domingo, 13 de novembro de 2011

Pescadores podem ganhar fábrica de gelo e caminhão frigorífico

A convite do vereador PH, o superintendente da Pesca no Estado, Antonio Carlos Diniz, veio a São Sebastião, na última quinta-feira (10/11), se reunir com a comunidade pesqueira do bairro do São Francisco. O encontro serviu, basicamente, para que os pescadores apresentassem suas reivindicações. Duas delas estão próximas de serem atendidas.
Diniz assumiu o compromisso, em nome do Ministério da Pesca, de doar um caminhão frigorífico para o município. O veículo seria utilizado no transporte do pescado para comercialização nos entrepostos da capital paulista.
Segundo explica o diretor da Colônia de Pesca de São Sebastião, Julio César Serpa, o consumo interno não absorve toda a produção. “Ficamos nas mãos de atravessadores que cobram frete caríssimo e nem sempre estão disponíveis para realizar a viagem”, comenta Serpa.
Para que a doação seja concretizada, basta apenas que a Prefeitura encaminhe a documentação necessária, cedendo um motorista e se responsabilizando pela manutenção do veículo.
Diniz aproveitou também para manifestar o interesse do Ministério em instalar uma fábrica de gelo no município, com capacidade para produzir até sete toneladas por dia. Segundo informou representantes do Departamento de Pesca da Prefeitura, uma área já foi desapropriada com esta finalidade, faltando apenas o aval da Cetesb.
A estrutura permitiria aos pescadores baratearem as despesas. Hoje, o gelo utilizado para conservação do pescado no bairro do São Francisco vem de Ubatuba.
O assunto será levado ao plenário da Câmara na próxima sessão. Por meio de requerimento, PH pede agilidade nas providências a serem tomadas pela Prefeitura para que o Ministério da Pesca possa atender ambas as reivindicações.
“No mês passado, fui recebido pelo ministro em Brasília onde tivemos a oportunidade, junto com a Colônia, de relatar as dificuldades da comunidade pesqueira de São Sebastião. Agora, o superintendente no Estado aceitou nosso convite e nos deixou confiante de que a categoria será contemplada com estas melhorias”, avalia PH.
A reunião no bairro do São Francisco foi acompanhada também por representantes das colônias de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. Após o término, PH levou o superintendente para conhecer a cooperativa de Pesca e a área destinada para a fábrica de gelo.
-- 
PAULO HENRIQUE RIBEIRO SANTANA - PH
Vereador de São Sebastião

Nenhum comentário: