sábado, 5 de novembro de 2011

O PODER PODE CONTAMINAR A GENTE

Os membros mais tradicionalistas do PT têm como bandeira de pregação política a moralidade pública e o combate a corrupção, que sempre fizeram parte de qualquer discurso petista quando fora do poder.
Os últimos acontecimentos de maior destaque na mídia levam à evidência de que o poder tem mesmo a capacidade de contaminar a algumas pessoas. Foi a Benedita da Silva, o Zé Dirceu, Genoíno, Orlando Silva (parceiro histórico) e agora aparece o Governador de Brasília ( a mesma Brasília do Arruda) Agnelo Queirós, também  é acusado de atos de improbidade no exercício do poder. Só que esse último foi mais radical do que qualquer outro na sua tática de defesa. Demitiu mais de 50 delegados de polícia de Brasília porque vazaram a gravação de uma conversa sua com um corruptor profissional. Demitiu sumariamente toda a cúpula da polícia civil de Brasília porque seu nome fora manchado. Será que se fosse ele presidente do Brasil iria copiar o Hugo Chaves? Iria se proteger no poder contra o povo e contra as opiniões contrárias aos seus métodos de governar? Fecharia rádios, jornais  e TVs? É pra pensar e pensar muito sobre o tema porque se bobearmos poderemos caminhar de volta ao passado, ao passado triste da ditadura covarde que manda matar e expulsa do país os que lhes desagradam. O PT nesta mesma semana deu outra mostra de vocação antidemocrática ao cortar sumariamente a possibilidade de realização de prévias na capital para escolha do candidato a prefeito. A Marta teve a cabeça degolada de forma abrupta. Verdade que que o PT não pode sobreviver só de Martas e tem que abrir novas frentes e criar novas lideranças. Estamos falando é sobre a metodologia. A Marta saiu tão queimada que nem declara apoio ao Haddad para prefeito. Será que o poder é sempre assim?
Conversei certa vez com alguns petistas, amigos, gente boa, no cafezinho e eles diziam que não era justo criticar o Zé Dirceu porque ele ainda não foi condenado pela justiça. Ora, o Maluf diz a mesma coisa e desafia quem consiga mostrar alguma condenação que recaia sobre ele.
A finalidade aqui não é acusar o PT que é uma sigla muito importante no sistema político brasileiro, mas a intenção é debater a questão da moralidade no poder brasileiro e a metodologia de se exercer o tal do poder. As oposições ao PT estão se deliciando com as denúncias e a cada dia vai ficando mais difícil abafar os escândalos.  Temos de torcer para que a Dilma não caminhe para os lados do Chaves se a coisa apertar.
Fico pensando, será que o PT deveria ter permanecido como partido de oposição eternamente, e assim prestaria melhores serviços ao país do que se envolvendo no poder?
O povo fala em linguagem bem popular que todo os políticos não prestam e quem se meter com eles vai ser contaminado. Eu vou me candidatar a vereador ano que vem  na intenção de ver se é possível se fazer política sem perder o norte, mas às vezes eu tenho medo de ser contaminado pelo vírus da indignidade.
Ainda assim eu quero ver de perto e quem sabe ajudar a encontrar uma vacina contra a tal contaminação. O Dr. Sabim conseguiu desenvolver a vacina da Poliomielite, quem sabe alguém faça o mesmo por aqui e a gente possa ajudar a desenvolver o antídoto das doenças do poder, uma "gotinha" salvadora. Que está difícil acreditar no futuro do Brasil, não há dúvidas, mas que um dia vai ter que acabar essa doença do oportunismo, é bom que acreditemos nisso se não melhor seria uma bela de uma anarquia sem impostos e nem governos. Nossos respeitos aos políticos sérios que  existem a merecem considerações. Eles existem, e o povo sabe quem são eles que têm atualmente como ícones os Senadores Pedro Simon e Cristóvão Buarque e lembra com saudades do Senador do Amazonas o falecido Jéferson Peres.
João Lúcio

5 comentários:

munícipe preocupado disse...

...........e agora já está chegando uma denúncia "fresquinha" no Ministério do Trabalho.

marcondes disse...

PARABENS DR , BELAS PALAVRAS, É EXATAMENTE ISSO

Ana Maria Gonçalves disse...

O SR. SABE O QUE DIZ, SEMPRE BASEADO EM FATOS, NAO EM BOATOS.

vitor_blog disse...

Acho que o PT começa a incomodar alguns também em Caraguá. Mas a grande verdade é que o PT tem representante por aqui e gente séria. Todo lugar tem pessoas como os tais citados no comentário...Isso é só uma pequena parte do todo...

munícipe preocupado disse...

Acho que vale a pena parar para pensar, nunca vi tanta corrupção como nos últimos tempos. Me parece que, por trás dessa capa de "guardião" da moralidade e honestidade, escondem-se os piores corruptos, pois julgam-se inatingíveis e donos da verdade.
Hoje já não têm moral alguma para falar dos antecessores.