDRE DIGIAIMO


De:
Alexandre Di Giaimo 

Bom dia Senhores Urbanistas e Estudantes de Arquitetura,

Ontem á noite, estivemos reunidos para assistirmos a votação e aprovação do Plano Diretor de Caraguatatuba, com aproximadamente 48 emendas propostas pelos nossos representantes. Algumas interessantes outras nem tanto, transformando a Praia Brava em APP, criando ZEIS em áreas que deveriam ser preservadas para que a Lagoa Azul (que fica longe do azul) fosse preservada, outras absurdas, outras preservando o “quintal” de alguns, outras proibindo o que é óbvio, outras proibindo a construção de postos de gasolina em determinados trechos do Município... “Transformando leis já existentes em leis novamente”...e por este caminho continuaram lendo suas emendas, após estas leituras aprovaram o Plano Diretor por unanimidade como sendo o melhor de todos os tempos, pois foi unanime.
Mantiveram os sobre solos apesar de todas nossas críticas, inclusive com os 50% encostado nas calçadas (destruindo a possibilidade de áreas para paisagismo voltadas para as ruas) para guardarem seus veículos e venderem as vagas que por ventura “sobrem”.
Apesar de todas as criticas levantadas por Urbanistas e Advogados de profundos problemas existentes no Plano, com laudos técnicos elaborados pelo IAB-SP e pelo Ministério Público, tudo entregue, protocolado e endereçado aos nossos representantes legais antes da votação.
Agora senhores Arquitetos nos resta, bater palmas aos nossos representantes tanto do Poder Executivo, Legislativo, e a própria sociedade Civil representada pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos de Caraguatatuba, pois agradaram a maioria.
Venderemos muita laje, materiais para construção, impermeabilização, muitos projetos, muitos clientes, será fantástico, ficaremos todos ricos!
A prestação de serviços será fantástica, ficaremos todos ricos!
O comércio será magnifico: venderemos muitas roupas, sapatos, comida, carros, bicicletas, ficaremos todos ricos! E seremos felizes!

Caros Urbanistas, se nós tivéssemos Planejado, teríamos tido a “gentileza” de pensarmos em todos, teríamos proposto ciclovias como um traçado necessário a todas as Classes sociais, teríamos proposto grandes passarelas para pedestres, teríamos preservado alguns bens que são de todos nós, teríamos caminhado para um futuro de sustentabilidade, mas os Poderes pensam de forma diferente da nossa, pensam no imediatismo, no amanhã próximo.

Gostaria que pensássemos em um futuro mais longínquo, 50 anos, pode ser? Teremos problemas graves no transito, abastecimento de agua, drenagem, esgotamento sanitário,  fornecimento de energia elétrica, “mas estes são problemas do Estado” dirão nossos representantes.

O mais importante é que neste momento estaremos todos ricos e felizes, poderemos construir árvores, pássaros, florestas inteiras de plástico! Pois seremos todos ricos e felizes.
Poderemos escolher uma Cidade de Praia para passarmos nosso verão em qualquer lugar do Mundo, pois seremos todos ricos e felizes. Poderemos fretar vários aviões e todos juntos pousarmos em uma Cidade fantástica que tenha a sustentabilidade necessária para uma vida sadia e para todos.

Tenham um bom feriado,

Alexandre Di Giaimo
Presidente Interino

Fones 12 38831007 e Cel. 12 97616976

3 comentários:

Ana Maria Gonçalves disse...

Parabéns pelo comentário, fabuloso! E agora quem não estiver contente, que mude de cidade, de pais!

Quem disse amar a cidade, hoje é seu próprio inimigo, mas a natureza é sábia e agradecerá com certeza. Isso não acontece somente aqui em Caraguatatuba, é o homem ganancioso pensando sempre em ganhar mais, mais e sempre mais.

...e que Deus tenha piedade dos nossos descendentes!

QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE FOR CORTADA E O ÚLTIMO RIO ENVENENADO, VOCÊ VAI PERCEBER QUE DINHEIRO NÃO SE COME.

Joyce Mc Lean

munícipe preocupado disse...

Quando as ruas estiverem intransitáveis, o calor, insuportável e a água escassa, talvez se lembrem desse dia e lamentem.
Mas, como isso será um problema para o futuro ( não se esqueçam que seus netos estarão aqui), vamos celebrar a ganância e ignorância dos nossos administradores e legisladores! Sei que nós tentamos reverter esse plano em algo mais condizente com o bem estar do ser humano e da natureza, mas o valor do dinheiro falou mais alto, se venderam por pouco.
É lamentável!

Cilmara disse...

Percebi desde a primeira reunião que este PLANO DIRETOR já estava aprovado por todos os representantes,só fizeram um (auê) tipo deixe o povo falar e espernear que no final mostramos quem manda!!!
Ta ai...!
Só tem alguns que lutam enquanto o resto senta e ganha!

ESPERAR 50 ANOS...pra que, se a media de vida deles é o HOJE E AGORA!
Falar que cada dia estará a caminho do deserto,ninguém entenderá,tem q sentir na pele...o Povo!

Cilmara do Bairro PONTE SECA